Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012

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Numa operação de preparo de uma prensa mecânica à fricção, utilizada num processo de forjamento, cometeu-se um pequeno deslize: ao dar a partida ao processo, travou-se o volante muito próximo da volta completa da biela. Dentro da ferramenta há material aquecido para simulação do forjamento. Em princípio, não se sabe se o material estava em quantidade maior do que a permitida ou se o curso estabelecido estava fora dos padrões ideiais. A máquina não possui sistema de reversão do volante e nem é possível desmontar ou remover o ferramental de sua base. O selo de segurança existente no sistema biela se rompeu, não permitindo nenhum movimento no volante ou na biela. Não é possível efetuar o ajuste do sistema de acionamento da biela face ao travamento ocorrido. A alternativa mais indicada para esta situação é

  • A.

    cortar a biela com maçarico e efetuar sua substituição imediatamente.

  • B.

    desmontar o volante da prensa para que se possa efetuar o retrocesso do sistema biela-manivela.

  • C.

    cortar a base da ferramenta de forja com maçarico para permitir sua remoção.

  • D.

    aquecer a ferramenta com maçarico a fim de transferir calor ao material em seu interior e torná-lo mais maleável, além de forçar o volante para verificar se é possível completar o ciclo.

  • E.

    desacoplar a transmissão por atrito e tentar, com auxílio de chaves e braços de alavanca, reverter o ciclo da máquina.

  • A.

    Torks, Phillips, Allen pentagonal, Torq-set, Phillips especial.

  • B.

    Allen, Phillips, Allen especial, Torks, cruzeta especial.

  • C.

    Allen, Phillips, Pentagonal, Torx, cruzeta.

  • D.

    Torx, Phillips, Pentalobular, Torx de segurança, Torq-set.

  • E.

    Torque, Philips, Allen especial, Torque especial, Philips cruzeta.

  • A.

    trocar e alinhar os trilhos.

  • B.

    efetuar têmpera no eixo na região da chaveta logo após sua usinagem.

  • C.

    verificar se não existe o risco de movimentar carga acima da capacidade especificada; especificar têmpera no eixo, na região da chaveta, após a usinagem; trocar e alinhar os trilhos.

  • D.

    continuar operando a ponte, sem modificações.

  • E.

    trocar o eixo segundo a especificação da empresa e alinhar os trilhos.

Os problemas termo-mecânicos, dentro de um sistema de controle, analisam variações de energia

  • A.

    cinética.

  • B.

    potencial.

  • C.

    provenientes do efeito combinado condução-radiação.

  • D.

    interna.

  • E.

    mecânica.

A Termodinâmica Clássica analisa problemas que tratem de sistemas

  • A.

    com ou sem equilíbrio de temperaturas.

  • B.

    em estado estacionário.

  • C.

    que contenham misturas homogêneas e não necessariamente em estado estacionário.

  • D.

    em movimento sem equilíbrio de temperaturas.

  • E.

    que tenham mudança de estado em função do tempo.

Na mecânica dos fluidos, define-se camada limite como sendo a região de escoamento sobre uma superfície onde

  • A.

    aplica-se a equação de Bernoulli.

  • B.

    as equações de conservação de massa, energia e quantidade de movimento não se aplicam.

  • C.

    não se aplica a equação de Bernoulli.

  • D.

    o escoamento é turbulento.

  • E.

    o escoamento é laminar.

  • A.

    F = 3dgb2c

  • B.

    F = dgb2c

  • C.

  • D.

  • E.

    F = 2dgb2c

Considere uma esfera de aço de massa especifica D, diâmetro 2R, que cai no interior de um tanque com óleo cuja massa específica é d e a viscosidade é u. Durante o movimento desta esfera no interior do óleo, ela fica submetida

  • A.

    somente à força-peso.

  • B.

    à força-peso e ao empuxo.

  • C.

    ao empuxo, à força de atrito devido à viscosidade u, à força de arrasto devido à forma esférica, e à força-peso.

  • D.

    somente ao empuxo.

  • E.

    ao empuxo e à força de atrito devido à viscosidade u.

Os motores a combustão de alto desempenho, como, por exemplo, os de corrida de Fórmula 1, têm a sua superfície na cor preta para

  • A.

    efeito estético, apenas.

  • B.

    esconder aspectos como sujeira, ou fuligem, ou vazamentos de óleo que venham a ocorrer.

  • C.

    cumprir às regras estabelecidas no regulamento da competição.

  • D.

    melhorar a troca térmica com o exterior, aumentando o rendimento térmico.

  • E.

    preservação de uma característica do processo de fundição.

  • A.

    exclusivamente o sentido do escoamento do fluido sobre a superfície aletada (transversal, longitudinal ou misto).

  • B.

    somente o tipo de aleta (longitudinal, transversal ou pinada).

  • C.

    as dimensões da aleta e seu material.

  • D.

    as dimensões e o tipo da aleta.

  • E.

    as dimensões da aleta, seu material e o sentido do escoamento do fluido (transversal, longitudinal ou misto).

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