Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que os cordões de solda mostrados na figura acima
tenham sido depositados em determinada chapa pelo processo de
soldagem ao arco submerso, utilizando-se, respectivamente, as
tensões V
1, V2 e V3, julgue o próximo item. As tensões guardam a seguinte relação: V
Considerando que o dispositivo esquematizado na figura acima
seja feito de barras de aço carbono com seção transversal de
5 mm × 20 mm e módulo de elasticidade de 200 GPa, julgue os
itens subsequentes.
A deflexão da barra BE é menor que 1 mm.
Considerando que o dispositivo esquematizado na figura acima
seja feito de barras de aço carbono com seção transversal de
5 mm × 20 mm e módulo de elasticidade de 200 GPa, julgue os
itens subsequentes.
A figura a seguir mostra uma representação correta do diagrama de momento fletor da barra AC.
Considerando que o dispositivo esquematizado na figura acima
seja feito de barras de aço carbono com seção transversal de
5 mm × 20 mm e módulo de elasticidade de 200 GPa, julgue os
itens subsequentes.
O círculo de Mohr, em qualquer seção transversal da barra AD tomada em ponto afastado das rótulas A e D, é representado corretamente pela figura mostrada abaixo.
Com relação a máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.
A figura a seguir mostra corretamente as curvas características do conjunto resultante da associação em série das bombas 1 e 2.
Com relação a máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.
A perda de carga
em tubos pode ser calculada de forma prática pela equação
de Darcy-Weisbach, expressa por: em que Cf
é o coeficiente de fricção; L, o comprimento do tubo; D, o
diâmetro interno do tubo; v, a velocidade média do
escoamento; e g, a aceleração da gravidade.
Com relação a máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se o ciclo de Brayton ideal, não há, em uma turbina a gás, variação da quantidade de entropia do gás no compressor e na turbina.
Acerca dos motores do ciclo Diesel, julgue os itens a seguir.
Embora o combustível injetado ao final da compressão do ar, na maioria dos motores do ciclo Diesel, seja o óleo diesel comercial, é possível a utilização de outros combustíveis líquidos, como óleos minerais mais pesados e óleos vegetais, gás combinado ao diesel e mesmo carvão em pó.
Acerca dos motores do ciclo Diesel, julgue os itens a seguir.
O uso da injeção em pré-câmara em motores do ciclo Diesel permite a obtenção de melhor rendimento térmico, em razão da redução das perdas de calor devido à pequena área de troca de calor da antecâmara.
Acerca dos motores do ciclo Diesel, julgue os itens a seguir.
Nos motores do ciclo Diesel, o intercooler atua como resfriador intermediário instalado entre o motor e o turbocompressor, cuja função é baixar a temperatura do ar antes da entrada na turbina, promovendo aumento da velocidade desta e, por consequência, aumento da pressão do ar admitido no motor.
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