Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o mercado de geração de energia, é correto afirmar que

  • A. as receitas são contabilizadas e liquidadas mediante transações em termos energéticos, de acordo com as Regras de Comercialização (RC) do Mercado de Energia Elétrica, formadas por um conjunto de regras matemáticas cujas formulações algébricas são regulamentadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
  • B. a contabilização da operação de sistemas elétricos de potência ocorre no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), na qual são registrados todos os contratos celebrados entre os agentes do setor, com informações de montantes de energia e período de vigência, e todos os valores de medições verificadas de geração e consumo.
  • C. a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realiza a contabilização das diferenças energéticas entre o que foi contratado com o que foi produzido e consumido, liquidando o resultado no Mercado de Longo Prazo.
  • D. as usinas produtoras obtêm receita no mercado brasileiro mediante a venda de geração ou de garantia física (GF), que representa o nível máximo de comprometimento comercial. O excedente de energia daquelas que geraram além de suas garantias físicas é comercializado livremente entre as concessionárias, de acordo com a oferta e a demanda de mercado.
  • E. as regras do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) têm como objetivo compartilhar o risco hidrológico entre todas as usinas participantes, baseando- se na troca compulsória do excedente de energia elétrica daquelas que geraram além de suas garantias físicas para as demais, ao valor tarifado pelo mercado.

As diretrizes nacionais para o saneamento básico, que compreendem o conjunto das ações de abastecimento de água (AA), esgotamento sanitário (ES), manejo dos resíduos sólidos (MRS) e manejo das águas pluviais (MAP), definem as atribuições para os municípios como titulares dos serviços, entre elas a implantação da política e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Nesse contexto, considerando a finalidade e a composição de um PMSB, bem como as categorias definidas nas diretrizes, assinale a alternativa correta.

  • A. A gestão dos serviços passa a englobar o conjunto das atividades de planejamento, prestação dos serviços, regulação e fiscalização, todas elas acompanhadas e submetidas, exclusivamente, ao controle governamental.
  • B. O saneamento passa a ser orientado, unicamente, pelos princípios da universalização, além da adoção de tecnologias apropriadas, consideração das peculiaridades locais e regionais, eficiência e sustentabilidade econômica, transparência, segurança, qualidade e regularidade.
  • C. O PMSB consiste em um dos principais instrumentos da política municipal, além de ser uma condição para a validade dos contratos de prestação dos serviços e um requisito para o acesso a recursos federais a partir de 2014. Em função disso, os municípios têm, prioritariamente, iniciado a implementação da Lei por meio de investimentos em obras de saneamento básico.
  • D. Dentre as categorias necessárias para a composição de um PMSB, a universalidade compreende a articulação com outras políticas associadas ao saneamento básico, observando-se que os problemas que devem ser enfrentados por um governo são sempre marcados por suas naturezas transversais (como as políticas de desenvolvimento urbano, habitacional, saúde e meio-ambiente), já que perpassam horizontalmente diversas especialidades.
  • E. Dentre as categorias necessárias para a composição de um PMSB, a integralidade visa propiciar um ambiente com salubridade ambiental, o que só é possível quando se considera o conjunto das intervenções sanitárias englobando os quatro componentes do saneamento (AA, ES, MRS e MAP) à determinada localidade.

Considerando as diretrizes nacionais para o saneamento básico, os indicadores de saneamento no Brasil ainda demandam conceituação, definições e esclarecimentos quanto à realidade do seu uso, principalmente em se tratando de universalização do saneamento em áreas de vulnerabilidade social, de tal forma que possam evidenciar e atender às peculiaridades da prestação dos serviços para pessoas que vivem em aglomerados subnormais urbanos. Sobre esse cenário, assinale a alternativa correta.

  • A. No Brasil, os estudos focados em indicadores para os serviços de universalização do saneamento têm criado as diretrizes para melhorar a performance dos serviços públicos essenciais de caráter coletivo, sobretudo estudos ligados à provisão de saneamento para populações mais pobres.
  • B. O modelo existente de avaliação de desempenho da prestação de serviços de saneamento atende, de forma relativamente homogênea, todas as áreas do país.
  • C. As diretrizes nacionais para o saneamento básico preconizam, entre outros, os princípios fundamentais da universalização e integralidade, cujo modelo hegemônico existente, especialmente no que concerne à universalização em áreas socialmente vulneráveis localizadas dentro e fora de áreas urbanas, tem sido capaz de responder a questões de como implementar esses princípios de forma sustentável em termos financeiros, técnicos e ambientais.
  • D. O Brasil é um país com taxas de urbanização e índices de pobreza muito altos, onde os assentamentos irregulares nas periferias possuem milhões de pessoas. Todos esses assentamentos são considerados em objetivos e metas para provisão de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
  • E. Numa estimativa preliminar da produtividade das prestadoras estaduais dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil, o sistema ainda carece de indicadores precisos relacionados à real necessidade de cobertura e atendimento de água e esgotamento sanitário, bem como às perdas e satisfação dos usuários.

