Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de resistência dos materiais e dos ensaios mecânicos, julgue os itens a seguir. Ensaios de dureza são úteis para o controle da qualidade de materiais metálicos e o projeto de peças, pois fornecem informações relativas à correlação da dureza com outras propriedades mecânicas, como a resistência à tração.
Acerca dos materiais voltados à construção mecânica, julgue os itens a seguir.
As tubulações em aço inoxidável austenítico são usadas em instalações industriais para a condução de fluidos corrosivos a altas temperaturas, entre 400 ºC e 600 ºC. Entretanto, tais tubulações apresentam pouca resistência às baixas temperaturas (abaixo de !100 ºC), devido à aceleração do processo de corrosão intergranular do aço.
A respeito de resistência dos materiais e dos ensaios mecânicos, julgue os itens a seguir. Considerando os ensaios não destrutivos, o ensaio por partículas magnéticas apresenta a desvantagem de ser aplicado aos materiais ferromagnéticos e a de detectar somente descontinuidades superficiais, como trincas de fadiga e corrosão.
Acerca dos materiais voltados à construção mecânica, julgue os itens a seguir.
Os ensaios não destrutivos são aqueles realizados sobre os materiais de construção mecânica para identificação de eventuais defeitos tanto superficiais, quanto no interior dos materiais, tais como fissuras, gretas e porosidades. Entre os métodos de ensaio não destrutivo, destacam-se líquidos penetrantes, partículas magnéticas, ultrassom e radiografia.
A respeito de resistência dos materiais e dos ensaios mecânicos, julgue os itens a seguir. O limite de resistência à tração é utilizado para especificar o material, enquanto o limite de escoamento ou o limite convencional de escoamento (limite convencional n), determinado em ensaios de tração, é usado para cálculos e dimensionamentos.
Julgue os itens subsequentes com base nos fundamentos e nas leis da termodinâmica.
A aplicação da equação da 1.ª lei da termodinâmica a um volume de controle (VC) em estado permanente pressupõe, entre outras hipóteses, que existe uma taxa de fluxo de massa que entra e sai do VC e que o estado dessa massa em cada ponto do VC é invariável no tempo. Considerando as situações nas quais o VC possui apenas uma única entrada e uma única saída para o fluxo de massa e com auxílio da equação da continuidade, chega-se a uma simplificação da representação dos dois membros da equação da 1.ª lei da termodinâmica, devido ao fato de que a massa m no VC é constante, ou seja: mentrada = msaída = mconstante
A respeito de resistência dos materiais e dos ensaios mecânicos, julgue os itens a seguir. Considere uma barra de aço homogênea e de seção transversal uniforme, simplesmente apoiada em uma superfície lisa horizontal e sujeita a aumento de temperatura. Nessa situação, a tensão associada à deformação térmica específica produzida pela dilatação da barra é chamada de tensão térmica específica.
Julgue os itens subsequentes com base nos fundamentos e nas leis da termodinâmica.
A variação total de entropia em uma máquina térmica de ciclo reversível é nula e em uma máquina térmica de ciclo não reversível (também chamada irreversível) que passa de um estado inicial a um estado final é positiva. Essas afirmações generalizam a 2.ª lei da termodinâmica, que pode ser aplicada tanto a processos reversíveis quanto irreversíveis, ao mesmo tempo em que introduzem o conceito de entropia, uma propriedade termodinâmica extensiva (dependente da massa do sistema).
Considerando os conceitos associados à instrumentação, julgue os itens que se seguem. O medidor de nível sonoro chamado de decibelímetro é um sistema de medição que possui microfone, amplificadores e um circuito de compensação, cuja função é fazer o medidor responder de forma semelhante ao ouvido humano às diferentes frequências do ruído medido.
Julgue os itens subsequentes com base nos fundamentos e nas leis da termodinâmica.
A entalpia é uma propriedade termodinâmica dada pela soma da energia interna do sistema com o trabalho realizado sobre o sistema. Nessa relação, assume-se que o sistema é submetido a um processo de quase equilíbrio, o que permite anular os termos relativos à variação de energias cinética e potencial da equação fundamental da 1.ª lei da termodinâmica, restando apenas a variação de energia interna. A hipótese subjacente que permite assumir o termo relativo ao trabalho, a partir da definição da variação de trabalho, é que o sistema sofre uma expansão isobárica entre os estados inicial e final.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...