Questões sobre Geral

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  • A.

    A–Shore, B– Microdureza Vickers, C–Rockwell A.

  • B.

    A– Rockwell B, B–Rockwell A, C–Brinell.

  • C.

    A–Rockwell C, B–Rockwell E, C–Knoop.

  • D.

    A–Brinell, B–Rockwell C, C–Microdureza Vickers.

Sobre motores de combustão interna, considere:

I. A taxa de compressão tem influência no desempenho de motores ciclo Diesel, mas não influencia no rendimento térmico.

II. O avanço de ignição em motores ciclo Otto tem relação com o fenômeno conhecido como detonação, que provoca um ruído característico, além de erosão na superfície da cabeça do pistão.

III. A qualidade do combustível em motores ciclo Otto tem relação com o rendimento térmico, mas não com a possibilidade de ocorrer detonação.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I.

  • E.

    II.

Ferramentas de corte construídas com aços liga/aços inoxidáveis devem ser afiadas em máquinas dotadas de rebolo fabricados com grãos abrasivos de

  • A.

    oxicloreto de magnésio.

  • B.

    carboneto de silício.

  • C.

    óxido de alumínio.

  • D.

    carbonato de alumínio.

  • E.

    carbonato de enxofre.

Acerca das normas ISO 9000, julgue o item que se segue.

A certificação pela ISO 9000 indica que os produtos e serviços da empresa certificada atingiram um padrão de qualidade superior e que não vão apresentar falhas ou defeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, a respeito de conceitos fundamentais de antenas.

Uma antena dipolo horizontal, construída com suas pontas apontando para o norte e para o sul, tem maior ganho nas direções leste e oeste.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para os motores de combustão interna, o termo "emissões" é utilizado para designar os produtos nocivos ao homem e ao meio ambiente. Com relação às emissões, é correto afirmar:

  • A.

    Durante a combustão, apenas 1% dos gases do escapamento são nocivos, portanto, não há motivos para se preocupar com as emissões.

  • B.

    Mesmo com a adição do etanol à gasolina, no Brasil, os veículos de passeio continuam emitindo compostos de chumbo.

  • C.

    O monóxido de carbono é o produto menos nocivo que sai pelo escapamento.

  • D.

    Os hidrocarbonetos, nos gases de escapamento de motores ciclo Diesel, são os únicos responsáveis pela fumaça negra.

  • E.

    Os particulados, responsáveis pela fumaça negra em motores ciclo Diesel, são desprezíveis em motores de ciclo Otto.

Considerando a viscosidade dos lubrificantes, é correto afirmar:

  • A.

    O lubrificante deve ser extremamente viscoso, a ponto de oferecer grande resistência ao fluxo, para que possa envolver a superfície do sistema a ser lubrificado.

  • B.

    De um modo geral, os óleos parafínicos possuem Índice de Viscosidade (IV) menor que os óleos naftênicos.

  • C.

    A viscosidade de um lubrificante independe da temperatura, já que esta é definida como a resistência ao fluxo de um fluído.

  • D.

    Quanto mais alto o Índice de Viscosidade (IV) de um óleo lubrificante, menor é a variação de sua viscosidade ao se variar a temperatura.

  • E.

    A Sociedade dos Engenheiros Automotivos − SAE criou um critério de classificação que é feita associando-se um número puro à viscosidade determinada em laboratório. Quanto menor o número, maior será a viscosidade do lubrificante.

Acerca de motores elétricos, julgue o item abaixo.

Os motores síncronos têm condições de partida própria, não necessitando de meios auxiliares para partida; porém, é necessário que sua carga seja total ou parcialmente removida até que eles atinjam a velocidade síncrona.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de sistemas de controle, julgue os itens seguintes.

Caso a resposta de um sistema, através de uma malha de controle externo ao próprio sistema, tenha efeito sobre a grandeza de excitação (ou sinal atuante), diz-se que o sistema possui uma malha de realimentação, o que o caracteriza como um sistema de malha fechada.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    A superfície inclinada deve estar contida entre dois planos paralelos afastados de 0,02 mm e que fazem um ângulo de 20° com a superfície “A”.

  • B.

    O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície “A” deve estar entre 19,98 e 20,02 graus.

  • C.

    O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície “A” deve estar entre 20,00 e 20,02 graus.

  • D.

    O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície “A” deve estar entre 19,98 e 20,00 graus.

  • E.

    A superfície “A” deve estar contida entre dois planos paralelos afastados de 0,02 mm e que fazem um ângulo de 20° com a superfície inclinada.

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