Lista completa de Questões de Engenharia Florestal do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à reflectância dos alvos, analise as afirmações a seguir.
I - A reflectância da água no infravermelho próximo é muito baixa e, por isso, essa faixa é inadequada para separar água de outros alvos.
II - Um dossel de vegetação, ao perder água das folhas, tem sua reflectância diminuída no infravermelho médio.
III - Os ângulos de iluminação e de visada afetam a reflectância de um dossel de floresta na faixa do visível e do infravermelho próximo.
IV - A reflectância na faixa do infravermelho próximo, para um dossel, é mais sensível a mudanças no índice de área foliar do que nas outras faixas do espectro, sendo indicada para estudos quantitativos da vegetação.
São corretas APENAS as afirmativas
I e II
I e IV
III e IV
I, II e III
II, III e IV
Considerando os sistemas de informações geográficas, em relação aos modelos numéricos de terreno, são descrições de processos/características, EXCETO que o(a)
entrada de modelos digitais de elevação de cartas digitalizadas pode ser feita através de isolinhas vetorizadas e associadas à altitude.
representação por grade triangular (TIN) utiliza a estrutura do tipo nó-arco
grade regular representa melhor um relevo complexo do que a grade triangular (TIN)
modelo numérico de terreno pode ser convertido para mapa temático e para imagem.
grade regular é mais adequada do que a triangular para a visualização tridimensional e para a representação de dados geofísicos.
Os elementos de interpretação visual de imagens são utilizados, em separado ou em conjunto, para a identificação de áreas de reflorestamento, áreas desflorestadas, áreas de agricultura, áreas de solo exposto e áreas de pastagens, em imagens TM Landsat 5. Para essa aplicação, é INCORRETO afirmar que
áreas de monoculturas agrícolas apresentam talhões que podem ser identificados pela forma e pela textura lisa.
as áreas de desflorestamento recente apresentam forma, tonalidade, cor e textura que as diferenciam das áreas não desflorestadas.
florestas de eucaliptos com seis ou sete anos de idade podem ter uma coloração semelhante a uma floresta nativa, mas a textura, no reflorestamento ,é mais lisa do que a da floresta nativa.
o solo exposto, a monocultura agrícola e as pastagens apresentam a mesma tonalidade e cor, sendo, portanto, diferenciados pela forma e textura.
o elemento sombra ajuda a identificar o tipo de relevo, enquanto o elemento padrão ajuda na identificação do padrão de drenagem.
Para a extração de informações de imagens multitemporais de uma área, foram adquiridas imagens de três sensores diferentes, as quais utilizam a faixa do espectro óptico, advindas de várias épocas do ano, sendo grande parte delas dos meses de estação seca. Sobre imagens multitemporais, afirma-se que,
na transformação de nível de cinza para reflectância aparente, planetária ou exoatmosférica, os efeitos atmosféricos são eliminados.
na faixa do azul, a correção atmosférica vai aumentar o brilho da imagem como um todo.
para se obter a reflectância do alvo em nível de superfície, é necessário fazer a correção atmosférica.
para um mesmo sensor e uma mesma cena, as imagens brutas de nível de cinza do inverno e do verão devem ter os mesmos valores de níveis de cinza, caso os alvos não tenham mudado.
para que as diferenças entre as distintas épocas e sensores se deem apenas devido a diferenças entre os alvos, é melhor utilizar as imagens com o nível de cinza original .
Foi realizada uma classificação digital com três classes, sendo elas floresta nativa, reflorestamento e pastagens. Após a classificação, utilizaram-se dados de campo para verificar sua exatidão, obtendo-se a tabela abaixo.
A análise da tabela ensejou as afirmações a seguir.
I - Para a classe reflorestamento o erro de omissão é de 20,0%.
II - Para a classe floresta nativa o erro de inclusão é de 50,0%.
III - Para a classe floresta nativa a exatidão sobre a verdade terrestre é de 75,0%.
IV - Para a classe pastagem a exatidão sobre o classificado é de 75,0%.
V - A exatidão geral é de 76,7%.
São corretas APENAS as afirmações
I e II
III e IV
I, III e V
II, IV e V
III, IV e V
Em um estudo acadêmico sobre segmentação de imagens, um pesquisador verificou que na segmentação
por crescimento de regiões um maior valor de similaridade leva a uma maior agregação e, consequentemente, à formação de um número menor de regiões.
por crescimento de regiões o algoritmo agrupa os pixels cujos valores de níveis de cinza são iguais ao valor de similaridade fornecido pelo usuário.
por detecção de bacias o algoritmo procura as bordas dos alvos nas imagens e separa as microbacias hidrográficas presentes na imagem.
as regiões que não são vizinhas podem ser agrupadas, desde que o critério de similaridade seja satisfeito.
o software rotula as áreas segmentadas de acordo com as amostras obtidas em campo.
Foi realizado um trabalho de campo para a obtenção de amostras para a classificação de imagens. Os alvos de interesse são floresta nativa, solo exposto e água, e a imagem a ser utilizada é a do sensor TM Landsat 5 especificada abaixo.
Para essa classificação, afirma-se queno espaço de atributos, utilizando as bandas 3 e 4, a vegetação terá uma alta separabilidade do solo exposto, mas não da água.
no espaço de atributos, utilizando as três bandas na faixa do visível, a separabilidade será melhor do que utilizando as bandas no infravermelho próximo e no médio.
no espaço de atributos, utilizando as bandas 2 e 4, a vegetação terá altos valores de nível de cinza para ambas as bandas, enquanto que a água terá baixos valores para ambas as bandas.
a banda 6 tem baixo contraste e, por ser de uma região espectral diferente das outras, tem maior potencial para a classificação dos alvos.
as bandas 3, 4 e 5 são as melhores para a classificação desses alvos.
Em sistemas de informações geográficas, têm-se as seguintes possibilidades de representação de dados, EXCETO:
modelo digital de elevação, que pode ter representação matricial como imagem e matriz numérica, ou vetorial como TIN e isolinhas.
mapa cadastral, que pode ter representação vetorial ou matricial, em que dados da matriz contêm os dados cadastrais.
mapa temático, que pode ter representação matricial ou vetorial.
rede, que pode ter apenas representação vetorial.
imagem, que é uma representação matricial que pode ser utilizada para a geração de informações espaciais na forma vetorial.
Para realizar o georreferenciamento de uma imagem do TM Landsat 5, metodologicamente, deve-se considerar que
os dados de coordenadas de campo não podem ser coletados com GPS de navegação para essa imagem, devido aos erros desse modelo de GPS.
a avaliação da qualidade do georreferenciamento deve ser feita com pontos independentes.
a escolha do datum horizontal para o georreferenciamento é irrelevante, por ser uma imagem de média resolução espacial.
os pontos de controle obtidos a partir de carta na escala 1:500.000 terão a mesma precisão que pontos obtidos a campo com GPS.
o algoritmo de reamostragem define como os dados de coordenadas de campo serão amostrados para o georreferenciamento.
Um engenheiro planeja realizar o inventário florestal de um reflorestamento com 500 ha de área, utilizando 50 unidades amostrais de 400 m² de área cada uma, distribuídas na população, segundo os preceitos da amostragem sistemática. O número possível de amostras que podem ser retiradas dessa população é igual a
50
250
400
600
800
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...