Questões de Engenharia Mecânica

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Um motor de rotação igual a 1785 rpm e 10 CV de potência acoplado ao eixo I, é usado no acionamento do redutor abaixo.

Desconsiderando as perdas do sistema, pode-se afirmar que

  • A.

    a rotação do eixo IV é de 59 rpm.

  • B.

    o torque no eixo IV é de 4 kgf.m.

  • C.

    a relação de transmissão entre as polias é 0,5.

  • D.

    a relação de transmissão total é 10.

  • E.

    a relação de transmissão entre as engrenagens 1 e 2 é

O processo de galvanização destinado à proteção de superfícies metálicas, contra a corrosão, é feito pelo depósito de camadas metálicas (Cu, Ni ou Cr) obtido por

  • A. alteração química da superfície.
  • B. projeção do metal fundido.
  • C. substituição e deslocamento.
  • D. eletrólise.
  • E. imersão no metal em fusão.

O ciclo de Rankine para uma unidade motora simples a vapor é mostrado na figura abaixo, no diagrama temperatura-entropia.

O bombeamento adiabático reversível é responsável pelo processo

  • A. 1-2'.
  • B. 1-2.
  • C. 2-2'.
  • D. 3-4.
  • E. 4-1.

A partir da perspectiva isométrica de uma peça apresentada abaixo, assinale a opção que representa as projeções ortogonais (três vistas) desta peça.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

O esquema abaixo representa a cadeia cinemática planificada de uma caixa de engrenagens.

 

Essa cadeia apresenta

  • A.

    cinco rotações no eixo III.

  • B.

    doze rotações no eixo IV.

  • C.

    a menor rotação, quando engatados os pares de engrenagens: 3 × 4, 9 × 10 e 13 × 14.

  • D.

    D) o menor torque, quando engatados os pares de engrenagens: 1 × 2, 5 × 6 e 11 × 12.

  • E.

    todas as engrenagens com mesmo módulo.

Durante a inspeção de um equipamento, foi constatado pelo mecânico de manutenção que o lábio do retentor, montado entre o eixo e o mancal, apresentava-se endurecido e com rachaduras na área de contato com o eixo. Em seu relatório, apontou como provável causa

  • A. a falta de pré-lubrificação antes da montagem.
  • B. a lubrificação inadequada.
  • C. o diâmetro do eixo acima do especificado.
  • D. a presença de partículas abrasivas.
  • E. a superfície do eixo mal acabada.

O bocal convergente-divergente da figura é utilizado em ensaios de escoamentos compressíveis.

No interior desses bocais, a máxima velocidade possível

  • A. é supersônica e ocorre após uma onda de choque.
  • B. é a do som.
  • C. ocorre na garganta com número de Mach igual a 1.
  • D. ocorre no trecho divergente.
  • E. ocorre na sua entrada.

Observe o diagrama abaixo.

A manutenção é definida como o conjunto de ações que permitem manter ou restabelecer um bem a um estado específico ou, ainda, assegurar um determinado serviço. Manter é, portanto, efetuar as operações que possibilitem conservar o potencial do equipamento ou sistema, para garantir a continuidade e a qualidade da produção. Entre as alternativas abaixo, assinale a que melhor define o termo Manutenção Preventiva.

  • A.

    A manutenção efetuada segundo um programa estabelecido em função do tempo ou do número de unidades de utilização.

  • B.

    A manutenção efetuada segundo critérios predeterminados, com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de um bem.

  • C.

    Uma política de manutenção que corresponde a uma atitude de reação aos eventos mais ou menos aleatórios e que se aplica após a avaria.

  • D.

    Uma manutenção subordinada a um tipo de acontecimento predeterminado (autodiagnóstico, informação dada por um "captor", medida de um desgaste etc.) revelador do estado de degradação de um bem.

No mecanismo de transmissão de variação contínua – CVT semi-toroidal, a variação da relação é obtida através da alteração do ângulo de trabalho dos rolamentos.

Dada a rotação no eixo de entrada, na forma como se apresenta na figura, tem-se no eixo de saída

  • A.

    aumento do torque.

  • B.

    redução da rotação.

  • C.

    ampliação da rotação.

  • D.

    diminuição da velocidade.

  • E.

    o mesmo sentido de rotação.

No projeto de um sistema de transmissão por correntes deve-se observar que

  • A. para altas velocidades, a engrenagem motora tenha no máximo 16 dentes.
  • B. a distância entre os centros das duas engrenagens, motora e movida, seja de aproximadamente 10 vezes o passo da corrente.
  • C. engrenagens e corrente tenham, respectivamente, número impar de dentes e passos.
  • D. no mínimo 7 dentes da engrenagem se encaixem na corrente.
  • E. adote-se a maior distância entre centros quando a transmissão se der no plano horizontal.
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