Questões de Engenharia Florestal

Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para se determinar a composição da floresta, e sua potencialidade para o manejo, foi realizado um inventário florestal em uma área composta por 57 talhões de exploração florestal do Projeto de Colonização Pedro Peixoto, do estado do Acre. As espécies foram identificadas com base nos dez principais inventários florestais já realizados no estado do Acre, que relacionaram 786 espécies lenhosas e não lenhosas. Foram encontradas, nesse inventário, 204 espécies na área inventariada, incluindo Pouteria sp, Micropholis sp, Urbenella sp, Chrysophyllum auratum, Ecclinusa sp, Minquartia guianensis, Carapa guianensis, Hura crepitans e Parkia sp. Acerca dessas espécies, assinale a opção correta.

  • A. Pouteria sp e Chrysophyllum sp pertencem à família Sapotaceae e, em geral, são conhecidas como abiurana.
  • B. Ecclinusa sp e Urbenella sp, conhecidas como açacu, pertencem à família Olacaceae.
  • C. Minquartia guianensis e Carapa guianensis são conhecidas como acariquara e pertencem à mesma família.
  • D. Micropholis sp e Hura crepitans pertencem à família Euphorbiaceae.

Um estudo dendrométrico de espécies nativas em plantios homogêneos no estado de Roraima foi desenvolvido a partir da medição de 87 árvores, sendo 19 de Carapa guianensis (andiroba), 21 de Bertholletia excelsa (castanha-do-brasil), 22 de Tabebuia avellanedae (ipê-roxo) e 25 de Hymenaea courbaril (jatobá). As árvores estavam plantadas em parcelas de 180 m 2 , em espaçamento de 2,5 m × 2 m, totalizando 30 plantas por parcela. Em cada parcela, foram medidos o diâmetro à altura do peito (DAP), a 1,30 m do solo, e a altura total (h). O volume comercial foi obtido pela cubagem rigorosa de todas as árvores em pé, com auxílio de escadas, até o diâmetro limite de 7 cm com casca. Para o cálculo do volume, utilizou-se a metodologia de Smalian, sendo avaliados os diâmetros com casca nas posições de 0,1 m, 0,7 m, 1,30 m e, a partir desse ponto, de metro em metro até o diâmetro-limite. O fator de forma comercial foi obtido pela razão entre o volume comercial e o volume do cilindro com DAP e altura iguais aos da árvore. Os parâmetros dendrométricos médios para as espécies estudadas, aos 7 anos de idade, mostrados na tabela abaixo, são os seguintes: N = número de árvores/ha; DAP = diâmetro a 1,3 m do solo; h = altura total; h100 = altura dominante; f = fator de forma comercial; G = área basal/ha; V = volume comercial/ha; IMAd = incremento médio anual em diâmetro; IMAh = incremento médio anual em altura; e IMAV = incremento médio anual em volume.

Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A. Entre as espécies estudadas, a castanha-do-brasil apresentou os maiores valores de diâmetro, altura média, altura dominante, área basal e volume comercial por hectare. No entanto, o número de árvores/ha dessa espécie foi baixo, o que indica alto índice de morte e baixo vigor no crescimento, nas condições estudadas.
  • B. A castanha-do-brasil apresenta maior área basal por hectare, mesmo com um número de árvores menor que o do ipê-roxo e o do jatobá, resultante de um maior crescimento diamétrico.
  • C. Os troncos de jatobá apresentaram formas mais cilíndricas, enquanto os de andiroba e os de castanha-do-brasil foram mais cônicos.
  • D. A idade estimada para o corte das árvores, quando atingirem 40 cm de diâmetro, é entre 25 e 27 anos, para andiroba, 20 e 22 anos, para castanha-do-brasil, 25 e 27 anos, para ipê-roxo, e 32 e 34 anos, para jatobá.

Os impactos ambientais resultantes de uma exploração predatória são bem conhecidos e têm preocupado toda a sociedade. Nesse contexto, o manejo florestal tem uma função importante, pois permite a exploração de espécies madeireiras com sustentabilidade. Um plano de manejo pode ser organizado seguindo-se as etapas de zoneamento ou divisão da propriedade florestal em áreas exploráveis de planejamento das estradas secundárias que conectam a área de exploração às estradas primárias e de divisão da área alocada para a exploração anual em blocos ou talhões.

