Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fenômeno metalúrgico designado por envelhecimento é um tratamento de endurecimento em que se forma uma segunda fase de precipitados finos e dispersos dentro dos grãos de primeira fase. Acerca das condições necessárias para o envelhecimento, assinale a opção incorreta.
A solubilidade máxima de um componente em outro deve ser bastante reduzida.
A solubilidade deve ser decrescente com a diminuição de temperatura.
A composição da liga a endurecer deve ser inferior à de máxima solubilidade.
A temperatura deve ser aumentada até a ocorrência da solubilidade total.
O resfriamento, após a homogeneização, deve ser rápido, impossibilitando a difusão e originando uma fase única supersaturada.
Considerando o tratamento térmico da têmpera, conceitua-se como temperabilidade o(a)
capacidade que o meio temperante possui de retirar calor ao material.
relação entre a dureza antes e depois da têmpera.
velocidade de transformação da martensita até o joelho da curva T-T-T.
suscetibilidade de endurecimento por um resfriamento rápido.
valor médio da dureza obtido no ensaio Jominy.
O processo de soldagem no qual a união das peças é feita pela fusão por meio de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não-consumível e a peça de trabalho, com proteção por um gás inerte, é denominado
brasagem.
MIG/MAG.
TIG.
eletrodo revestido.
arame tubular.
Na solda pelo processo de eletrodo revestido, o revestimento tem várias funções metalúrgicas no processo. Diferentes composições químicas são utilizadas para se alcançar diferentes objetivos. Com referência ao revestimento rutílico, assinale a opção correta.
Gera escória com características básicas que, em adição com o dióxido de carbono gerado pela decomposição do carbonato, protege a solda do contato com a atmosfera. Essa escória exerce uma ação benéfica sobre a solda, dessulfurando-a e reduzindo o risco de trincas de solidificação.
Produz pouca quantidade de escória, e o arco é muito intenso, causando grande volume de respingos e alta penetração, quando comparado a outros tipos de revestimento.
Produz escória oxidante, abundante e de fácil destacabilidade. Eletrodos com esse revestimento podem ser utilizados com correntes contínua ou alternada e apresentam baixa penetração.
Produz escória abundante, densa e de fácil destacabilidade. O eletrodo com esse revestimento é de fácil manipulação e pode ser utilizado em qualquer posição, exceto se contiver grande teor de pó de ferro.
Produz escória ácida, abundante e porosa e de fácil remoção. Eletrodos com esse revestimento apresentam penetração média e alta taxa de fusão, causando uma poça de fusão volumosa, e em conseqüência, tem a aplicação limitada às posições plana e filete horizontal.
A e B são eventos em um mesmo espaço de amostra S. A probabilidade de ocorrer A é 0,2 e de ocorrer B e 0,6. A interseção de A e B tem probabilidade 0,1. Nesse caso, a probabilidade da união de A e B é igual a
0,5.
0,6.
0,7.
0,8.
0,12.
Em uma distribuição gaussiana, como a representada na figura acima, a moda pode ser encontrada na posição do gráfico indicada pelo algarismo romano
I.
II.
III.
IV.
V.
Considerando que, em uma instalação com uma potência fixa, operando com um fator de potência de 0,6, o amperímetro indique uma corrente de 60 A, nessa situação, se essa instalação estivesse operando com fator de potência 0,9, a leitura no amperímetro, em amperes seria igual a
15.
20.
30.
40.
50.
A figura acima mostra um bloco rígido de peso P, sustentado por três colunas de comprimento L, fabricadas com materiais isotrópicos A e B . As colunas e o peso do bloco são simétricas em relação ao eixo da coluna central. A coluna central tem área da seção SA e módulo de elasticidade EA . As colunas laterais têm área da seção SB e módulo de elasticidade EB . Com base nessas informações, desprezando-se o peso das colunas e assumindo que as tensões atuantes estão no regime linear-elástico, para que haja compatibilidade é necessário que
Considere um sistema mola-massa-polia mostrado na figura a seguir. Determine a sua freqüência natural sabendo-se que a constante da mola é k e que se desprezam o atrito e a massa da polia.
Considere um dispositivo construído para avaliar o torque em um eixo circular a partir da medição da deformação em um extensômetro colado em um ponto P da superfície do eixo, conforme mostra a figura. Obtenha uma expressão que relacione o torque no eixo AB, T, com o valor da deformação medida pelo extensômetro, y.
Admita que o eixo de raio r possui módulo elástico, E, coeficiente de Poisson, v; e um momento polar de inércia, J.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...