Lista completa de Questões de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fator de forma artificial é obtido pela razão entre o volume rigoroso da árvore e o volume do cilindro calculado com o seu DAP e a sua altura. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:
1. Em idades iniciais de uma árvore de Pinus elliottii, o fator de forma artificial apresenta valores maiores que 1, pois o volume da árvore é maior que o volume do cilindro. 2. O fator de forma artificial será maior que 1 quando o volume do cilindro for maior que o volume da árvore. 3. O fator de forma artificial nas coníferas, antes de a árvore possuir DAP, é menor que 1. 4. O fator de forma artificial nas coníferas aumenta com a idade da árvore. Assinale a alternativa correta.Considerando as alternativas a seguir, em que cada intervalo das escalas gráficas é igual a 1 cm, assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre escala gráfica, escala numérica e o tipo de uso cartográfico adequado.
Em relação à recuperação de áreas degradadas, alguns conceitos são importantes. Sobre esses conceitos, considere as seguintes afirmativas: 1. Chama-se persistência a rapidez com que as variáveis de um sistema retornam ao equilíbrio após um distúrbio. 2. Resiliência é o tempo necessário para que uma variável mude para um novo valor. 3. A resistência é o grau em que um sistema se mantém constante após um distúrbio. 4. A estabilidade é a capacidade de todas as variáveis de um sistema de retornar ao equilíbrio inicial após a ocorrência de um distúrbio. 5. Variabilidade refere-se à variância da densidade populacional, ou medidas similares, como o desvio padrão ou o coeficiente de variação. Assinale a alternativa correta.
Em relação a manejo e conservação de fauna, considere as seguintes afirmativas:
1. A variação do regime hidrológico do rio Paraná, provocada pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pode se constituir em um fator de ameaça a alguns animais da fauna local. 2. Como medidas de conservação de uma espécie, podem ser realizadas ações de educação ambiental, proteção e recuperação de hábitats e o desenvolvimento de pesquisas biológicas e ecológicas. 3. É considerada uma espécie vulnerável (VU) aquela que está sob risco baixo de extinção na natureza. 4. É considerada uma espécie criticamente em perigo (CR) aquela que está sob um risco extremamente alto de extinção na natureza. Assinale a alternativa correta.A sucessão secundária é o mecanismo responsável pela autorrenovação das florestas tropicais, através da cicatrização de locais perturbados ou clareiras. Com base nos conceitos de sucessão secundária aplicados à recuperação de áreas degradadas, considere as seguintes afirmativas:
1. A espécie Aspidosperma polyneuron (peroba-rosa), espécie que ocorre naturalmente na Floresta Estacional Semidecidual, é uma espécie secundária tardia ou clímax tolerante à sombra. 2. Espécies pioneiras típicas são aquelas que possuem ciclo de vida longo, reprodução abundante e precoce e cujas sementes ficam dormentes no solo (banco de sementes). 3. As sementes das espécies climáticas germinam apenas em condições de pleno sol. 4. Euterpe edulis é uma espécie clímax, típica da Floresta Ombrófila Densa, ocorrendo naturalmente também na Floresta Estacional Semidecidual. Assinale a alternativa correta.Na fisiologia dos vegetais, os chamados reguladores de crescimento têm influência sobre uma grande quantidade de processos. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
1. As giberelinas são derivadas de N6-adenina ou de compostos de fenil-ureia. A zeatina é a giberelina mais comum nas plantas. As giberelinas estão associadas ao processo de divisão celular e à promoção da formação de gemas em cultura de tecidos.
2. As citocininas estão envolvidas com o hiper-alongamento dos ramos pelo estímulo, tanto da divisão celular, quanto do alongamento celular.
3. O gás etileno (C2H4) é sintetizado a partir da metionina. Ele é o único hidrocarboneto com efeito pronunciado nas plantas e associa-se ao amadurecimento de frutos e à senescência de folhas e flores.
