Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ocorrência e o uso do fogo em áreas rurais são considerados um problema muito sério em várias regiões no Brasil. Sobre esse assunto, indique a opção correta.
As queimadas e os incêndios florestais são formas de uso do fogo para o manejo agropastoril.
O fogo utilizado de forma controlada e planejada em florestas constitui um tipo de incêndio florestal.
As fontes naturais são as principais causas de queimadas em vegetação do Cerrado.
Os incêndios florestais são formas de ocorrências do fogo sem controle em qualquer tipo de vegetação.
A maior parte das ocorrências de queimadas no Brasil tem como causa os incêndios florestais.
A combustão pode ser caracterizada como um processo químico em que moléculas se combinam com Oxigênio e são oxidadas. Sobre este processo, indique a opção correta.
A combustão total de uma molécula orgânica é caracterizada pela liberação de água, dióxido de Carbono e calor.
A combustão lenta, vulgarmente designada por fogo, é caracterizada pela produção de luz, comumente observada em incêndios florestais.
A liberação de monóxido de Carbono é característica principal da combustão completa.
O fenômeno da incandescência e a formação de brasas são comumente observados em processos de combustão lenta.
A velocidade de propagação superior a do som no ar (340 m/s) é alcançada pela combustão viva.
O fogo ocorre mediante a presença de alguns elementos que formam o triângulo do fogo ou, quando considerado a reação em cadeia, o tetraedro do fogo. Em relação às condições para ocorrência do fogo, indique a opção correta.
Temperatura de combustão é a temperatura máxima à qual são liberados vapores combustíveis em quantidade suficiente por uma substância para que, combinados com comburente e uma fonte de calor, possam se inflamar.
O comburente é uma forma de energia externa, oriunda de um processo físico ou químico, que eleva a temperatura no processo de combustão.
A presença de radicais livres liberados pelo efeito do calor da chama irradiado sobre o combustível garante a combustão contínua, tornando a queima autossustentável.
Reação em cadeia é o termo utilizado quando uma substância atinge uma temperatura mínima para emitir vapores combustíveis suficientes para que possa inflamar por uma ação de uma fonte de calor exterior e queimar continuamente.
O Oxigênio é um tipo de combustível que forma um dos lados do triângulo do fogo.
O calor de combustão ou poder calorífico é considerado a quantidade de calor liberada durante a combustão de uma substância. O poder calorífico estimado em 2 kg de madeira seca ao forno é de, aproximadamente:
1.400 kcal de energia.
3.400 kcal de energia.
5.400 kcal de energia.
9.400 kcal de energia.
11.400 kcal de energia.
A combustão da madeira ocorre mediante a integração de algumas condições dos componentes do triângulo do fogo. Em relação a estas condições, indique a opção correta.
O consumo de carvão constitui-se parte da primeira fase da combustão da madeira.
A eliminação dos vapores de água da madeira ocorre predominantemente durante a fase de incandescência.
A maior parte da destilação e combustão dos gases combustíveis ocorre durante a fase intermediária da combustão, caracterizada por altas temperaturas (acima de 300°C) e pelo intenso processo de degradação térmica do combustível sólido.
A presença de chamas amarelas e as maiores temperaturas (entre 600°C e 1200°C) são características principais da última fase da combustão da madeira.
O fenômeno da pirólise da madeira ocorre predominantemente durante a fase de pré-aquecimento no processo de combustão.
Os incêndios florestais se iniciam e se propagam de diferentes formas. Considerando homogeneidade dos combustíveis numa dada área, analise os itens que se seguem, classificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a opção correta em relação à propagação dos incêndios florestais.
( ) Propagação em forma triangular para terrenos planos e presença de ventos. ( ) Propagação em forma elíptica alongada em terrenos inclinados. ( ) Propagação em forma circular em terrenos planos e ausência de ventos. ( ) Propagação máxima ocorre entre as 14 e 18 horas do dia. ( ) Propagação mínima ocorre entre as 0 e 2 horas da madrugada.F, V, V, F, V
F, F, V, V, F
V, V, F, F, F
V, F, V, V, F
V, F, V, F, V
Os incêndios florestais podem ser classificados quanto ao tipo e propagação. Indique a opção que define incêndios superficiais.
Queimam e se propagam nas camadas de húmus que forma o piso do terreno.
Queimam os restos vegetais e turfas junto ao solo.
Queimam a vegetação baixa até cerca de 180 centímetros do solo.
Queimam o material combustível localizado acima de 180 centímetros do solo.
Queimam e atingem até a altura das copas das árvores.
A ocorrência do fogo tem vários efeitos sobre o meio ambiente. Marque com V a(s) verdadeira(s) e F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta em relação aos efeitos do fogo.
( ) Aumento da quantidade de Nitrogênio na camada de solo mineral (de 0 a 5 cm de profundidade), nas primeiras semanas após o fogo. ( ) Destruição de habitats e favorecimento da ação de animais predadores em áreas atingidas por fogo. ( ) A queima de biomassa contribui com mais de 75% das emissões de Gases do Efeito Estufa no planeta. ( ) As principais emissões da combustão do material florestal são compostas em cerca de 95% por CO2 (Gás Carbônico). ( ) Causa redução da taxa de crescimento das plantas lenhosas, aumento da mortalidade de plântulas lenhosas e aumento da abundância de gramíneas em áreas de fitofisionomia aberta do Cerrado.F, V, V, F, V
F, F, V, V, V
F, V, F,V, F
V, F, V, F, F
V, V, F, F, V
No Brasil, o fogo é muito utilizado como forma de limpeza e de preparo de terrenos em áreas rurais. Indique a opção que corresponde à técnica de Queima em V.
O fogo é colocado em pontos distribuídos regularmente na área de interesse que queimam em todas as direções.
O fogo é colocado em linhas paralelas à direção do vento.
O fogo é colocado a partir de uma barreira de propagação de forma a avançar contra o vento.
O fogo é colocado no centro da área de queima e em vários pontos de seu entorno simultaneamente.
O fogo é colocado em linhas simultâneas partindo de um ponto no topo de uma elevação no terreno, avançando para a parte baixa.
Os Índices de Perigo de Incêndios (IPI) fornecem informações que podem ser aplicadas na prevenção e combate a incêndios florestais, a partir de equações que consideram fatores variáveis como a umidade relativa, a temperatura, precipitação, déficit de saturação do ar e velocidade do vento. Indique a opção com o IPI que considera em sua equação o fator velocidade do vento.
Índice de Nesterov.
Fórmula de Monte Alegre Alterada.
Fórmula de Monte Alegre.
Índice de Angstron.
Índice Logarítmico do Telicyn.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...