Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012

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  • A.

    compressão direta, flexão e tração

  • B.

    compressão indireta, cisalhamento e tração

  • C.

    tração, flexão e cisalhamento

  • D.

    tração, cisalhamento e flexão

  • E.

    flexão, torção e tração

  • A.

    1 e 2 estão sob tração.

  • B.

    1 e 3 estão sob tração.

  • C.

    2 e 3 estão sob tração.

  • D.

    1 e 3 estão sob compressão.

  • E.

    1 e 2 estão sob compressão.

  • A.

    apenas nas seções transversais imediatamente sobre os apoios B e C

  • B.

    apenas na seção transversal em E, no centro do vão da viga

  • C.

    em todas as seções transversais entre os apoios B e C

  • D.

    em todas as seções transversais entre a extremidade A e o apoio B

  • E.

    em todas as seções transversais entre o apoio C e a extremidade D

A relação entre a tensão e a deformação preconizada pela lei de Hooke, quando aplicada ao problema de solicitação axial por tração de uma barra, permite concluir que um ponto material dessa barra estará sujeito a um estado de deformação tal que, sendo x a direção axial da barra,

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A.

    aceleração angular da barra 4 tem o sentido anti-horário.

  • B.

    aceleração angular da barra 3 é constante e diferente de zero.

  • C.

    aceleração angular da barra 4 é constante e diferente de zero.

  • D.

    velocidade angular da barra 4 é constante.

  • E.

    velocidade angular da barra 3 tem o sentido horário.

Com o objetivo de reduzir as amplitudes vibratórias de um motor, um engenheiro sugeriu a modificação da frequência natural do sistema massa-mola representativo do motor e sua base elástica. A sugestão foi acrescentar à massa do motor (m) uma massa igual a (9/16) m. Nessas condições, a frequência natural do sistema

  • A.

    aumentou em 20%.

  • B.

    aumentou em 44%.

  • C.

    diminuiu em 20%.

  • D.

    diminuiu em 36%.

  • E.

    ficou inalterada.

Considere que o diâmetro de um eixo de aço sujeito a torção pura seja dimensionado pelo critério de Von Mises. A dimensão desse diâmetro seria ainda maior se o dimensionamento fosse realizado pelo critério

  • A.

    de Tresca

  • B.

    de Coulomb

  • C.

    de Mohr

  • D.

    da máxima deformação normal

  • E.

    da máxima tensão normal

  • A.

    inclinação máxima no apoio mais afastado da carga

  • B.

    inclinação máxima no apoio mais próximo da carga

  • C.

    inclinação máxima na seção do meio do vão da viga

  • D.

    deslocamento máximo na seção do meio do vão da viga

  • E.

    deslocamento máximo na seção de aplicação da força F

O rolamento radial autocompensador de esferas

  • A.

    possui duas carreiras de esferas e compensa possíveis desalinhamentos ou flexões do eixo.

  • B.

    possui uma carreira de esferas e outra de rolos, de modo a suportar cargas axiais.

  • C.

    suporta cargas axiais elevadas em ambos os sentidos.

  • D.

    suporta cargas axiais elevadas em um único sentido.

  • E.

    é preferível aos rolamentos de agulha, quando o espaço radial é limitado.

Com o surgimento das manutenções preventiva e preditiva surgiram sistemas de gerenciamento de manutenção, os quais buscam a eficiência máxima do processo produtivo.

Considere as afirmativas a seguir sobre os tipos de manutenção.

I – Os cincos pilares da manutenção produtiva total (TPM) são: eficiência, autorreparo, planejamento, treinamento e ciclo de vida.

II – Na manutenção preventiva, a intervenção sobre um equipamento ou sistema somente é realizada quando este apresenta uma mudança na sua condição de operação.

III – A manutenção preventiva estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir os reparos programados, assegurando assim o funcionamento perfeito de uma máquina por um tempo predeterminado.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    III

  • C.

    I e II

  • D.

    I e III

  • E.

    II e III

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