A partir dessas informações, assinale a opção correta acerca do manejo florestal.

  • A. O manejo florestal sustentável pode ser definido como o manejo e a conservação da base dos recursos naturais, bem como a orientação tecnológica, que proporcionem a realização e a satisfação contínua das necessidades humanas das gerações atuais e futuras.
  • B. No manejo florestal, um inventário amostral único é indispensável e consiste de um levantamento realizado durante a exploração em uma área correspondente a pelo menos 50% da área a ser manejada.
  • C. O manejo florestal prevê um censo florestal, que deve ser feito logo após a exploração de uma área mediante um levantamento de todas as árvores de valor comercial, envolvendo a demarcação dos talhões, abertura das trilhas e identificação, localização e avaliação das árvores de valor comercial.
  • D. No planejamento de um manejo florestal, a largura máxima da faixa de preservação permanente deve ser igual à largura do rio quando a largura deste for igual a 1 km.

A utilização da bacia hidrográfica como unidade ideal de planejamento e intervenção, objetivando a sustentabilidade do ambiente, requer mecanismos institucionais e financeiros adequados para o gerenciamento dos recursos hídricos. Nesse contexto, podem ser distinguidos três modelos de gerenciamento: burocrático, econômico-financeiro e sistêmico de integração participativa. Acerca do gerenciamento das bacias hidrográficas, assinale a opção correta.

  • A. O gerenciamento de bacias hidrográficas, também conhecido como ordenamento ou manejo de bacias hidrográficas, diz respeito à promoção de melhorias de uso dos recursos naturais de uma bacia hidrográfica, geralmente de pequenas dimensões, com a participação da comunidade.
  • B. No modelo econômico-financeiro de gerenciamento dos recursos hídricos, predomina o emprego de instrumentos econômicos e financeiros com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e induzir a obediência às disposições legais vigentes, podendo alicerçar-se em prioridades setoriais do governo ou, em uma orientação mais moderna, buscar o desenvolvimento integral, e, portanto, multissetorial da bacia hidrográfica.
  • C. O modelo sistêmico de integração participativa de gerenciamento dos recursos hídricos é caracterizado pela criação de uma estrutura de gerenciamento em que apenas a participação de técnicos e lideranças políticas deve ser considerada.
  • D. O modelo burocrático de gerenciamento dos recursos hídricos se baseia em um planejamento estratégico em que são consideradas a negociação social e a geração de recursos financeiros necessários aos investimentos para a implementação das soluções.

As possibilidades de utilização de madeira aumentaram consideravelmente desde que o homem saiu das cavernas. Se antes o uso era restrito ao cozimento de alimentos e à proteção, utilizando-se a madeira bruta, hoje os usos de madeira incluem a produção de polpa celulósica e papel, a fabricação de móveis, a geração de calor e a produção de lâminas e partículas para a fabricação de painéis. Com o desenvolvimento tecnológico de processos e maquinários, não se pode conceber a utilização da madeira sem o conhecimento prévio das suas características. Com referência às características das madeiras, assinale a opção correta.

  • A. A madeira de Dinizia excelsa (angelim) possui uma densidade básica de 0,83 g/cm 3 , característica que a coloca na classificação de madeira dura e significa que a espécie produz 830 kg de madeira seca (0% de umidade) por 1 m 3 de madeira saturada de umidade.
  • B. A madeira de Carapa guianensis (andiroba), com densidade básica de 0,59 g/cm 3 ; contração tangencial de 8,1%, radial de 4,4% e longitudinal de 0,1%; e coeficiente anisotrópico igual a 4, é classificada como madeira mole e de excelente estabilidade dimensional.
  • C. Os valores das umidades máximas das madeiras de Ocotea neesiana (louro), cuja densidade básica é de 0,55 g/cm 3 , e de Hymenaea parvifolia (jutaí-mirim), cuja densidade básica é de 0,90 g/cm 3 ), são iguais.
  • D. A trabalhabilidade da madeira é influenciada diretamente pela qualidade da ferramenta utilizada, mas não pelas características físicas da madeira, como densidade e textura.

