Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
porca cega.
porca redonda.
porca castelo.
contra-porca.
contra-cap.
As falhas em rolamentos, responsáveis pela redução da vida útil ou problemas no funcionamento deles, são causados, geralmente, por:
presença de cargas deslizantes, erro de especificação, lavá-los com óleo mineral e uso de calibrador de folgas na montagem.
falta de manutenção, manuseio inadequado, instalação e ajustes impróprios e lubrificação inadequada.
reversão de movimentos sem escala, gaiolas fabricadas em latão, lubrificação em excesso e utilização em mancal de rolamento.
ultrapassar o tempo de vida útil, erro de medida do eixo, montagem em mancal fabricado em ferro fundido e diâmetro das esferas acima do especificado.
aplicação de graxa na gaiola, uso de roletes na gaiola em vez de esferas, largura do rolamento acima do especificado e usinagem da pista de rolamento do anel externo.
rolos cônicos; lascamento circunferencialmente e superaquecimento.
rolos cilíndricos; escorregamento na superfície da pista e excesso de graxa.
autocompensador de rolos; descascamento e lubrificação deficiente.
autocompensador de rolos; escamamento e cargas de choque.
axial autocompensador de rolos; arranhadura e impureza.
Ferramentas de corte construídas com aços liga/aços inoxidáveis devem ser afiadas em máquinas dotadas de rebolo fabricados com grãos abrasivos de
oxicloreto de magnésio.
carboneto de silício.
óxido de alumínio.
carbonato de alumínio.
carbonato de enxofre.
Considerando a viscosidade dos lubrificantes, é correto afirmar:
O lubrificante deve ser extremamente viscoso, a ponto de oferecer grande resistência ao fluxo, para que possa envolver a superfície do sistema a ser lubrificado.
De um modo geral, os óleos parafínicos possuem Índice de Viscosidade (IV) menor que os óleos naftênicos.
A viscosidade de um lubrificante independe da temperatura, já que esta é definida como a resistência ao fluxo de um fluído.
Quanto mais alto o Índice de Viscosidade (IV) de um óleo lubrificante, menor é a variação de sua viscosidade ao se variar a temperatura.
A Sociedade dos Engenheiros Automotivos − SAE criou um critério de classificação que é feita associando-se um número puro à viscosidade determinada em laboratório. Quanto menor o número, maior será a viscosidade do lubrificante.
Seus principais elementos de liga são manganês, silício, cromo, tungstênio e molibdênio, conhecidos como aços do Grupo S, apresentando, geralmente, conteúdo de carbono em torno de 0,50%, combinando elevada resistência e tenacidade e baixa ou média resistência ao desgaste por abrasão, sendo utilizados na construção de talhadeiras, formões, contra-rebites, punções, brocas-guia e outras aplicações que requerem elevada tenacidade e resistência a impactos. As características apresentadas referem-se aos aços
resistentes ao choque.
para trabalhos a quente.
para deformação a frio.
temperáveis em água.
para moldagem.
O tempo de tratamento térmico depende muito das dimensões da peça e da microestrutura que se deseja obter. Desta forma, quanto maior o tempo de exposição da peça ao tratamento térmico,
menor será o tamanho e mais irregular será o grão.
maior deverá ser a velocidade para evitar o risco de distorções na peça.
mais favorecerá o aparecimento de fissuras e empenamento na peça.
maior será a segurança com relação à completa dissolução das fases para posterior transformação.
maior será a resistência à corrosão.
tocha, eletrodo e fumos decorrentes da queima do eletrodo.
tubo de contato, arame consumível e gás de proteção.
tubo extensor, vareta de solda e gases contaminantes.
eletrodo, arame consumível e névoa de água.
tubo soprador, arame de solda e escória.
Quando o processo de soldagem utiliza a energia aplicada para provocar uma tensão no material de base, capaz de produzir a solubilização na fase sólida, é chamado de soldadem por
fusão.
ultrassom.
centelhamento.
atrito.
pressão.
válvula reguladora de pressão de 5 vias, centro aberto e acionamento duplo − piloto ou mola.
válvula distribuidora de vazão, com três sistemas de acionamento e dois dispositivos de retorno.
válvula alternadora de fluxo controlado, três posições de comando e posição central em escape.
válvula direcional, 3/5 vias, centro em tanden, acionado por mola, e retorno por piloto diferencial.
válvula direcional, 5/3 vias, centro aberto negativo, duplo piloto autocentrante.
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