4. O ácido abscísico é sintetizado a partir do ácido mevalônico. Essa substância está associada ao fechamento estomático e à indução do transporte de fotossimilados das folhas para as sementes em desenvolvimento.
5. O ácido indol-3-acético é a principal auxina de ocorrência natural e é sintetizado principalmente a partir do triptofano.
Assinale a alternativa correta.
Os chamados sistemas silviculturais tropicais são praticados em diversas partes do mundo. Sobre esses sistemas, considere as seguintes afirmativas:
1. Os sistemas de melhoramento compreendem intervenções de domesticação em povoamentos, visando melhorar sua produção no futuro. 2. O método Martineau envolve um processo de domesticação através de plantios sob cobertura. Uma das espécies originalmente utilizadas foi Tarrietia utilis. 3. Os sistemas silviculturais de transformação envolvem uma conversão gradual e lenta de uma floresta quanto à sua composição e/ou estrutura. 4. O método conhecido como Okoumé é um sistema de substituição. Esse método foi praticado originalmente no Gabão, tendo como destaque a espécie Antocephalus cadamba. 5. O método chamado de Limba é um sistema silvicultural de substituição, desenvolvido originalmente no Congo. Assinale a alternativa correta.O solo é a fonte primária de nutrientes para os vegetais. Em relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O horizonte A, ou base do solo, é composto por rochas intemperizadas e minerais, a partir dos quais o verdadeiro solo dos horizontes superiores é formado. 2. O horizonte B contém muito menos material orgânico e é menos intemperizado que o horizonte A acima dele. O óxido de ferro, as partículas de argila e pequena quantidade de material orgânico estão entre os materiais carregados do horizonte A para o B. 3. O horizonte C do solo é a região superior, de grande atividade física, química e biológica. Esse horizonte contém a maior quantidade de material orgânico do solo. 4. Solos argilosos, quando comparados com solos arenosos, seguram uma quantidade bem menor de água. Isso se deve à presença de poros finos e às forças de atração que existem entre as moléculas de água e as partículas de argila de tamanho coloidal. 5. O ponto de murcha permanente do solo associa-se a uma porcentagem de água que resta num solo. Nessa condição, quando submetidas a um murchamento intenso, as plantas não se recuperam, mesmo quando colocadas em uma câmara úmida. Assinale a alternativa correta.No estudo da vegetação, existem técnicas para a coleta e a preparação de material. Em relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. A herborização envolve prensagem, secagem e preparação do exemplar botânico para a inclusão no herbário. 2. As etiquetas de identificação devem reunir algumas informações: o coletor (Col.) deve indicar seu nome sempre da mesma forma, abreviando o primeiro nome e escrevendo por extenso os últimos nomes; o primeiro identificador do exemplar botânico (Det.) preenche o nome científico na etiqueta. 3. As amostras das plantas depositadas no herbário são montadas em folhas de cartolina, recebendo etiquetagem. Essa amostra chama-se exsicata. 4. A prensagem é o processo de preparação da amostra, a partir da coleta. Consiste em acondicionar o exemplar em folhas de jornais, dentro de uma prensa, para submetê-lo posteriormente a um processo de desidratação em estufa. Assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes definições: 1. Escarpa: espaço brejoso ou encharcado que contém nascentes ou cabeceiras de cursos dágua, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por renques de Mauritia flexuosa e outras formas de vegetação típica. 2. Nascente ou olho dágua: local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea. 3. Vereda: unidade geomorfológica de constituição predominantemente arenosa, com aparência de cômoro ou colina, produzida pela ação dos ventos, situada no litoral ou no interior do continente, podendo estar recoberta ou não por vegetação. 4. Nível mais alto: nível alcançado por ocasião da cheia sazonal do curso dágua perene ou intermitente. 5. Duna: rampa de terrenos com inclinação igual ou superior a 45º, que delimitam relevos de tabuleiros, chapadas e planalto. São definições dadas na Resolução 303, de 20 de março de 2.002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...