Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Numa determinada área degradada verificou-se a necessidade de restaurar o ambiente por meio da introdução de mudas e/ou propáguos florestais de diferentes espécies com distintos grupos ecológicos com o objetivo de melhorar as características do solo, a infiltração de água, aumento da diversidade biológica e o valor cênico da paisagem. A definição da composição das espécies é um dos principais fatores para se alcançar os objetivos. Sobre a composição das espécies é correto afirmar:
uso de apenas espécies pioneiras, pois estas crescem mais rapidamente do que as secundárias e as climáxicas.
dar prioridade ao uso de espécies de eucalipto, pois estas crescem mais rapidamente do que as espécies arbóreas nativas da flora brasileira.
selecionar no Brasil, de uma maneira geral, espécies resistentes à geada.
dar preferência às espécies arbóreas nativas da região, pois estas já estão adaptadas às condições edafoclimáticas.
Áreas de preservação permanente são ecossistemas que desempenham importantes funções em razão da biodiversidade e de seu alto grau de especialização e endemismo. Existe amplo consenso científico de que são ecossistemas que, para sua estabilidade e funcionalidade, precisam ser conservados ou restaurados. A principal função das matas ripárias é:
manutenção da biodiversidade.
uso múltiplo de madeira.
proteção.
uso sustentável.
De acordo com a classificação das Regiões Fitoecológicas do IBGE (1992), atualmente consideradas, o Estado do Paraná apresenta as seguintes formações florestais:
Mata de Araucária, Pampa, Sistemas Costeiros e Insulares.
Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual.
Floresta Ombrófila Densa, Caatinga, Campos e Matas de Araucária.
Marta Atlântica, Pantanal e Sistemas Costeiros e Insulares.
Com relação ao papel do banco de sementes na restauração de área degradada é incorreto afirmar:
a permanência da semente no banco depende de fatores fisiológicos (germinação, dormência e viabilidade) e ambientais (umidade, temperatura, luz, presença de predadores de sementes e patógenos).
banco de sementes transitório são aquelas formadas por sementes de vida curta, que não apresenta dormência e germinam dentro de um ano após dispersão.
quando ocorre uma perturbação na floresta ou abertura de clareira, as sementes de espécies clímax são as primeiras a colonizarem o espaço.
tegumento impermeável, embrião imaturo ou rudimentar e presença de substâncias inibidoras são os principais mecanismos de dormência em sementes florestais.
O balanço hídrico é uma das principais ferramentas para manejo em bacias florestadas. Com relação à precipitação e sua medição é correto afirmar:
a formação da precipitação requer a ascensão de uma massa de ar quente e seca para a atmosfera e seu posterior resfriamento, condensação e queda.
chuvas convectivas, rápidas e intensas, são potencialmente menos erosivas que chuvas frontais, menos intensas e de maior duração.
a precipitação em bacias hidrográficas não apresenta variações espaciais e temporais, em função da circulação atmosférica e fatores locais.
boa parte da precipitação é interceptada pelas folhas, galhos e ramos da vegetação e, eventualmente, atingirá as camadas mais baixas.
Considere o seguinte povoamento florestal:
Espécie usada: Eucalyptus grandis.
Área a ser reflorestada: 1200 hectares.
Espaçamento: 2 x 3 metros.
Área de carreadores e aceiros 60000m2.
Considerando uma taxa de sobrevivência de 93%, indique quantas mudas serão necessárias para atender a esse plantio.
2.139.785.
2.474.274.
1.900.000.
1.767.000.
A madeira é um material anisotrópico dado que as contrações são diferentes dependendo do eixo anatômico considerado. Qual o valor da contração volumétrica de um corpo de prova que apresenta as seguintes características?
Estado úmido
Sentido tangencial au= 2,50 cm
Sentido radial bu= 2,50 cm
Sentido longitudinal lu= 10,00 cm
Depois da secagem até u= 0%
Sentido tangencial a0= 2,30 cm
Sentido radial b0= 2,40 cm
Sentido longitudinal l0= 9,99 cm
13,34%.
15,23%.
11,77%.
18,34%.
Determinadas espécies arbóreas, as de modelos arquitetônicos onde predomina a plagiotropia, exigem condições ambientais próprias para a produção de um fuste reto. Uma forma de manejo para produção de madeira para essas espécies é:
pressão de adensamento.
desbastes frequentes.
plantio em nível.
não realizar podas.
Os desbastes são cortes parciais de povoamentos imaturos. Com relação aos efeitos do desbaste assinale a alternativa incorreta:
aumenta o crescimento, principalmente em diâmetro.
reduz a conicidade e formação de ramos.
produz material nobre para serraria.
estimula o aparecimento de espécies invasoras.
O ponto de inserção dos galhos nos fustes provocam marcas definitivas denominados nós. Uma forma de manejo para reduzir os nós mortos seria a realização de:
desbaste.
desrama.
resinagem.
aplicação de fitoreguladores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...