Questões de Engenharia Mecânica do ano 2011

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Sabendo-se que o eixo motor se move no sentido horário, com rotação n1 = 800 rpm, o eixo movido se move em sentido

  • A.

    horário, com rotação 100 rpm.

  • B.

    anti-horário, com rotação 100 rpm.

  • C.

    horário, com rotação 6400 rpm.

  • D.

    anti-horário, com rotação 6400 rpm.

  • E.

    anti-horário, com rotação 800 rpm.

O estudo da fluência mecânica no dimensionamento de tubos de trocadores de calor submetidos a esforços repetitivos significa a

  • A.

    interpretação dos esforços e tensões considerados no dimensionamento.

  • B.

    análise da corrosão superficial provocada pela ação dos fluidos que escoam interna e externamente nos tubos.

  • C.

    análise do efeito combinado de tensões mecânicas e temperatura.

  • D.

    análise do efeito combinado de tensões e sua variabilidade (fadiga).

  • E.

    resposta de frequência de vibração mecânica dos tubos acarretada pelas solicitações cíclicas decorrentes do escoamento do fluido na carcaça.

Um trocador de calor multitubular é um equipamento utilizado em processos nos quais se promove a troca térmica entre dois fluidos separados por paredes metálicas. Um dos fluidos escoa dentro de um conjunto de tubos (feixe tubular) e o outro do lado de fora, contido dentro de um tubulão (carcaça) que envolve o feixe de tubos. O feixe de tubos é fixado em suas extremidades aos espelhos. Este conjunto é envolvido pela carcaça de forma a impedir a mistura dos fluidos. Durante a manutenção de um trocador de calor multitubular (com 300 tubos), utilizado num chiller, foi constatado que nove tubos estavam tamponados por problemas de vazamento. Após inspeção minuciosa, havia a necessidade de se tamponar mais dois tubos pelo mesmo problema. Esses tubos são fixados aos espelhos por processo de mandrilhamento (recalque do tubo contra a parede do espelho). Também se constatou que o equipamento tinha um desgaste pronunciado devido ao uso de água proveniente de poço artesiano com muitos sais em suspensão. Os tubos do trocador são de aço baixo carbono. Nessa situação, recomenda-se

  • A.

    tamponar os dois tubos e montar o equipamento para permitir novamente sua utilização.

  • B.

    efetuar a substituição dos dois últimos tubos danificados para permitir o reaproveitamento do equipamento.

  • C.

    diminuir a vazão do fluido que escoa nos tubos para reduzir a perda de carga, levando-a às condições operacionais de equipamento novo.

  • D. aumentar a vazão do fluido que escoa nos tubos para intensificar a troca térmica e assim equilibrar a área de troca térmica que foi reduzida.
  • E.

    substituir o equipamento, pois ele já se encontra fora das condições operacionais segundo a norma TEMA (Tubular Exchanger Manufacturers Association).

Os tubos metálicos de trocadores de calor multitubulares utilizados em chillers são normalmente constituídos de tubos sem costura, razão pela qual

  • A.

    resistem melhor ao efeito de eventual corrosão provocada pela diferença de eletronegatividade existente entre os fluidos separados pela parede do tubo.

  • B.

    permitem troca térmica mais eficiente devido à inexistência da costura.

  • C.

    têm custo menor que os tubos com costura.

  • D.

    atendem à exigência das normas de projeto de trocadores de calor (TEMA ou ASME Seção VIII).

  • E.

    representam um mito ainda inexplorado e refletem o estado da arte atual.

Fingers (elementos de união entre o prédio de embarque e o interior da aeronave por onde circulará a tripulação e os passageiros da aeronave) são produzidos fora do Brasil. Eles têm uma estrutura articulada móvel e flexível em termos de elevação. Um dos elementos de acionamento da elevação da plataforma de embarque, em função do porte da aeronave, é o pistão hidráulico. Num aeroporto nacional recentemente reformado e ampliado, um novo finger está apresentando falhas no pistão hidráulico de elevação da plataforma de embarque. Este pistão, cuja garantia expirou, foi produzido na Finlândia e não tem similar na América Latina. Analisando a logística dos voos, há possibilidade de uma janela de dois dias consecutivos para a manutenção do pistão (período em que aeronaves que pousam e decolam podem ser remanejadas para outros portões de embarque e desembarque). Para que a atividade seja conduzida de forma satisfatória pelo departamento de manutenção, deve-se

  • A.

    estudar o layout de fixação do pistão e os procedimentos para seu reparo, além de prover equipamentos, ferramentas, peças de reposição e mão de obra necessárias para o reparo dentro do período estipulado.

  • B.

    chamar, imediatamente, o departamento de assistência técnica do fornecedor do item para efetuar o reparo e acompanhar o técnico nas operações para assimilar os procedimentos corretivos e poder realizá-los posteriormente.

  • C.

    ordenar ao fabricante da Finlândia o envio imediato (frete aéreo) de um novo pistão hidráulico idêntico ao existente no finger e providenciar a substituição do atual na janela disponibilizada.

