Questões de Engenharia Mecânica

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Um elevador é suspenso por um tambor de raio R, o qual é acionado por um motor de peso P1 fixado na extremidade de uma viga, conforme apresentado esquematicamente na figura acima. Considerando P2 a carga sustentada pelo cabo do elevador, e desprezando o peso próprio da viga e o atrito, julgue os itens que se seguem.

O momento aplicado sobre o eixo do tambor é maior quando o elevador estiver subindo com velocidade constante do que quando estiver descendo com a mesma velocidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às normas que regem os sistemas de transporte vertical, as que estão em vigor são:

  • A.

    NBR 13994 - NBRNM313 - NBRNM207 - NBR10098;

  • B.

    NBRNM313 - NBR10098 - NBR13994 - NBR7192;

  • C.

    NBRNM313 - NB 421 - NBR 14712 - NBR 5666;

  • D.

    NBRNM207 - NBRNM313 - NBR 5666 - NBR 14712.

A injeção eletrônaica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de automóvel. A sua utilização deve-se à necessidade de

aumento da potência do motor, proporcionando maiores velocidades finais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um elevador é suspenso por um tambor de raio R, o qual é acionado por um motor de peso P1 fixado na extremidade de uma viga, conforme apresentado esquematicamente na figura acima. Considerando P2 a carga sustentada pelo cabo do elevador, e desprezando o peso próprio da viga e o atrito, julgue os itens que se seguem.

O esforço no cabo que sustenta o elevador depende do raio do tambor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os freios de fricção utilizados nos transportadores verticais devem apresentar características de materiais de forro, tais como

  • A.

    alta resistência ao desgaste, excelente tenacidade, baixo coeficiente de atrito.

  • B.

    alta resiliência, médio coeficiente de atrito, baixa flexibilidade.

  • C.

    coeficiente de fricção alto e reproduzível, habilidade de suportar altas temperaturas, alta resistência ao desgaste.

  • D.

    coeficiente de fricção alto e reproduzível, alta tenacidade, habilidade de suportar altas temperaturas.

A injeção eletrônaica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de automóvel. A sua utilização deve-se à necessidade de

controle mais eficaz da mistura ar/combustível, deixando-a mais próxima da mistura adequada (mistura estequiométrica).

  • C. Certo
  • E. Errado

Quase todos os transportadores verticais utilizam freios auto acionantes. A figura abaixo mostra um freio de sapata. Neste caso, para que o freio seja auto acionante, precisamos que f = coeficiente de atrito

  • A.

    (a-b)  c.f

  • B.

    a/c f

  • C.

    ab (1-f)c

  • D.

    a/b = f

A injeção eletrônaica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de automóvel. A sua utilização deve-se à necessidade de

melhora da economia de combustível e do desempenho do motor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos transportadores verticais hidráulicos a máxima velocidade de deslocamento e a força produzida, são função de

  • A.

    vazão e da pressão da bomba, bem como das perdas de carga na tubulação e componentes.

  • B.

    somente da vazão e da pressão da bomba.

  • C.

    somente das perdas de carga na tubulação e componentes.

  • D.

    nenhuma resposta anterior.

A injeção eletrônaica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de automóvel. A sua utilização deve-se à necessidade de

aumento da rotação e diminuição do ruído (vibração) do motor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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