Questões sobre Geral

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Na fabricação de um reator para uma indústria farmacêutica, utilizou-se o aço inoxidável AISI 304. As partes do reator foram soldadas. O equipamento foi transportado do fabricante até o cliente e, no desembarque, percebeu-se que, próximo às junções soldadas, havia pronunciados sinais de corrosão. O fenômeno que pode explicar o ocorrido é:

  • A.

    reação do cromo com o níquel na liga de aço, retirando a propriedade antioxidante do material.

  • B.

    fadiga térmica com precipitação de ferro.

  • C.

    precipitação do níquel, retirando a propriedade antioxidante do material.

  • D.

    precipitação do cromo, retirando a propriedade antioxidante do material.

  • E.

    corrosão sob tensão (stress corrosion).

Estruturas sob condições dinâmicas de operação podem ser investigadas a partir de modelagens numéricas que fazem uso de procedimentos de discretização. Assinale a alternativa correspondente à rigidez equivalente de um sistema montado com duas molas em série com rigidez k1 e k2, respectivamente.

  • A.
  • B.
  • C. k1 + k2
  • D.
  • E.

Sistemas de bombeamento podem ser aplicados para elevar a pressão e transportar fluidos de um lugar para outro. Considerando a instalação de bombeamento ilustrada a seguir, assinale a alternativa que melhor indica a válvula de retenção que compõe a linha de recalque abaixo.

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

  • A.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova A; a curva II refere-se ao corpo de prova B; a diferença de resultado deve-se à anisotropia do material compósito.

  • B.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova B; a curva II refere-se ao corpo de prova A; a diferença de resultado deve-se à fragilidade do material compósito.

  • C.

    os resultados deveriam ser idênticos, não podendo haver a discrepância entre eles.

  • D.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova B; a curva II refere-se ao corpo de prova A; a diferença de resultado deve-se, exclusivamente, à homogeneidade do material compósito.

  • E.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova A; a curva II refere-se ao corpo de prova B; a diferença de resultado é devida, exclusivamente, a não uniformidade da cura do material compósito.

O transporte de combustíveis por tubulações extensas é governado por fenômenos físicos de contato entre as partículas do fluido. A viscosidade quantifica a facilidade com que esse fluido escoa. A partir da análise dimensional sabe-se que a viscosidade dinâmica é definida por FL-2T, onde F, L e T correspondem a unidades de força, comprimento e tempo, respectivamente. Nesse sentido a relação adimensional para a viscosidade cinemática é igual a

  • A. FL-2T.
  • B. L2T-1 .
  • C. FL2T-1
  • D. L-1T-2 .
  • E. FL2T.

  • A.

    atende completamente às normas de desenho técnico mecânico.

  • B.

    o único erro a ser corrigido é a hachura do rolamento – a esfera também deveria ser hachurada.

  • C.

    a linha de centro do eixo não deve ser representada para não confundir com as hachuras do desenho.

  • D.

    o mancal de rolamento não deve ser hachurado em nenhum local.

  • E.

    o eixo não deve ser hachurado.

A corrosão é um problema comum em estruturas metálicas. Uma das formas de prevenção é a pintura. As tintas podem ser classificadas conforme sua posição no sistema de pintura. A tinta que é aplicada primeiro, tem contato direto com o substrato metálico e deve conter pigmentos anticorrosivos é

  • A. o esmalte.
  • B. a tinta intermediária.
  • C. o primer.
  • D. o verniz.
  • E. a tinta de acabamento.

  • A.

    tolerância dimensional para o contorno de referência de uma tolerância geométrica de posição.

  • B.

    espessura do sobremetal a ser retirado numa operação de fresamento.

  • C.

    acabamento superficial em processo com remoção de cavaco e valor de rugosidade indicado.

  • D.

    acabamento superficial em peça fundida e valor da rugosidade.

  • E.

    acabamento superficial com pintura. O número indica a cor e o tipo de processo de deposição da tinta.

O gerenciamento de projetos mecânicos tem grande importância no sentido de otimizar processos de fabricação com a finalidade de obter produtos mais eficientes. Nesse ínterim, o planejamento se destaca. A fase de projeto caracterizada pela orientação, gerenciamento, realização da garantia da qualidade, mobilização, desenvolvimento e gerenciamento das expectativas das partes interessadas corresponde ao processo de

  • A. execução.
  • B. planejamento.
  • C. iniciação.
  • D. encerramento.
  • E. manutenção.
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