Questões sobre Geral

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A participação social e a cidadania são potenciais ferramentas da sociedade para o desenvolvimento social equilibrado e ambientalmente sustentável. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Com o grande desenvolvimento econômico do país nos últimos anos, vêm sendo feitos grandes investimentos — o que obriga o governo a aumentar impostos — na modernização dos Poderes Legislativo e Judiciário nas várias esferas de governo, garantindo-se, com isso, o pleno acesso à justiça às camadas sociais menos favorecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A participação social e a cidadania são potenciais ferramentas da sociedade para o desenvolvimento social equilibrado e ambientalmente sustentável. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O fato de, no Brasil, a legislação voltada para os direitos sociais estar entre as mais avançadas do planeta proporciona maior qualidade de vida aos brasileiros de todas as faixas sociais e regiões, o que confirma que produzir abundante e detalhada legislação é a melhor estratégia para o desenvolvimento social de um país.

  • C. Certo
  • E. Errado

A participação social e a cidadania são potenciais ferramentas da sociedade para o desenvolvimento social equilibrado e ambientalmente sustentável. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A acentuada desigualdade socioeconômica diferencia o Brasil dos países onde o regime democrático é mais sedimentado, fator que dificulta a universalização dos direitos sociais básicos e a formação e consolidação de uma cidadania ampla.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca de processos de cidadania e participação social e socioambiental.

A Agenda 21 é de suma importância na gestão governamental de meio ambiente, pois todos os anos os governos dela se utilizam para agendar seu calendário de eventos, como seminários, audiências públicas, palestras e ciclos de reuniões técnicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca de processos de cidadania e participação social e socioambiental.

Os representantes do governo e da sociedade civil que participam de um fórum da Agenda 21 Local constroem entre si um pacto pela sustentabilidade ambiental e tornamse, automaticamente, responsáveis pela implementação das ações definidas no fórum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de extinção de espécies, julgue os próximos itens.

A extinção das espécies é um fato natural, com causas cientificamente comprovadas. Sendo assim, o necessário crescimento econômico brasileiro não pode ser culpado nesse processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de extinção de espécies, julgue os próximos itens.

O aumento do comércio internacional, embora gere crescimento econômico, é uma das causas do empobrecimento da biodiversidade, já que por meio dele são introduzidas espécies exóticas em novos ambientes. Nessa situação, essas espécies possuem vantagens competitivas, pela falta de seus predadores naturais, e dominam os nichos ocupados pelas espécies nativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Plano da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituído pela Lei n.º 9.795/1999, julgue os itens subsequentes.

Entende-se por educação ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas para a sensibilização da coletividade para as questões ambientais e para sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Plano da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituído pela Lei n.º 9.795/1999, julgue os itens subsequentes.

Por tratar-se de um assunto complexo, é preferível que uma só concepção pedagógica norteie os trabalhos de educação ambiental, pois, nesse caso, o pluralismo de ideias e de concepções apenas dificultará o processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), preveem

introdução do plantio obrigatório de árvores nas escolas do ensino médio e do ensino fundamental, de forma a estimular a participação dos alunos na recuperação ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado
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