Questões de Engenharia Mecânica do ano 2016

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No que se refere à figura precedente, que mostra as transformações sofridas em metais após processo de soldagem, assinale a opção correta.

  • A. A zona B indica uma região de refino de grãos, não ocorrendo redução significativa na resistência do material.
  • B. A zona ZF representa a região de fundição, que se caracteriza por ser a região mais suscetível a falhas, mesmo em adequados processos de soldagem.
  • C. A zona A mostra uma transformação austenítica, que produz aumento de dureza, alta resistência mecânica e baixa temperabilidade.
  • D. A figura mostra uma transformação em metais como alumínio ou cobre.
  • E. A zona C indica uma região crítica no processo de soldagem devido ao intenso aumento de grãos.

A partir dessas informações, é correto afirmar que F1 é igual a

  • A. 24 N.
  • B. 8 N.
  • C. 12 N.
  • D. 20 N.
  • E. 16 N.

Uma mola helicoidal de compressão, do tipo enrolada, tem os seguintes parâmetros: diâmetro médio da espira de 0,3 m, diâmetro de fio de 10 mm, componente de amplitude de resistência igual a 300/π MPa. Considerando-se um índice de mola KB = 5, uma pré-carga de 2 N e uma carga máxima de 42 N, é correto afirmar que o fator de segurança dessa mola, segundo o critério de falha de fadiga torcional de Gerber, é igual a

  • A. 1,66.
  • B. 1,50.
  • C. 1,25.
  • D. 1,33.
  • E. 2,00.

Uma carga de 10.000 N deve ser elevada por meio de uma polia com diâmetro 0,3 m, acoplada a uma redução de 50:1, com 90% de eficiência, conectada a um motor elétrico de 900 rpm. Nessa situação, assumindo 3,14 como valor aproximado de π, é correto afirmar que o motor deve ter potência de eixo igual a

  • A. 2.355 W.
  • B. 2.826 W.
  • C. 3.140 W.
  • D. 4.710 W.
  • E. 1.570 W.

Em comparação com os sistemas hidráulicos, é correto afirmar que os sistemas pneumáticos

  • A. são mais sensíveis às variações de temperatura.
  • B. têm maior relação entre peso e potência.
  • C. têm cursos mais limitados e são mais precisos.
  • D. são mais baratos e têm maior potência.
  • E. são mais seguros e dispõem de velocidades mais elevadas.

O esquema precedente mostra um circuito hidráulico que funciona

  • A. em série, sem perda de velocidade nos atuadores.
  • B. sequencialmente e de forma automática.
  • C. impossibilitado de sincronismo.
  • D. em paralelo com a velocidade de avanço do atuador regenerada.
  • E. com um atuador condicionado à inatividade dos demais.

Em relação à classificação das turbinas a vapor, assinale a opção correta.

  • A. Em uma turbina de vapor vivo, utiliza-se, geralmente, vapor saturado proveniente de outra máquina térmica, como, por exemplo, de uma turbina de contrapressão.
  • B. Turbinas a vapor de contrapressão possuem um condensador e seu vapor de escape apresenta pressões elevadas superiores à pressão atmosférica.
  • C. Quanto ao sentido do escoamento do vapor, as turbinas a vapor axiais são usadas para maiores capacidades e vazões de vapor e produzem eficiências mais elevadas que as turbinas radiais.
  • D. Quanto à forma de atuação do vapor em relação ao rotor, as turbinas a vapor podem ser de ação, reação ou mistas. Nas turbinas de ação, a pressão do vapor na entrada do rotor é maior que na saída.
  • E. Nas turbinas a vapor de condensador, a pressão de escape do vapor é igual à pressão atmosférica, ao passo que, nas turbinas a vapor de escape livre, a pressão de escape é inferior à pressão atmosférica.

As figuras A e B ilustram esquematicamente um ciclo de geração de potência que usa turbinas a vapor e que mostra as transformações de temperatura (T) e entropia (s) do fluido de trabalho. A respeito desse ciclo, assinale a opção correta.

  • A. Na figura A a entrada de calor para o ciclo Qentrada corresponde, na figura B, às áreas abaixo das linhas 6–1 e 2–3.
  • B. O trabalho líquido do ciclo é dado pela soma do trabalho gerado nos processos 1–2 e 3–4.
  • C. O componente identificado por VI, na figura A, é a caldeira do ciclo.
  • D. O esquema da figura A ilustra a aplicação de turbinas a vapor em ciclos Rankyne com extração e regeneração.
  • E. A turbina é de duplo estágio, em que I representa o estágio de alta pressão e II representa o de baixa pressão.

A respeito do emprego dos termos autoignição, pré-ignição e detonação em motores de combustão interna, assinale a opção correta.

  • A. O uso de combustível com alta octanagem pode levar à ocorrência da detonação.
  • B. Pré-ignição e detonação são termos técnicos distintos que se referem ao mesmo fenômeno.
  • C. Autoignição e detonação são termos técnicos distintos que se referem ao mesmo fenômeno.
  • D. Autoignição é vulgarmente denominada como batida de pino.
  • E. Taxas de compressão elevadas favorecem a detonação em um motor de combustão interna.

Assinale a opção correta no que se refere aos ciclos Otto e Diesel.

  • A. Os motores Diesel apresentam taxas de compressão menores que as requeridas para os motores que operam segundo o ciclo Otto, ainda que expostos a mesmas condições de operação.
  • B. O calor, no ciclo Diesel ideal, é adicionado ao ciclo em um processo a volume constante, ao passo que, no ciclo Otto ideal, esse processo ocorre a pressão constante.
  • C. Tanto o ciclo Otto quanto o ciclo Diesel comprimem apenas ar atmosférico, no tempo de compressão.
  • D. O ciclo Otto atinge menores pressões que as requeridas pelo ciclo Diesel ao fim do processo de compressão.
  • E. As velas de ignição para o ciclo Diesel devem produzir uma centelha de maior dissipação de energia que as velas usadas no ciclo Otto.
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