Acerca das ferramentas de análise hidráulica e dos respectivos componentes de um modelo quantitativo para avaliação do funcionamento das redes de distribuição para abastecimento de água, assinale a alternativa correta.

  • A. Uma dificuldade na formulação de um modelo de redes de distribuição hidráulica se dá pela complexidade em se acrescentar os dispositivos (como bombas e válvulas redutoras de pressão) e modelar os respectivos comportamentos na rede.
  • B. Num modelo para análise de redes de distribuição de água, o problema hidráulico correspondente pode ser posto como o de determinação das vazões nos diversos trechos da rede, de maneira a satisfazer as condições expressas através das equações da conservação de velocidade nos nós e de energia nos trechos da rede.
  • C. O emprego de técnicas de otimização na análise de redes é feito de modo a maximizar uma função objetiva, sujeita a um conjunto de equações lineares de restrições que representam as equações de conservação de massa nos nós e de energia nos trechos.
  • D. Considerando que o vazamento é consequência direta de defeitos na rede, a fim de avaliar as perdas, o método de análise hidráulica deve considerar que ocorrerão fugas de água na rede e que estas serão proporcionais à velocidade.
  • E. A finalidade básica dos sistemas de distribuição de água é transportar água de um lugar para o outro, garantindo que esta chegue em quantidade e qualidade desejadas ao usuário final. Assim, ao disponibilizar água ao consumidor, é preciso que a energia e a pressão da rede sejam iguais à energia e à pressão que serão usadas para superar as perdas de carga dentro dos imóveis.

Assinale a alternativa correta, considerando o contexto de telecomunicações no Brasil, em que uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades de desenvolvimento da infraestrutura e da economia desse setor surge em contexto de profundas transformações estruturais que deslocaram a dinâmica de evolução setorial, partindo das redes de telefonia propriamente ditas para os serviços de telecomunicações.

  • A. Atualmente, a infraestrutura de telecomunicações ainda é vista apenas como aquela utilizada para a prestação de serviços de telefonia.
  • B. Em termos de tecnologia e operadores, a infraestrutura de telecomunicações passa a permitir também a exploração de novos serviços e suas aplicações multimídia, tanto por parte das empresas historicamente pertencentes ao setor (operadoras de telefonia) quanto por competidores tradicionalmente não vinculados às telecomunicações.
  • C. Em meio às atuais transformações, a privatização da prestação de serviços de telecomunicações no Brasil trouxe a modernização da sua infraestrutura e o aumento do acesso da população aos serviços, propiciando também um mercado pouco concentrado e distribuído entre muitas operadoras.
  • D. O analfabetismo não se caracteriza como um gargalo relacionado à capacidade da população em usufruir dos serviços de telecomunicações.
  • E. Atualmente não são verificados gargalos relacionados à capacidade (renda média) da população de arcar com os custos dos dispositivos, o que propicia às operadoras uma projeção de serviços de telecomunicações mais sustentável.

Nos últimos anos, o desenvolvimento econômico do Brasil e o aumento do fluxo comercial têm direcionado os holofotes para a logística no país. Diante da carência de infraestrutura de transportes e da falta de integração entre os modais, o governo federal vem fazendo esforços para reduzir as lacunas e permitir que as empresas cheguem a um nível superior de excelência nas operações logísticas. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

  • A. Os bons resultados com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) levaram o governo a lançar o Programa de Investimento em Logística (PIL), no intuito de dar continuidade aos projetos de infraestrutura logística no país nos últimos anos.
  • B. A fim de compensar o desequilíbrio da matriz de transportes no país, os investimentos previstos no curto prazo se direcionam em maior volume para o modal rodoviário.
  • C. Tão ou mais importante do que incrementar a infraestrutura logística do Brasil, é criar um ambiente de gestão eficiente que deve envolver questões como burocracia, segurança pública, legislação, política de investimentos, meio ambiente e capacitação técnica e gerencial.
  • D. Com os investimentos previstos no Programa de Investimento em Logística (PIL), o governo garante a capacidade de recursos para aporte de investimento, fazendo das parcerias com investidores privados apenas um instrumento para promover a eficácia sobre a capacidade de planejamento do governo e a real eficiência desses investimentos.
  • E. A proporção de investimentos em diferentes modais de transporte vai aproximar a matriz de transportes nacional do perfil multimodal presente em países como os Estados Unidos, o que irá propiciar uma redução dos custos logísticos.

