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Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir. A diferença entre o momento em que a centelha da vela de ignição é gerada e a posição do pistão em relação ao ponto morto superior denomina-se avanço. Basicamente, o avanço pode ser dos tipos a vácuo, centrífugo ou eletrônico. No avanço eletrônico, mais moderno e mais utilizado atualmente, controla-se a injeção e a ignição simultaneamente por meio de uma central eletrônica.
Dispõe-se de um sensor de temperatura cuja faixa de medida (range) é de 100 a 300 °C. Para um valor medido de 200 °C, o intervalo provável do valor real, com uma exatidão de 2% do alcance (span), é de 200 °C
Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir. Na detonação, a ignição da mistura ar/combustível ocorre fora do ponto ideal, o que causa ondas de choque com aumentos anormais e localizados de temperatura e pressão. Essa ocorrência depende do tipo de combustível e das características do motor.
Em instrumentação, o erro máximo que um instrumento apresenta para um mesmo valor de medida, em qualquer ponto da sua faixa de trabalho, quando a variável percorre a escala completa nos sentidos ascendente e descendente, é denominado
Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir. Octanagem é uma propriedade do combustível usado em motores que expressa a medida da sua tendência à combustão. A octanagem da gasolina pode ser avaliada pelos métodos MON (motor octane number) e RON (research octane number).
Considerando as condições iniciais nulas, a função de transferência, ou seja, a relação entre a saída O(s) e a entrada I(s), no domínio da frequência, é
Com relação à estática e à dinâmica de corpos rígidos, à dinâmica das máquinas, aos mecanismos e à mecânica dos materiais, julgue os itens a seguir. Uma transmissão por engrenagens simples é aquela em que cada eixo tem apenas uma engrenagem. Em um sistema de n engrenagens simples (n > 1), a relação de velocidades da primeira para a última engrenagem é obtida pela razão entre o número de dentes da primeira e da última engrenagem, pois as demais apenas alteram o sentido da rotação.
O planejamento da periodicidade de realização da manutenção de um equipamento é feito com base na teoria da curva da banheira, segundo a qual há uma relação entre
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