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A aplicação de metodologias de análise de falhas permite a priorização de ações técnicas e gerenciais que podem resultar no aumento da confiabilidade de produtos e processos. Dentre as metodologias mais conhecidas para essa finalidade estão a análise do tipo e efeito de falha FMEA (failure mode and effect analysis) e a análise da árvore de falhas FTA (fault tree analysis). Acerca dessas metodologias, assinale a opção incorreta.
A FTA procura establecer uma relação lógica entre falhas primárias e a falha final do produto.
A FTA se adapta melhor à análise de uma falha específica, já que o enfoque é dado à falha final do sistema.
A FMEA focaliza as falhas potenciais, suas causas e conseqüências, de modo que ações de melhoria possam ser propostas.
Na FTA, o número de prioridade de risco (NPR) fornece uma indicação do tipo de falha que deve receber atenção prioritária.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A figura abaixo apresenta a saída de um sistema de controle.
Considerando que o valor desejado para saída seja 1,0, julgue as seguintes afirmativas
1. O valor do overshoot está entre 0,4 e 0,5.
2. O maior erro tem o mesmo valor que o overshoot.
3. O sistema, neste caso, apresenta um comportamento estável.
4. O valor do overshoot é 22.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Motores de combustão interna são utilizados para motorização de veículos e também para aplicações estacionárias, especialmente em sistemas de emergência para geração de eletricidade. Acerca dos motores do ciclo Otto a quatro tempos, assinale a opção correta.
A compressão da mistura ar/combustível admitida no cilindro pode ser considerada adiabática porque a velocidade do pistão é alta, havendo pouco tempo para a troca de calor.
A relação entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior é denominada relação ou taxa de compressão do motor.
A ordem dos quatro tempos ou fases em um ciclo são: admissão, compressão, descompressão e escapamento.
Durante os quatro tempos do ciclo o virabrequim executa uma volta completa.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O sistema massa-mola-amortecedor representado na figura abaixo, é governado pela equação
Considerando que no instante inicial a massa está parada a uma distância z0 da posição de repouso da mola, a transformada de Laplace do sistema é:
Os componentes do motor do ciclo Otto indicados pelas letras de A a E na figura acima correspondem, respectivamente, a
biela; virabrequim; cabeçote; bloco e balancim.
árvore do comando de válvulas; biela; anéis de segmento; cabeçote e balancim.
árvore de manivelas; casquilho; pistão; bloco e válvula.
biela; volante, virabrequim; bloco e cabeçote.
Engenharia Mecânica - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando um sistema de controle do tipo PID, regido pela equação (onde t é o tempo, u(t) é a saída e e(t) a entrada), analise as seguintes afirmativas:
1. Quanto maior KP, maior a tendência do sistema ao overshoot.
2. Caso não ocorra overshoot, quanto menor KP, maior o tempo de resposta.
3. O termo derivativo tem como principal função minimizar o erro final do sistema.
4. O termo integrativo tem como principal função minimizar as oscilações da saída.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
A principal característica dos motores do ciclo Diesel é
a necessidade de um carburador para controlar a quantidade de combustível injetada no cilindro.
a realização de trabalho durante a expansão e escapamento, em razão das transformações adiabáticas que ocorrem nessas fases ou tempos.
o fato de a ignição ocorrer por um processo de auto-ignição do combustível devido a elevada temperatura e pressão alcançada no final da compressão do ar admitido no cilindro.
a compressão que é realizada sobre uma mistura ar/combustível admitida no cilindro durante a fase ou tempo de admissão.
Acerca dos combustíveis utilizados nos motores de combustão interna, assinale a opção correta.
Os motores do ciclo Otto funcionam somente com gasolina e álcool.
Os motores do ciclo Diesel só podem funcionar com óleo dísel de origem mineral ou vegetal (biodísel).
As turbinas à gás (ciclo Brayton) usam na prática querosene como combustível, mas é possível que operem com outros combustíveis, como gás natural, por exemplo.
O gás natural veicular (GNV) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano que podem ser armazenados no estado líquido em botijões ou cilindros apropriados para uso em veículos ou outra aplicações.
Uma máquina térmica libera 3.250 J de calor ao realizar um trabalho útil de 1.750 J. O rendimento dessa máquina térmica é aproximadamente
30%.
32%.
35%.
41%.
adiabático.
isocórico.
isobárico.
isotérmico.
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