Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da resistência dos materiais, julgue os itens de 100 a 103.
A resistência à fadiga das peças é fortemente aumentada nos pontos de concentração de tensão, provocada, por exemplo, por variações bruscas na forma da seção e por endentações devidas à corrosão. A ocorrência da fadiga é caracterizada pelo aparecimento de fraturas que se propagam com o aumento do carregamento. Em geral, essas fraturas se iniciam nos pontos de concentração de tensão.
Duas micrografias foram classificadas com número de tamanho de grão ASTM iguais a 5 e 6. Considerando-se que a ampliação adotada foi de 100x e a área da imagem revelada era igual a 1 polegada quadrada, o número de grãos de cada micrografia é igual a, respectivamente,
1 e 2
4 e 5
5 e 6
10 e 12
16 e 32
Em um ciclo de refrigeração de Carnot onde a temperatura da fonte quente (TH) é fixa, o gráfico que representa o valor do coeficiente de desempenho (COP), em função da variação da temperatura da fonte fria (TL), é
Acerca da resistência dos materiais, julgue os itens de 100 a 103.
O ensaio de tração real é mais trabalhoso de se realizar e, por isso, nos ensaios industriais ou de rotina, emprega-se o ensaio de tração convencional, tendo-se em vista a rapidez e facilidade de obtenção de resultados. A deformação real baseia-se na mudança do comprimento inicial da amostra submetida ao ensaio.
recozimento.
normalização.
esferoidização.
esferoidização + normalização.
têmpera + revenido.
O calorímetro de estrangulamento é um dispositivo para a determinação do título de uma mistura bifásica líquido-vapor que escoa por uma tubulação. Se o título do vapor na linha for superior a 94%, utiliza-se um calorímetro de estrangulamento que descarrega para a atmosfera. Nesse, uma pequena fração do escoamento, cuja pressão é conhecida, é desviada para o calorímetro e descarregada para a atmosfera, enquanto que um termômetro indica a temperatura do vapor descarregado. Nesse processo de estrangulamento, a propriedade termodinâmica que permanece constante é a(o)
Acerca da resistência dos materiais, julgue os itens de 100 a 103.
A tenacidade poder ser medida por meio do módulo de tenacidade, que é a quantidade de energia absorvida por unidade de volume no ensaio de tração até a ruptura, ou a quantidade de energia por unidade de volume a que o material pode resistir sem sofrer ruptura.
Um material possui estricção igual a 0,55. Um fabricante deseja laminar esse material a frio, de uma espessura inicial de 10,0 mm para uma espessura final de 2,0 mm, por meio da sequência de operações abaixo.
1a - Redução da espessura da chapa de 10,0 mm para 8,0 mm.
2a - Redução da espessura da chapa de 8,0 mm para 5,0 mm.
3a - Redução da espessura da chapa de 5,0 mm para 2,0 mm.
Para que essa sequência seja realizada, um tratamento térmico de recozimento deverá ser promovido
antes da primeira operação.
após a terceira operação.
entre a primeira e a segunda operações.
entre a segunda e a terceira operações.
em nenhum momento da sequência.
A respeito dos fluidos newtonianos e não newtonianos, verifica-se que o(s) fluido(s)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...