Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As empresas comerciais e as cooperativas geram empregos e renda e arrecadam tributos, melhorando a vida das comunidades nas quais atuam. No entanto, apesar de características em comum, elas têm muitas diferenças. As cooperativas são organizações sem fins lucrativos, buscam prestar serviços e solucionar problemas de seus associados. Acooperativa é, portanto,emdefinição mais correta, uma:
O aquecimento global é um dos maiores problemas ambientais que a humanidade enfrenta. Para tratar desse desafio, foi criado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), por meio do qual poderão ser adotados projetos de reflorestamento e florestamento que visam remover CO2 da atmosfera e, com isso, gerar reduções certificadas de emissões ou créditos de carbono. As definições e modalidades para a inclusão das atividades de reflorestamento e florestamento no MDL foram estabelecidas na 9.ª Conferência das Partes, em Kyoto, no Japão. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A utilização de sistemas agroflorestais (SAF) no Pará vem sendo desenvolvida com maior frequência nos últimos anos como forma de melhor aproveitar o uso da terra. A figura abaixo apresenta a frequência de algumas espécies lenhosas perenes mais utilizadas em sistemas agroflorestais do Pará. As implantações desses sistemas são preconizadas para as regiões tropicais porque
Entende-se por exploração florestal o conjunto de atividades executadas para a colheita da madeira, compreendendo o corte ou a derrubada, a extração, o desgalhamento, o descascamento, o carregamento e o consequente transporte. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O sistema agroflorestal (SAF) é defendido como uma boa alternativa para a região amazônica do Brasil, no contexto do desenvolvimento sustentável. Em 1987, no campo experimental da EMBRAPA localizado no município de Machadinho DOeste RO, foi implantado um SAF com os seguintes arranjos: T1 (castanha-do-Brasil-banana-pimenta-doreino- cupuaçu); T2 (freijó-banana-pimenta-do-reino-cupuaçu) e T3 (pupunha-banana-pimenta-do-reino-cupuaçu). Uma análise do custo total desses sistemas foi realizada e é apresentada nas figuras a seguir.
Considerando as informações acima, assinale a opção correta.
A unidade de conservação, sob a categoria de manejo Refúgio de Vida Silvestre, é classificada como uma área de
proteção integral, que tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
uso sustentável, que tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
proteção integral, com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos, com grandes extensões territoriais.
uso sustentável, com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.
uso sustentável, que tem como objetivo básico preservar a natureza e, ao mesmo tempo, assegurar as condições e os meios necessários para a reprodução e a melhoria dos modos e da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, bem como valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente, desenvolvido por estas populações.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área
particular, de proteção integral, com objetivo de conservar a diversidade biológica, onde só poderá ser permitida a visitação com objetivos turísticos e recreativos.
particular, de uso sustentável, com objetivo de conservar a diversidade biológica, onde só será permitida a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
particular, de proteção integral, com objetivo de conservar mostras representativas de ecossistemas, onde só poderá ser permitida a pesquisa científica.
pública, de uso sustentável, com objetivo de manter mostras representativas de ecossistemas, onde só poderá ser permitida a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
pública, de proteção integral, com objetivo de manter mostras representativas de ecossistemas, onde só poderá ser permitida a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
A taxa total de assimilação dos produtores em um ecossistema se identifica como de produtividade
secundária e equivale a quantidade total de matéria orgânica fixada, excluindo aquela utilizada para a respiração vegetal durante o período de medição.
primária e equivale a quantidade total de matéria orgânica fixada, excluindo aquela utilizada para a respiração vegetal durante o período de medição.
secundária e equivale a quantidade total de matéria orgânica fixada, incluindo aquela utilizada para a respiração vegetal durante o período de medição.
primária e equivale a quantidade total de matéria orgânica fixada, incluindo aquela utilizada para a respiração vegetal durante o período de medição.
primária líquida e equivale a quantidade total de matéria orgânica fixada, excluindo aquela utilizada para a respiração vegetal durante o período de medição.
Densidade Bruta e Densidade Específica ou Ecológica são definidas, respectivamente, como sendo
o tamanho da biomassa existente por unidade de área; e a taxa de metabolismo por unidade de peso, que varia conforme a espécie e o nível trófico.
o número (ou biomassa) por unidade de espaço do hábitat (área ou volume disponível que realmente pode ser colonizado pela população); e o número (ou biomassa) por unidade de espaço total.
o número (ou biomassa) por unidade de espaço total; e o número (ou biomassa) por unidade de espaço do hábitat (área ou volume disponível que realmente pode ser colonizado pela população).
a taxa de metabolismo por unidade de peso, que varia conforme a espécie e o nível trófico; e o tamanho da biomassa existente por unidade de área.
a taxa de metabolismo por unidade de peso, que varia conforme o grau de endemismo; e o tamanho da biomassa existente por unidade de área.
Os ecossistemas dulcícolas são classificados como:
lêntico (águas paradas); lótico (águas correntes) e águas costeiras.
lêntico (águas correntes); lótico (águas paradas) e terras úmidas (brejos e florestas de pântanos).
lêntico (águas paradas); lótico (águas correntes) e estuários (baias litorâneas, estreitos, desembocadura de rios, entre outros).
lêntico (águas correntes); lótico (águas paradas) e estuários (baias litorâneas, estreitos, desembocadura de rios, entre outros).
lêntico (águas paradas); lótico (águas correntes) e terras úmidas (brejos e florestas de pântanos).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...