  • D.

    informar à administração aeroportuária preventivamente que o reparo será iniciado, mas que não há previsão para a conclusão dos trabalhos devido ao desconhecimento das causas da má operação.

  • E.

    contratar uma firma externa nas proximidades do aeroporto para efetuar os devidos reparos e responsabilizá-la pela execução do serviço dentro do prazo estipulado.

O objetivo de se utilizar torres de resfriamento em um sistema central de ar condicionado é resfriar

  • A.

    o ar captado da atmosfera antes que ele ingresse no sistema de resfriamento do ar condicionado.

  • B.

    o ar captado da atmosfera após passar pelo sistema de ar condicionado e antes de ser insuflado no meio que deve receber este ar termicamente tratado.

  • C.

    o óleo lubrificante utilizado no interior do compressor.

  • D.

    o ar extraído do ambiente resfriado antes de liberá-lo para a atmosfera exterior.

  • E.

    a água que é continuamente utilizada como agente de remoção de calor do sistema de ar condicionado.

O condensador em um sistema central de ar condicionado tem por objetivo

  • A.

    resfriar o ar já resfriado antes de ele ser insuflado no ambiente desejado para atingir a temperatura de bulbo úmido e assim promover a condensação do vapor d’água que se encontra em excesso na corrente de ar.

  • B.

    resfriar o ar captado da atmosfera, antes de ele ser tratado termicamente para atingir a temperatura de bulbo úmido, promovendo a condensação do vapor d’água, que se encontra em excesso na corrente de ar, para que possa passar pelo compressor.

  • C.

    promover a condensação do fluido refrigerante que se encontra no estado de vapor, após passar pela válvula de expansão, e utilizar uma bomba para movimentar este fluido refrigerante.

  • D.

    promover a condensação do fluido refrigerante que se encontra no estado de vapor, antes de passar pela válvula de expansão e antes de resfriar o ar que será insuflado no ambiente que se deseja condicionar.

  • E.

    promover o resfriamento do ar já insuflado no ambiente desejado de forma a atingir a temperatura de bulbo-úmido e então liberá-lo na atmosfera.

O dinamômetro liga dois trechos do cabo. Se efetuada a leitura do registro no dinamômetro e denominada esta força por T, é correto afirmar que

  • A.

    a força T representa a intensidade da força de atrito atuante sobre a massa m1.

  • B.

    o conhecimento da força T e do ângulo do plano inclinado (30°) permite determinar o coeficiente de atrito entre o corpo de massa m1 e o plano inclinado, bem como a aceleração dos corpos m1 e m2.

  • C.

    a aceleração com que o corpo de massa m1 se move é fornecida pela força T dividida pela massa m1.

  • D.

    a aceleração com que o corpo de massa m2 se move é fornecida pela divisão da força T/2 pela massa m2.

  • E.

    a força T é a força que age no cabo no trecho inclinado ABCD, enquanto que para o trecho EF e GH a força que atua em cada trecho do cabo é T/2.

Na manutenção preventiva de veículos a diesel deve-se

  • A.

    calibrar pneus, efetuar abastecimento de óleo diesel, trocar o filtro de gasolina, promover alinhamento e balanceamento de rodas e sangria do sistema de freio.

  • B.

    completar o nível de óleo lubrificante do motor e da caixa de câmbio, trocar o filtro de gasolina, promover alinhamento e balanceamento de rodas e sangria do sistema de freio.

  • C.

    analisar o sistema de freio, promover sangria do óleo do freio, trocar o filtro de gasolina e promover alinhamento e balanceamento de rodas.

  • D.

    efetuar a troca do óleo lubrificante do motor, verificar e corrigir eventuais vazamentos de combustível e óleo, analisar o sistema de freio e promover os devidos reparos, ajustar tensões nas correias, verificar o estado operacional da bomba de diesel, do sistema de suspensão e da transmissão e promover alinhamento e balanceamento de rodas.

  • E.

    efetuar a troca do óleo lubrificante do motor, verificar e corrigir eventuais vazamentos de combustível e óleo, analisar sistema de freio e promover os devidos reparos, ajustar tensões nas correias, substituir velas de ignição, verificar estado operacional da bomba de diesel e promover alinhamento e balanceamento de rodas.

Uma válvula de controle com corpo em aço fundido utilizada em atmosfera salina (aeroporto próximo do mar) apresenta corrosão superficial. Uma das técnicas empregadas para evitar o efeito do ataque da maresia é o processo de metalização, que consiste

  • A.

    na deposição de metal (cromo, níquel, molibdênio) aspergido termicamente sob atmosfera inerte similar a um processo de pintura.

  • B.

    em um tratamento térmico como nitretação seguido de um processo de têmpera e revenimento.

  • C.

    em um tratamento galvânico (eletroquímico) específico de níquel anodizado.

  • D.

    no uso de uma plaqueta de metal que sirva como efeito de pilha galvânica. O corpo da válvula é protegido da corrosão enquanto a plaqueta será atacada pela maresia.

  • E.

    a pintura superficial do corpo da válvula à temperatura ambiente com uma tinta que tenha tonalidade metálica, como a do alumínio, bronze ou cobre.

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