Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As estruturas cristalinas dos materiais metálicos apresentam arranjos atômicos que se repetem nas três dimensões de uma unidade básica. A respeito das características dos sistemas cristalinos: estrutura cúbica de face centrada (CFC), estrutura cúbica de corpo centrado (CCC) e estrutura hexagonal simples (HS) e hexagonal compacta (HC), assinale a opção correta.
O plano 110 da CFC é o plano mais densamente empacotado dessa estrutura.
O número de vizinhos imediatos de um átomo qualquer, representados pelo número de coordenação é doze na estrutura CCC.
Os metais que cristalizam na estrutura HS apresentam fator de empacotamento mais elevado que a estrutura CCC.
As estruturas CFC e HC têm a mesma densidade de empacotamento atômico, a mais compacta possível.
A estrutura CCC é a que apresenta o menor volume total de espaços vazios entre os átomos.
Existem várias opções de tratamentos termoquímicos para melhorar as características mecânicas superficiais de aços. Acerca desses tratamentos, assinale a opção correta.
Na cementação, quanto menor for o teor inicial de carbono no aço, melhor será a eficiência do processo.
Os aços nitralloys, por já possuírem elementos formadores de nitretos na sua composição, são os menos indicados para tratamento de nitretação.
A cianetação é aplicada mais comumente em aços carbono de alto teor de carbono, pois esses aços facilitam a formação rápida de uma camada com elevada dureza e grande resistência ao desgaste.
A cementação é indicada para aços carbono e aços baixa-liga com teores de carbono superiores a 0,45%.
Após a cementação não se deve realizar outros tratamentos térmicos, pois esses tratamentos removem os efeitos do tratamento inicial.
No que se refere às características dos instrumentos de medida, assinale a opção correta.
Exatidão é o maior valor de erro estático que um instrumento pode ter ao longo de sua faixa de trabalho.
Alcance é a máxima variação que a variável possa ter, sem provocar variações na indicação ou no sinal de saída do instrumento ou em valores absolutos do range do instrumento.
Repetibilidade é a razão entre a variação do valor indicado ou transmitido por um instrumento e a variação da variável que o acionou, após ter alcançado o estado de repouso.
Histerese é diferença mínima entre diversas medidas de um mesmo valor da variável, adotando sempre o mesmo sentido de variação.
Erro é a diferença algébrica entre o maior valor e o menor valor da medida de um parâmetro, realizadas dentro da faixa de medida do instrumento.
tensões residuais.
deformações em diafragmas de transdutores de pressão.
deformações principais quando se conhecem as direções principais.
deformações quando não se conhecem as direções principais.
torque ou cisalhamento.
Texto para as questões 35 e 36
Um componente de máquina, fabricado em aço com resistência ao escoamento de 600 MPa e resistência à fadiga estimada em 360 MPa, foi dimensionado para vida infinita para um carregamento repetido com tensão máxima de 120 MPa. Em serviço, foi observada a ocorrência de 6 falhas por fadiga a cada 1.200 horas de operação do componente.Infere-se do texto que o citado componente estava operando com um fator de segurança para falha por fadiga (nF) igual a
1,7.
2,0.
3,0.
3,6.
5,0.
Texto para as questões 35 e 36
Um componente de máquina, fabricado em aço com resistência ao escoamento de 600 MPa e resistência à fadiga estimada em 360 MPa, foi dimensionado para vida infinita para um carregamento repetido com tensão máxima de 120 MPa. Em serviço, foi observada a ocorrência de 6 falhas por fadiga a cada 1.200 horas de operação do componente.O componente citado no texto estava operando com uma confiabilidade (R) de
50%.
90%.
95%.
99%.
99,5%.
O valor do trem de engrenagens mostrado na figura acima é igual a
-0,015.
+0,015.
+0,024.
-0,024
+0,033
Se as engrenagens 2 e 3 forem fabricadas com módulo 4, então os diâmetros d2 e d3 dessas engrenagens, em mm, serão, respectivamente, iguais a
48 e 240.
72 e 360.
96 e 480.
120 e 600.
136 e 680.
De acordo com a norma NBR-15655-1 ― Plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida requisitos para segurança, dimensões e operação funcional Parte 1: Plataformas de elevação vertical (ISO 9386-1, MOD) , em algumas situações, o freio de segurança e o limitador de velocidade podem ser dispensados nas plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida. O freio de segurança é dispensável se a plataforma for acionada por
tesoura articulada com ação de pistão hidráulico.
cabos.
porca e fuso giratório irreversível.
pinhão e cremalheira.
correntes.
6 × 25 + AA Warrington Seale.
6 × 19 + AACI Filler.
6 × 19 + AF Seale.
6 × 25 + AACI Warrington.
6 × 19 + AA Seale.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...