Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do tema tecnologia de madeira e produtos florestais, julgue os itens subseqüentes.
A madeira de Pinus é conhecida como madeira de fibra curta. Geralmente, suas propriedades mecânicas são superiores às do Eucalyptus.
Acerca do tema tecnologia de madeira e produtos florestais, julgue os itens subseqüentes.
Normalmente, a madeira verde de determinada espécie madeireira apresenta propriedades de resistências maiores que a madeira seca ao ar (12% de umidade) dessa mesma espécie.
Acerca do tema tecnologia de madeira e produtos florestais, julgue os itens subseqüentes.
O aglomerado é um painel formado de partículas de madeira que são aglutinadas por meio de um adesivo sintético. Geralmente, possui estabilidade dimensional superior ao do compensado. Sua utilização é quase toda direcionada para a indústria moveleira.
A região de Bragatina, no nordeste da Amazônia, tem sido alvo de desmatamento há mais de um século, em função da agricultura migratória praticada por migrantes nordestinos e europeus. Durante esses anos de ocupação, as diferentes formas de uso, o tempo e o tipo de manejo originaram diversas formas de sucessão secundária na região. Para estudar mudanças na cobertura vegetal em uma antiga área agrícola dessa região, foi feita uma análise multitemporal, a partir de imagens de satélites, considerando duas épocas (1984 e 1991).
Com base no texto e na tabela acima, que apresenta os resultados encontrados nessa análise multitemporal, assinale a opção correta.
Com o estudo fitossociológico, tem-se a base ecológica que é indispensável para o entendimento da associação de espécies e da diversidade florística de ambientes naturais e, ainda, para o planejamento da utilização racional do recurso florestal. A fitossociologia é uma ferramenta importante, sobretudo para avaliar a efetividade da legislação florestal vigente com vistas à proteção dos recursos naturais; para compreender o relacionamento entre homem e floresta; para a valorização da floresta em pé; e para o desenvolvimento de tecnologias de utilização de recursos florestais não-madeireiros. A densidade, um dos principais e mais comuns índices fitossociológicos,
Com o crescimento da demanda por madeira advinda de empresas florestais nos mais diversos ramos de atividades, surgiu a necessidade de mecanização da colheita da madeira e, com isso, o aumento da produtividade. A mecanização é feita por meio de sistemas de colheita de madeira, que compreende um conjunto de elementos e atividades que envolvem a cadeia de produção e todas as atividades parciais, desde a derrubada da árvore até a madeira colocada no pátio da indústria. A respeito dos sistemas mecanizados de colheita da madeira, assinale a opção incorreta.
O aumento demográfico, associado à abertura de novas fronteiras agrícolas, na maioria das vezes sem o devido planejamento ambiental, levou a alterações significativas dos ecossistemas naturais e, com isso, ao aumento da incidência de incêndios florestais, que têm sido apontados como um dos grandes fornecedores de gases do efeito estufa. Acerca de incêndios florestais, assinale a opção correta.
Na impossibilidade de realização de um censo, o processo de amostragem torna-se imprescindível para o sucesso do inventário e pode ser realizada a partir de métodos aleatórios, sistemáticos ou mistos. Ubialli desenvolveu um trabalho em Mato Grosso com o objetivo de comparar a acurácia e a precisão das estimativas de processos, intensidades e métodos amostrais com valores obtidos pelo censo, em uma floresta ecotonal na região norte matogrossense.
A partir do texto e do gráfico acima, que apresenta parte dos resultados encontrados e considerando um erro real máximo de 10%, assinale a opção correta.
Na produção de madeira na Amazônia, um dos objetivos do manejo florestal é garantir a continuidade da produção madeireira, por meio do estímulo à regeneração natural nas clareiras e da proteção do estoque porta-semente na floresta, além de utilizar técnicas para reduzir os danos ecológicos da exploração. Entretanto, é possível que, em algumas clareiras, a regeneração natural pós-exploração seja escassa. Nesse caso, a intervenção deve ser feita utilizando-se das práticas silviculturais. A respeito dessas práticas, assinale a opção incorreta.
Resumidamente, a silvicultura tropical, assim como a silvicultura em geral, pode ser definida como a ciência de manipular um povoamento florestal dominado por árvores e seus produtos com o objetivo de otimizar a produção de madeira de forma economicamente rentável. A silvicultura tropical, para alcançar seus objetivos, lança mão de tratamentos silviculturais, entre esses, o desbaste, que é a redução do número de árvores que crescem em determinado povoamento para condicionar a competição. Acerca do desbaste, assinale a opção incorreta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...