Questões de Engenharia Mecânica

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  • A. a produção da fábrica A tem alta exatidão e alta precisão, enquanto a da fábrica B tem baixa exatidão e alta precisão.
  • B. a produção da fábrica A tem baixa exatidão e baixa precisão, enquanto a da fábrica B tem alta exatidão e alta precisão.
  • C. a produção da fábrica A tem alta exatidão e baixa precisão, enquanto a da fábrica B tem baixa exatidão e alta precisão.
  • D. a produção da fábrica A tem baixa exatidão e alta precisão, enquanto a da fábrica B tem baixa exatidão e baixa precisão.
  • E. a produção da fábrica A tem baixa exatidão e alta precisão, enquanto a da fábrica B tem alta exatidão e baixa precisão.

A análise do desempenho de motores de combustão interna pode ser feita pelo uso de diagramas pressão versus volume e temperatura versus entropia, como os mostrados acima. No que se refere a esses diagramas, julgue os itens que se seguem.

Os diagramas ilustrados representam, nas figuras Ia e Ib, o ciclo de ar-padrão Otto; em IIa e IIb, o ciclo de ar-padrão Diesel.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma companhia metroferroviária divulgou, em seu último relatório de estatísticas internas coletadas e divulgadas pelo sindicato dos metroviários, que, ao longo do último ano, 105 acidentes graves foram registrados. Isso revela uma média de dois acidentes graves por semana. Considerando a distribuição de Poisson como o modelo mais adequado para analisar a ocorrência de falhas e considerando o valor de e igual a 2,7, é correto afirmar que a probabilidade de não haver acidente grave em uma semana é de aproximadamente

  • A. 14%.
  • B. 36%.
  • C. 25%.
  • D. 7%.
  • E. 3%.

São características da metodologia de Taguchi:

  • A. busca pelo máximo treinamento da equipe, uso de campanha motivacional para os funcionários e premiação pela eficiência operacional.
  • B. busca pela máxima satisfação do cliente, uso de QFD nos processos produtivos da empresa e análise da produção via cartas de controle.
  • C. busca pela mínima taxa de produtos defeituosos, uso de TQM nos processos produtivos e avaliação de lotes por amostragem estratificada.
  • D. busca pela mínima variabilidade em relação a um valor nominal, uso de arranjos ortogonais e aplicação da razão sinal-ruído no planejamento de experimentos.
  • E. busca pela automatização do processo produtivo, uso de padronização excessiva dos processos e avaliação da produção por screening.

A análise do desempenho de motores de combustão interna pode ser feita pelo uso de diagramas pressão versus volume e temperatura versus entropia, como os mostrados acima. No que se refere a esses diagramas, julgue os itens que se seguem.

As áreas no interior do ciclo 1-2-3-4-1 das figuras Ia e IIa fornecem o calor cedido ao ciclo motor pela reação de combustão no interior do cilindro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação corrosiva em materiais metálicos pode levar equipamentos mecânicos a falhas repentinas. Entre as diversas alternativas disponíveis no mercado, a pintura desempenha uma importante função, inclusive no acabamento. Considerando esse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma tinta de fundo com pigmentos anticorrosivos e compatível com a tinta intermediária e (ou) o acabamento.

  • A. Tinta epóxi.
  • B. Removedor.
  • C. Esmalte.
  • D. Verniz.
  • E. Primer.

O conceito principal do sistema Toyota de produção (TPS, pela sigla em inglês) é:

  • A. elevar o nível dos estoques, para aumentar a confiança no produto e diminuir a perda de clientes.
  • B. eliminar os desperdícios, para obter produtos finais de alto valor agregado e baixo preço.
  • C. eliminar a mão de obra, para obter produtos mecanizados e com elevada eficiência.
  • D. aumentar a velocidade do sistema de produção, elevando o lucro mesmo que haja mais perdas.
  • E. reduzir os impactos ambientais, utilizando matérias primas naturais e processos não poluentes.

 

Considerando a figura acima, retirada de um catálogo técnico de um fabricante de compressores, julgue os itens de 98 a 101.

A figura ilustra um compressor do tipo centrífugo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A logística de manutenção em uma companhia metropolitana ocorre, hipoteticamente, 80% das vezes durante a madrugada e pode ser organizada com base em uma relação de prioridades determinada a partir dos riscos, da severidade, da frequência e da probabilidade de falhas. Considerando que a probabilidade de ter que usinar uma roda é de 30% e que a probabilidade de ter que soldar os trilhos é de 20%, é correto afirmar que a probabilidade de soldar os trilhos ou usinar uma roda, sabendo que são eventos independentes, é de

  • A. 44%.
  • B. 30%.
  • C. 6%.
  • D. 50%.
  • E. 80%.

Uma empresa tradicional decide adotar a filosofia do “Just in Time”. Portanto espera-se que, daqui em diante, a empresa passe a apresentar:

  • A. maior fluxo de informações, menor volume de estoques e menor tamanho dos lotes de entrega.
  • B. maior fluxo de informações, menor volume de estoques e maior tamanho dos lotes de entrega.
  • C. menor fluxo de informações, menor volume de estoques e menor tamanho dos lotes de entrega.
  • D. menor fluxo de informações, maior volume de estoques e maior tamanho dos lotes de entrega.
  • E. menor fluxo de informações, menor volume de estoques e maior tamanho dos lotes de entrega.
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