Questões de Engenharia Mecânica

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  • A.

    tensões residuais.

  • B.

    deformações em diafragmas de transdutores de pressão.

  • C.

    deformações principais quando se conhecem as direções principais.

  • D.

    deformações quando não se conhecem as direções principais.

  • E.

    torque ou cisalhamento.

  • A. 0,1 s
  • B. 1 s
  • C. 2 s
  • D. 3 s
  • E. 10 s

O defeito conhecido como “casca de laranja”, que costuma aparecer nos aços empregados em chapas para construção mecânica, é causado por

  • A. granulação fina do material que vai ser estampado.
  • B. granulação grosseira do aço que vai ser estampado.
  • C. estampagem do aço com carga um pouco acima do seu limite de escoamento.
  • D. laminação do aço com carga um pouco acima do seu limite de escoamento.
  • E. formação de “linhas de Luder” ou “linhas de distensão”.

Julgue os itens a seguir, acerca dos processos e conceitos relacionados aos ciclos de turbinas a vapor.

Considerando que um processo de expansão através de uma turbina a vapor ocorra entre as pressões P1 e P2, que o estado inicial seja de vapor superaquecido e que o estado final seja uma mistura de líquido e vapor saturados, então, se o estado inicial e a pressão final forem os mesmos, as irreversibilidades associadas a um processo real em uma turbina contribuirão para a elevação do título da mistura ao final da expansão, em relação a um processo isoentrópico que ocorreria em uma turbina ideal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O funcionamento de um compressor alternativo segue quatro processos.

O processo em que o êmbolo se desloca provocando uma depressão no interior do cilindro, que faz com que o fluido penetre através da válvula de sucção sob determinada pressão, teoricamente constante, é conhecido como

  • A.

    expansão

  • B.

    compressão

  • C.

    exaustão

  • D.

    admissão

  • E.

    condução

Turbinas Pelton possuem uma curva de eficiência relativamente plana, com boa performance em diversas condições de operação, sendo particularmente adequadas para quedas d'água elevadas. O rotor é movimentado graças à ação de jatos de água produzidos por bocais tangenciais ao rotor. As velocidades de rotação são maiores ao serem comparadas com outros tipos de turbina, o que acarreta considerável erosão nas pás dos rotores.

  • E. Errado
  • C. Certo

Um reservatório de ar de 2 m3 contém ar comprimido a uma pressão de 6 atm manométricas e a uma temperatura de 40ºC. Por um defeito no sistema de resfriamento, o ar comprimido é aquecido até uma temperatura de 80ºC. Considerando que o volume do reservatório não mudou, a nova pressão do ar é, aproximadamente, igual a

  • A. 14,9 atm manométricas.
  • B. 12,9 atm manométricas.
  • C. 10,9 atm manométricas.
  • D. 8,9 atm manométricas.
  • E. 6,9 atm manométricas.

Texto para as questões 35 e 36

Um componente de máquina, fabricado em aço com resistência ao escoamento de 600 MPa e resistência à fadiga estimada em 360 MPa, foi dimensionado para vida infinita para um carregamento repetido com tensão máxima de 120 MPa. Em serviço, foi observada a ocorrência de 6 falhas por fadiga a cada 1.200 horas de operação do componente.

Infere-se do texto que o citado componente estava operando com um fator de segurança para falha por fadiga (nF) igual a

  • A.

    1,7.

  • B.

    2,0.

  • C.

    3,0.

  • D.

    3,6.

  • E.

    5,0.

As estações de comunicação ligadas nas vias de dados dos SDCD são configuradas segundo diferentes padrões, onde, na configuração em token-pass,

  • A. há predominância hierárquica entre as várias estações, mas, se uma estação não se comunicar, a próxima entra em seguida.
  • B. não há predominância hierárquica entre as várias estações, mas, se uma estação não se comunica, a próxima entra em seguida.
  • C. há predominância hierárquica entre as várias estações, mas, se uma estação não se comunicar, o sistema entra em parada e transmite um sinal de travamento.
  • D. não há predominância hierárquica entre as várias estações, mas, se uma estação não se comunicar, o sistema entra em parada e transmite um sinal de travamento.
  • E. a hierarquia entre as várias estações é decidida pela estação mestre, seguindo uma lógica previamente programada.

No ensaio de resistência ao choque, usando um corpo de prova do tipo Charpy, têm-se o golpe do martelo desferido e a forma do entalhe, respectivamente,

  • A. na face oposta ao entalhe, e em forma quadrada
  • B. na face oposta ao entalhe, e em forma de “buraco de fechadura”
  • C. na face oposta ao entalhe, e em forma de “V”
  • D. na mesma face do entalhe, e em forma de “buraco de fechadura”
  • E. na mesma face do entalhe, e em forma de “V”
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