Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Mecânica - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O tratamento térmico que consiste do aquecimento do aço até sua transformação austenítica, seguido de um resfriamento rápido, resultando em uma microestrutura predominantemente composta por martensita é chamado de
Normalização
Recozimento.
Têmpera
Endurecimento por precipitação.
Encruamento.
Em relação às válvulas utilizadas em sistemas de controle, julgue os próximos itens.
Posicionadores ou controladores de válvulas digitais podem ser integrados ao sistema de supervisão de controle distribuído SCADA, por exemplo , permitindo, assim, maior facilidade de diagnóstico em caso de falhas na válvula. No entanto, a utilização de posicionadores exige que o tempo de resposta da válvula seja cuidadosamente especificado e projetado.
Analise as afirmativas a seguir a respeito de soldagem.
I – Na soldagem TIG emprega-se um eletrodo de tungstênio não consumível, com o material de enchimento algumas vezes alimentado separadamente.
II – Na soldagem MIG, o processo de união de peças metálicas é produzido pelo aquecimento destas com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico não revestido, consumível e a peça de trabalho.
III – A soldagem MIG não é tecnicamente recomendada para peças de materiais não ferrosos.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Engenharia Mecânica - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que corresponde a uma combinação de duas fases das ligas ferro-carbono.
Austenita.
Perlita.
Cementita.
Ferrita
Ferro-delta.
Com relação a princípios de eletrônica analógica e digital, julgue os itens que se seguem.
Qualquer equação lógica é passível de ser implementada em circuito utilizando somente portas lógicas do tipo NAND.
Considere as assertivas a seguir, referentes a aspectos de transferência de calor em situações de engenharia térmica.
I - Para uma parede plana submetida a um diferencial de temperatura em suas extremidades, a distribuição de temperatura unidimensional em regime permanente é sempre linear.
II - Uma possível dimensão para a resistência térmica referente a problemas envolvendo geometria cilíndrica é °C/W.
III - O método DTML (diferença de temperatura média logarítmica) é empregado na análise térmica de trocadores de calor em contra corrente e em correntes paralelas, mas não pode ser aplicado em situações envolvendo fluxo cruzado.
IV - Em problemas de convecção forçada envolvendo escoamentos de alta velocidade sobre corpos, o coeficiente de calor por convecção depende, dentre outros parâmetros, do Número de Eckert.
São corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
Engenharia Mecânica - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Considere as seguintes definições:
1. Quociente entre a tensão aplicada sobre um material e a deformação elástica correspondente.
2. Quantidade de energia necessária para romper um material.
3. Material que apresenta a mesma propriedade em todas as direções.
4. Capacidade do material de absorver energia quando deformado elasticamente e de devolvê-la quando descarregado do esforço que provocou a deformação.
Assinale a sequência abaixo que corresponde respectivamente às definições acima:
Módulo de elasticidade Resiliência Material anisotrópico Tenacidade.
Tensão de escoamento Tenacidade Material isotrópico Resiliência.
Módulo de elasticidade Tenacidade Material anisotrópico Resiliência.
Módulo de elasticidade Tenacidade Material isotrópico Resiliência.
Tensão de escoamento Tenacidade Material anisotrópico Resiliência.
Com relação a princípios de eletrônica analógica e digital, julgue os itens que se seguem.
Ao conectar a saída de dispositivos da família TTL (de todas as séries) às entradas de dispositivos CMOS das séries 400B e 74HC, é necessário conectar a saída TTL com +5 V por meio de um resistor pull-up. Isso se deve ao fato de que a tensão de todas as séries TTL para o valor lógico ALTO é muito baixa, se comparada à mínima tensão de entrada dos dispositivos CMOS para nível lógico ALTO, nas séries 400B e 74HC.
Um material isolante de 0,5 cm de espessura é colocado sobre uma das superfícies de uma chapa, enquanto a outra superfície apresenta uma temperatura de 100 °C. A espessura e a condutividade térmica da chapa, respectivamente, valem 3 cm e 60 W/m °C. Supondo que a temperatura da superfície livre do isolante seja de 25 °C e que o fluxo de calor desta situação física seja de 30 kW/m2, a condutividade térmica do isolante, em W/m °C, e a temperatura na interface da chapa e o isolante, em °C, respectivamente, valem
0,1 e 75.
1,5 e 85.
1,7 e 85.
2,0 e 75.
2,5 e 85.
Engenharia Mecânica - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Assinale a afirmativa que NÃO é uma característica do alumínio, quando comparado com o aço.
Elevada resistência a corrosão.
Elevada razão resistência/peso.
Elevado módulo de elasticidade.
Elevada condutividade térmica.
Elevada condutividade elétrica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...