Questões de Engenharia Florestal

Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na arborização rodoviária os serradores do gênero Oncideres sp. estão associados às seguintes espécies florestais:

  • A.

    Angico vermelho, eucalipto, casuarina e ingá;

  • B.

    Eucalipto, acacia negra, albizzia e angico vermelho;

  • C.

    Albizzia, pinheiro do Paraná, ingá e guapuruvu;

  • D.

    Acacia negra, angico vermelho, casuarina e guapuruvu;

  • E.

    Aroeira, cedro, canela-de-cheiro e ingá.

Alguns fundamentos técnicos devem ser seguidos para a aprovação de um manejo florestal sustentável e, para tanto, citam-se alguns deles:

I. O levantamento criterioso dos recursos disponíveis a fim de assegurar a confiabilidade das informações pertinentes;

II. A caracterização da estrutura e do sítio florestal;

III. A identificação, a análise e o controle dos impactos ambientais, atendendo à legislação pertinente;

IV. Estabelecer os procedimentos de exploração florestal que minimizem os danos sobre o ecossistema.

É correto o que se afirma em

  • A. IV, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. I, II e III, apenas.

A ecoeficiência é uma filosofia de gestão empresarial que incorpora a gestão ambiental, associando-a aos objetivos econômicos. Podemos citar como elementos da ecoeficiência:

  • A.

    Incremento da produção de produtos manufaturados;

  • B.

    Intensificação da emissão de substâncias tóxicas;

  • C.

    Maximização do uso sustentável de recursos renováveis;

  • D.

    Aumento do gasto de energia com bens e serviços;

  • E.

    Diminuição da reciclagem de materiais renováveis.

Na exploração da floresta de maneira sustentável, deve-se seguir um roteiro, visando a confecção de um plano sem falhas. NÃO faz parte desse roteiro

  • A. marcar as estradas primárias nas áreas de preservação permanente, visando seu melhor aproveitamento.
  • B. o zoneamento ou divisão da propriedade florestal em áreas exploráveis, áreas de preservação permanente e áreas inacessíveis à exploração.
  • C. o planejamento das estradas secundárias que conectam a área de exploração às estradas primárias.
  • D. dividir a área alocada para exploração em blocos ou talhões de exploração anual.
  • E. a coleta de informações, o levantamento de campo, o inventário amostral único, o censo florestal.

Os instrumentos econômicos adotados pelo Poder Executivo como alternativa para a gestão ambiental do País que introduzem a sustentabilidade nas políticas de desenvolvimento, são:

  • A.

    EIA-RIMA, o IPI verde, ICMS;

  • B.

    Pronaf, o IPI verde e o ICMS ecológico;

  • C.

    Pronaf, ICMS ecológico e Código Penal;

  • D.

    IPI verde, ONG’s e SNUC;

  • E.

    Leis de Crimes Ambientais e SNUC.

Uma das operações da exploração florestal é o carregamento. NÃO é forma utilizada para o carregamento da madeira:

  • A. escavadeiras com garras.
  • B. trator agrícola com hidráulico adaptado.
  • C. carregamento totalmente manual.
  • D. caminhão com munck.
  • E. caminhão com catraca.

O transporte florestal rodoviário pode ser classificado em grupos de sortimentos, dentre os quais encontram-se:

  • A.

    Árvore estratificada, madeira serrada e árvore inteira;

  • B.

    Briquetes, árvore estratificada e granel;

  • C.

    Madeira longa, granel e galhagem fragmentada;

  • D.

    Madeira serrada, fragmentos de madeira e briquetes;

  • E.

    Madeira curta, madeira em bloco e madeira serrada.

Os Planos Operativos devem ser elaborados anualmente, cabendo assim, ajustes à medida que algumas ações são implementadas e que são realizados levantamentos e elaborados diagnósticos mais precisos. NÃO faz parte de um Plano Operativo de Combate à Incêndios:

  • A. caracterização da área.
  • B. mapa com as áreas de preservação permanentes.
  • C. histórico da ocorrência de incêndios.
  • D. definição de áreas com maior risco de ocorrência de incêndios.
  • E. atividades de prevenção.

Os principais fatores da rodovia que afetam o desempenho dos veículos no transporte rodoviário são:

  • A.

    Geometria vertical, greidagem e curva de concordância;

  • B.

    Largura, geometria horizontal e esforço de suporte;

  • C.

    Geometrias vertical e horizontal e superfície de pista de rolamento;

  • D.

    Geometria horizontal, superfície e ciclo de transporte;

  • E.

    Pista de rolamento, greidagem e extensão de manutenção.

NÃO faz parte do Mapa Operativo de Combate à Incêndios, mapa com

  • A. postos de abastecimento de combustível.
  • B. estradas e pistas de pouso.
  • C. aceiros, supressão de combustível.
  • D. pontos de observação e rotas de vigilância.
  • E. pontos de captação de água.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...