Questões de Engenharia Florestal da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As possibilidades de utilização de madeira aumentaram consideravelmente desde que o homem saiu das cavernas. Se antes o uso era restrito ao cozimento de alimentos e à proteção, utilizando-se a madeira bruta, hoje os usos de madeira incluem a produção de polpa celulósica e papel, a fabricação de móveis, a geração de calor e a produção de lâminas e partículas para a fabricação de painéis. Com o desenvolvimento tecnológico de processos e maquinários, não se pode conceber a utilização da madeira sem o conhecimento prévio das suas características. Com referência às características das madeiras, assinale a opção correta.

  • A. A madeira de Dinizia excelsa (angelim) possui uma densidade básica de 0,83 g/cm 3 , característica que a coloca na classificação de madeira dura e significa que a espécie produz 830 kg de madeira seca (0% de umidade) por 1 m 3 de madeira saturada de umidade.
  • B. A madeira de Carapa guianensis (andiroba), com densidade básica de 0,59 g/cm 3 ; contração tangencial de 8,1%, radial de 4,4% e longitudinal de 0,1%; e coeficiente anisotrópico igual a 4, é classificada como madeira mole e de excelente estabilidade dimensional.
  • C. Os valores das umidades máximas das madeiras de Ocotea neesiana (louro), cuja densidade básica é de 0,55 g/cm 3 , e de Hymenaea parvifolia (jutaí-mirim), cuja densidade básica é de 0,90 g/cm 3 ), são iguais.
  • D. A trabalhabilidade da madeira é influenciada diretamente pela qualidade da ferramenta utilizada, mas não pelas características físicas da madeira, como densidade e textura.

Ocupando uma área de aproximadamente 5 milhões de km 2 , a Amazônia Legal brasileira possui 375 milhões de hectares classificados como florestas tropicais densas, cujo estoque de madeira em pé contribui com mais de 30% da reserva mundial de madeira dura tropical, proveniente, predominantemente, de floresta de terra firme. O conhecimento sobre a indústria madeireira amazonense e suas relações com a base florestal é de suma importância para se disciplinar o aproveitamento dos recursos estocados com desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento da tecnologia industrial madeireira é indispensável para o melhor aproveitamento desse recurso, podendo aumentar o rendimento nas serrarias, nas laminadoras e, assim, agregar valor a produtos como chapas compensadas e aglomeradas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Nas serrarias da Amazônia, a produção de resíduo é elevada e o desdobro primário, que é a principal operação no processamento de uma tora, é feito com a utilização, basicamente, de engenhos com serra de fita.
  • B. A agregação de valor aos produtos de base florestal é indispensável para a consolidação da indústria madeireira. Nesse sentido, as chapas aglomeradas de madeira surgem como uma possibilidade e podem ser corretamente definidas como um produto composto por lâminas de madeira coladas justapostas umas às outras em ângulo reto.
  • C. Toda a madeira comercializada atualmente na Amazônia é oriunda de áreas próprias e manejadas, onde o cuidado com o meio ambiente norteia toda a operação de colheita das árvores mais vigorosas.
  • D. Praticamente toda a produção de lâminas na Amazônia é voltada para a indústria de compensados sob duas especificações: uso interno, com colagem à base de resina de fenol-formaldeído utilizado na construção civil, e uso externo, com colagem à base de resina de uréia-formaldeído utilizado na indústria moveleira.

As estratégias do governo brasileiro para o desenvolvimento sustentável da Amazônia incluem parcerias público-privadas, uma política de concessões das áreas de florestas nacionais (FLONAS) para a exploração comercial de madeiras. O valor da concessão depende de incertezas na estimação do volume de madeira comercial na área de concessão e do preço futuro da tora, além de restrições legais impostas à exploração. Vários dispositivos legais regulamentam o uso das florestas nacionais brasileiras, incluindose as Leis Federais n. os 4.771/1965, 6.938/1981, 9.605/1998 e 9.985/2000. A respeito dessas leis, assinale a opção correta.

  • A. A Lei n.º 9.985/2000 define impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas.
  • B. A Lei n.º 9.605/1998 estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente e cria o Conselho Nacional do Meio Ambiente, Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental.
  • C. A Lei n.º 6.938/1981 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.
  • D. A Lei Federal n.º 4.771/1965 instituiu o Novo Código Florestal e definiu que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do país, exercendo-se os direitos de propriedade com as limitações que a legislação em geral e especialmente essa lei estabelecem.

A gestão ambiental pode ser definida como uma atividade analítica e criativa voltada à formulação de princípios e diretrizes, ao preparo de documentos orientadores e projetos, à estruturação de sistemas gerenciais e à tomada de decisões, cujo objetivo final é promover, de forma coordenada, o inventário, o uso, o controle e a proteção do ambiente. Acerca da gestão ambiental, assinale a opção correta.

  • A. A política ambiental visa adequar o uso, o controle e a proteção do ambiente às aspirações sociais e(ou) governamentais expressas, formal ou informalmente, em uma política ambiental, por meio da coordenação, compatibilização, articulação e implementação de projetos de intervenções estruturais e não-estruturais.
  • B. Uma gestão ambiental eficiente deve ser construída por uma política ambiental, que estabeleça as diretrizes gerais; por um modelo de gerenciamento ambiental, que estabeleça a organização legal e administrativa; e por um sistema de gerenciamento ambiental, que articule instituições e aplique os instrumentos legais e metodológicos para o preparo e execução do planejamento ambiental.
  • C. execução do planejamento ambiental. C O gerenciamento ambiental visa a promoção da harmonização da oferta e do uso dos recursos ambientais no espaço e no tempo.
  • D. O planejamento ambiental é um conjunto de organismos, agências e instalações governamentais e privadas estabelecidos com o objetivo de executar a política ambiental.

Geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de conceitos, métodos e técnicas reunidos em torno do processamento eletrônico de dados, utilizando programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas e informações a que se possam associar coordenadas de mapas, cartas ou plantas. Com o objetivo principal de reduzir custos de produção e manutenção de mapas, as primeiras tentativas de automação do processamento de dados ocorreram na década de 50 do século XX na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Acerca de geoprocessamento, assinale a opção correta.

  • A. Em geoprocessamento, a tecnologia da informação fundamenta-se apenas nos seguintes recursos: hardware, e seus dispositivos periféricos, software, e seus recursos, sistemas de telecomunicações e gestão de dados e informações.
  • B. O modelo matricial do sistema de informação geográfica (SIG) está centrado nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares, que representam um único valor; quanto maior a dimensão de cada célula, menor a resolução e maior a precisão.
  • C. A precisão da localização dos elementos no espaço é o foco do modelo vetorial do SIG, que utiliza três formas espaciais — o ponto, a linha e o polígono — para modelar digitalmente as entidades do mundo real.
  • D. Batimetria é a ciência utilizada para a determinação e representação gráfica do relevo de encostas e montanhas.

Em um sistema agroflorestal (SAF), as árvores são cultivadas em consórcio com criação animal e(ou) culturas agrícolas, podendo propiciar algumas vantagens como recuperação da fertilidade dos solos, fornecimento de adubos verdes e controle de plantas daninhas. O sistema consiste nas culturas e(ou) pastagem cultivadas entre fileiras ou renques plantados de arbustos ou árvores, geralmente leguminosas. O sistema visa conciliar o aumento de produtividade e rentabilidade econômica com a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações rurais, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentado. Quanto aos SAFs, assinale a opção correta.

  • A. O uso de um componente arbóreo é uma das principais características dos SAFs, sendo este componente usado como referencial para a classificação dos sistemas.
  • B. A classificação funcional dos SAFs refere-se à principal função ou papel do componente agrícola no sistema, que poderá ser de produção de bens ou de serviços.
  • C. Taungya é um SAF que consiste no plantio, em determinada área, de apenas espécies florestais nos primeiros anos e de culturas agrícolas a partir do quarto ou quinto ano.
  • D. Um exemplo de SAF é o pastejo em áreas reflorestadas, que requer necessariamente os seguintes componentes: espécies arbóreas, gramíneas, leguminosas e ovinos.

A respeito das informações acima, assinale a opção correta.

  • A. Os custos totais do SAF3 foram superiores aos do SAF2 em mais de 6% e, em relação aos do SAF1, em mais de 11%. O SAF3 consumiu com tratos culturais o equivalente a R$ 9.150,21.
  • B. O gasto com colheita foi, para todos os SAFs, o segundo maior custo parcial, perdendo apenas para o gasto relativo a tratos culturais. No SAF3, o desembolso com colheita foi o menor: 34%, contra 35% no SAF2 e 36% no SAF1.
  • C. Para os três SAFs testados, o gasto com mão-de-obra foi maior para o componente trato cultural, com valores acima de 50% e igual a R$ 4.959,85 para o SAF1, R$ 3.966,54 para o SAF2 e R$ 1.932,87 para o SAF3.
  • D. O maior desembolso para custeio de mão-de-obra no plantio ocorreu no SAF1.

Uma serraria processa 25 m 3 de toras de muiracatiara (Astronium ulei), produzindo 300 tábuas de 2,5 cm de espessura, 25 cm de largura e 6 m de comprimento. Nessa situação, o rendimento volumétrico da serraria no processamento das toras foi de

  • A. 30%.
  • B. 40%.
  • C. 45%.
  • D. 60%.

Erosão pode ser definida como um conjunto de processos geológicos que implicam retirada e transporte do material solto da superfície do terreno - os sedimentos -, provocando o desgaste do relevo e dando origem aos depósitos aluvionares e às rochas sedimentares. Os principais agentes de transporte desse material são água, vento e gelo. A respeito da erosão, assinale a opção correta.

  • A. A erosão hídrica é o tipo de erosão mais importante e preocupante no Brasil, pois desagrega e transporta o material erodido com grande facilidade, principalmente em regiões de clima úmido, onde seus efeitos são mais drásticos.
  • B. A erosão remontante é um tipo de erosão pluvial e ocorre quando os materiais respondem de formas distintas ao processo erosivo. Os menos resistentes são desgastados mais rapidamente, e os mais resistentes são preservados.
  • C. Terraço é um tipo de erosão hídrica constituído de sulcos ou valas que ocorrem transversalmente à direção do maior declive e é causado por aração realizada no preparo do terreno.
  • D. Adubação verde é uma prática de controle da erosão hídrica e consiste em realizar a adubação com adubo orgânico durante o crescimento das plantas.

Desde o início da implantação, no Brasil, das indústrias florestais até hoje, houve uma evolução tecnológica nas atividades florestais. Essa evolução, aliada a outros fatores, tais como questões ambientais, políticas e econômicas; período de rotações dos povoamentos e extensão de áreas plantadas; tornou complexo o planejamento florestal. Dentro desse processo, tem-se a colheita da madeira, uma atividade de grande relevância do setor florestal, considerando sua elevada participação no custo final da empresa. Com o planejamento na atividade de colheita, há a possibilidade de identificação, previsão e controle aos aspectos adversos de forma antecipada. Em relação ao planejamento da colheita florestal e aos fatores que a influenciam, julgue os itens a seguir.

As informações sobre volume, diâmetro e espaçamento são irrelevantes para o grau de mecanização, quando esta é feita com máquinas florestais de alto desempenho e, conseqüentemente, não influenciam o planejamento da colheita.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...