Questões de Engenharia Mecânica

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O diagrama abaixo representa um ciclo Rankine regenerativo, onde um aquecedor de mistura é utilizado para pré-aquecer a água que entra na caldeira.

A taxa de conversão de energia química em energia térmica, durante o processo de combustão, é comb Ecomb . O rendimento térmico deste ciclo pode ser calculado como:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Existem vários fatores que causam a diminuição do rendimento térmico de um ciclo real de potência a vapor. Esses fatores podem ser reunidos em duas categorias de perdas: perdas energéticas devido a um isolamento não apropriado e perdas devido a processos irreversíveis no interior do ciclo. Na lista abaixo, são apresentados três fatores de irreversibilidade que diminuem o rendimento térmico. Fator

I - Perda de carga nas tubulações Fator

II - Transferência de calor no interior da caldeira Fator

III - Turbulência no interior da turbina a vapor Considerando a tecnologia utilizada na segunda metade do século XX para usinas termoelétricas operando em ciclo de vapor, esses fatores devem ser listados em ordem crescente de importância, i.e., do fator que causa menor diminuição do rendimento àquele que causa a maior diminuição do rendimento térmico.

A lista correta é:

  • A.

    Fator I, II e II

  • B.

    Fator II, III e I.

  • C.

    Fator III, I e II.

  • D.

    Fator I, III e II.

  • E.

    Fator II, I e III.

Em uma termoelétrica a vapor, além dos equipamentos principais (caldeira, turbina, condensador e bomba), existe uma série de equipamentos auxiliares. Alguns são utilizados para promover a correta alimentação dos reagentes na caldeira, outros são utilizados para tratar a água percorrendo o ciclo e outros ainda são instalados para minimizar a emissão de gases na atmosfera. Entre os equipamentos auxiliares está o desaerador, cuja principal função é:

  • A.

    Filtrar a água no condensador, com o objetivo de minimizar a presença de partículas sólidas suspensas.

  • B.

    Diminuir gases dissolvidos na água, visando minimizar a corrosão..

  • C.

    Abaixar a temperatura na entrada da bomba do condensador, visando minimizar a cavitação.

  • D.

    Aumentar o grau de vorticidade da água na entrada da turbina, aumentando o número de swirl.

  • E.

    Diminuir o excesso de ar na caldeira, de forma a tornar a queima mais próxima da estequiométrica

Se  então a função inversa x = f -1(y) é tal que

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

A tendência à corrosão de um material está intimamente ligada ao ambiente ao qual este material está exposto. Analise as situações abaixo:

1. Ferro submerso em água neutra com oxigênio dissolvido.

2. Ferro dissolvido em água neutra sem oxigênio dissolvido.

3. Cobre submerso em água neutra com oxigênio dissolvido.

4. Cobre dissolvido em água neutra sem oxigênio dissolvido.

5. Cobre submerso em ácido com oxigênio dissolvido.

6. Cobre dissolvido em ácido sem oxigênio dissolvido.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    O metal apresenta alta tendência à corrosão apenas nas situações 1 e 3.

  • B.

    O metal apresenta alta tendência à corrosão apenas nas situações 1 e 5.

  • C.

    O metal apresenta alta tendência à corrosão apenas nas situações 3 e 5.

  • D.

    O metal apresenta alta tendência à corrosão nas situações 1, 3 e 5.

  • E.

    O metal apresenta alta tendência à corrosão nas situações 3, 4, 5 e 6.

Existem vários métodos utilizados para alterar o comportamento dos materiais. Entre estes métodos podem ser listados:

1. Controle do ambiente que envolve o metal

2. Proteção catódica

3. Cementação

4. Têmpera

5. Aplicação de revestimentos

Da lista acima, os principais métodos de proteção contra a corrosão são:

  • A.

    1, 2 e 3

  • B.

    1, 2 e 4.

  • C.

    1, 2 e 5.

  • D.

    1, 3 e 4.

  • E.

    1, 3 e 5.

A derivada de primeira ordem da função  é igual a

  • A.

    1.

  • B.

  • C.

  • D.

Na escolha de um material para uso na indústria, é importante levar em conta os seguintes fatores:

1. Propriedades térmicas, por exemplo: calor específico, temperatura de fusão e condutividade térmica.

2. Propriedades óticas, por exemplo: índice de difração e refletividade.

3. Propriedades mecânicas, por exemplo: resistência mecânica, ductilidade, densidade e dureza.

4. Preço do material. 5. Facilidade do material em ser soldado, conformado e usinado.

No caso de um material para uso estrutural na construção de veículos, os principais fatores a serem levados em conta são.

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    3, 4 e 5.

  • D.

    1, 3 e 5.

  • E.

    1, 4 e 5.

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