A empresa SIGMA Computadores possui 3 fábricas localizadas nas cidades A, B e C. A produção deve ser entregue aos distribuidores das cidades D, E e F. A tabela a seguir especifica os custos de transporte por computador transportado entre cada cidade; as capacidades de produção das fábricas; e as demandas dos distribuidores.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o modelamento matemático, com base em programação linear, a ser desenvolvido de forma a atender toda a demanda e otimizar os resultados.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Valéria, engenheira de uma tradicional indústria, optante por um PDV, está pensando em investir os recursos que receber em uma empresa prestadora de serviços. Ela tem uma proposta para montar essa empresa investindo R$ 200.000,00 à vista, hoje. Com essa empresa, ela espera receber resultados líquidos (lucros) durante os próximos três anos de: R$ 50.000,00 ao final do primeiro ano; R$ 60.000,00 ao final do segundo ano; e, finalmente, R$ 70.000,00 ao final do terceiro ano, quando Valéria pretende vender sua participação na empresa por R$ 200.000,00. Considerando que a taxa de custo de capital seja 10% ao ano, calcule o valor presente líquido (VPL) aproximado e avalie se Valéria deve ou não investir na empresa.

Considere VF = VP * (1 + i)n

  • A. O VPL é de aproximadamente R$ 100.000,00 (lucro), portanto Valéria deve investir.
  • B. O VPL é de aproximadamente R$ 180.000,00 (lucro), portanto Valéria deve investir.
  • C. O VPL é de aproximadamente R$ 500.000,00 (lucro), portanto Valéria deve investir.
  • D. O VPL é de aproximadamente – R$ 50.000,00 (prejuízo), portanto Valéria não deve investir.
  • E. O VPL é de aproximadamente – R$ 20.000,00 (prejuízo), portanto Valéria não deve investir.

A organização ALFA, prestadora de serviços de consultoria, quer determinar a taxa de retorno adequada ao seu negócio. A partir de uma pesquisa no Bloomberg, descobriu- se que o risco do ativo em relação ao mercado para firmas de consultoria iguais a ALFA giram em torno de 1,0.

Considerando que a taxa de aplicação em renda fixa (RF) é 8% ao ano e que a taxa média de retorno do mercado (Erm) é 15% ao ano e baseado no modelo para precificação de ativos de capital (CAPM), qual a taxa de retorno adequada para a consultoria ALFA?

  • A. 1,5% ao ano.
  • B. 10% ao ano.
  • C. 15% ao ano.
  • D. 150% ao ano.
  • E. 100% ao ano.

Observe o esquema a seguir, que representa a estrutura geral e os componentes de uma solução de Business Intelligence – BI (Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócios).

Sobre esse esquema, é correto afirmar que

  • A. a camada “origem de dados” é o ambiente operacional onde se encontram os aplicativos de gestão, com alto grau de interação sistêmica entre eles (os aplicativos), e é onde os consumidores e fornecedores interagem diretamente com os sistemas administrativos.
  • B. na camada ETL (do inglês Extract Transform Load – Extração, Transformação e Carga), os dados extraídos dos aplicativos de gestão são inseridos diretamente no banco de dados.
  • C. no centro dessa arquitetura, está o data warehouse (banco de dados), que além de conter dados granulares integrados, é considerado o “coração” de informações da fábrica.
  • D. na última camada, à direita, está a plataforma de BI, representando um conjunto de ferramentas que apenas disponibiliza dados para consulta e processamento pelo usuário, com alta disponibilidade e grande número de acessos.
  • E. a estrutura geral e os componentes que compõem uma solução de BI não necessariamente demandam que cada um de seus componentes e o fluxo de informações corporativas sejam delineados de forma lógica. Basta apenas as informações estarem organizadas no data warehouse (banco de dados).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...