Ao longo do processo de maturação, as sementes sofrem modificações bioquímicas e fisiológicas. Dentre as modificações podemos destacar a dormência, que é um mecanismo que:

  • A.

    não está relacionado com a germinação de sementes

  • B.

    não ocorre em espécies florestais

  • C.

    permite a sobrevivência da semente no solo após a maturação e a dispersão, até o momento propício à germinação de suas semente

  • D.

    em flamboyant (Delonix regia) ocorre antes da maturação fisiológica das sementes

  • E.

    permite a germinação das sementes

Ocupando uma área de aproximadamente 5 milhões de km 2 , a Amazônia Legal brasileira possui 375 milhões de hectares classificados como florestas tropicais densas, cujo estoque de madeira em pé contribui com mais de 30% da reserva mundial de madeira dura tropical, proveniente, predominantemente, de floresta de terra firme. O conhecimento sobre a indústria madeireira amazonense e suas relações com a base florestal é de suma importância para se disciplinar o aproveitamento dos recursos estocados com desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento da tecnologia industrial madeireira é indispensável para o melhor aproveitamento desse recurso, podendo aumentar o rendimento nas serrarias, nas laminadoras e, assim, agregar valor a produtos como chapas compensadas e aglomeradas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Nas serrarias da Amazônia, a produção de resíduo é elevada e o desdobro primário, que é a principal operação no processamento de uma tora, é feito com a utilização, basicamente, de engenhos com serra de fita.
  • B. A agregação de valor aos produtos de base florestal é indispensável para a consolidação da indústria madeireira. Nesse sentido, as chapas aglomeradas de madeira surgem como uma possibilidade e podem ser corretamente definidas como um produto composto por lâminas de madeira coladas justapostas umas às outras em ângulo reto.
  • C. Toda a madeira comercializada atualmente na Amazônia é oriunda de áreas próprias e manejadas, onde o cuidado com o meio ambiente norteia toda a operação de colheita das árvores mais vigorosas.
  • D. Praticamente toda a produção de lâminas na Amazônia é voltada para a indústria de compensados sob duas especificações: uso interno, com colagem à base de resina de fenol-formaldeído utilizado na construção civil, e uso externo, com colagem à base de resina de uréia-formaldeído utilizado na indústria moveleira.

A colheita de sementes florestais deve ser efetuada em árvores denominadas matrizes. Uma boa árvore matriz deve:

  • A.

    ter crescimento lento

  • B.

    apresentar fuste bifurcado

  • C.

    apresentar copa pouco desenvolvida

  • D.

    apresentar menor DAP

  • E.

    estar em plena maturidade

As estratégias do governo brasileiro para o desenvolvimento sustentável da Amazônia incluem parcerias público-privadas, uma política de concessões das áreas de florestas nacionais (FLONAS) para a exploração comercial de madeiras. O valor da concessão depende de incertezas na estimação do volume de madeira comercial na área de concessão e do preço futuro da tora, além de restrições legais impostas à exploração. Vários dispositivos legais regulamentam o uso das florestas nacionais brasileiras, incluindose as Leis Federais n. os 4.771/1965, 6.938/1981, 9.605/1998 e 9.985/2000. A respeito dessas leis, assinale a opção correta.

  • A. A Lei n.º 9.985/2000 define impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas.
  • B. A Lei n.º 9.605/1998 estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente e cria o Conselho Nacional do Meio Ambiente, Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental.
  • C. A Lei n.º 6.938/1981 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.
  • D. A Lei Federal n.º 4.771/1965 instituiu o Novo Código Florestal e definiu que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do país, exercendo-se os direitos de propriedade com as limitações que a legislação em geral e especialmente essa lei estabelecem.

Os elementos minerais essenciais ou nutrientes minerais das plantas são aqueles que atendem aos três seguintes critérios de essencialidade, (1) um elemento é essencial quando a planta não consegue completar seu ciclo de vida na sua ausência; (2) o elemento tem função específica e não pode ser substituído; (3) o elemento deve estar envolvido diretamente no metabolismo da planta, fazendo parte de um constituinte essencial, ou exigido para um passo metabólico específico.

A alternativa abaixo onde todos os elementos são considerados essenciais é:

  • A.

    Potássio (K), Boro (B) e Níquel (Ni)

  • B.

    Magnésio (Mg), Sódio (Na) e Ferro (Fé)

  • C.

    Sódio (Na), Nitrogênio (N) e Alumínio (Al)

  • D.

    Nitrogênio (N), Boro (B) e Selênio (Se)

  • E.

    Silício (Si), Potássio (K) e Cloro (Cl)

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...