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O desempenho de aletas na dissipação do calor em objetos pode ser avaliado de diferentes maneiras. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A eficiência de uma aleta é dada pela razão entre o calor dissipado por toda a aleta e o calor máximo que o objeto poderia dissipar, caso estivesse à temperatura igual à temperatura da base.
A eficiência global de superfície de aleta é uma medida da eficiência, definida pela razão entre o calor dissipado pela superfície de uma aleta e a soma das taxas de transferência de calor de todas as aletas e do corpo do objeto.
A eficiência de uma aleta é determinada pela razão entre a taxa de transferência de calor real da aleta e a taxa de transferência de calor de uma aleta do mesmo tipo com uma ponta adiabática.
A efetividade de uma aleta é a razão entre a taxa de transferência de calor real da aleta e a taxa de transferência de calor através da base de uma aleta do mesmo tipo.
Efetividade da aleta é a razão entre a taxa de transferência de calor da aleta e a taxa de transferência de calor do objeto, caso não existisse a aleta.
A pressão medida através de um manômetro do tipo tubo de vidro é de 1,5 bar, o que corresponde a
Os processos de conformação mecânica de peças metálicas, cujos esforços mecânicos aplicados à peça são de compressão direta, são os de
Com base nos conceitos da termodinâmica clássica aplicados a compressores alternativos, motores de combustão interna e turbinas a gás, julgue os seguintes itens.
Em um processo de compressão de um gás ideal em um compressor alternativo ideal de dois estágios com inter-resfriamento, em que o trocador de calor seja perfeito e a temperatura do gás após o resfriamento seja igual à temperatura inicial antes da primeira compressão, se as razões de compressão entre os estágios forem iguais, então os trabalhos de compressão de cada estágio também serão iguais.
Um compressor operando em regime permanente é alimentado com um certo refrigerante. Na entrada do compressor, a entalpia corresponde a h1 = 250 kJ/kg e, na saída, a h2 = 290 kJ/kg. Desprezando-se as variações das energias cinética e potencial, tem-se para o trabalho específico do compressor, em kJ/kg,
−250
−40
−20
270
540
O câmbio automático utilizado em veículos automotores é composto por uma caixa de engrenagens planetárias, acoplada a um conversor de torque, que transmite o torque gerado pelo motor do veículo à caixa de engrenagens. A respeito do funcionamento do conversor de torque, julgue os itens seguintes.
Para um dado torque no eixo motor, o torque no eixo movido com uma turbina de um estágio é maior do que o torque com uma turbina de dois estágios.
Engenharia Mecânica - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Um produto com massa de 1.000lb, calor específico de 0,75 BTU/(lb.ºF), a uma temperatura de 55ºF, é colocado em uma câmara frigorífica para ser resfriado até uma temperatura de 35ºF em 6 horas. A carga térmica do produto é de
A superfície de um automóvel estacionado ao ar livre em um dia de verão chega a atingir temperaturas entre 40 ºC e 50 ºC. Considerando a constante de Boltzmann σ = 5,7 × 108 W/m2·K4, que a temperatura na superfície do veículo seja de 47 ºC e uma emissividade superficial de 0,9, é correto afirmar que o veículo emite um fluxo térmico radiante
inferior a 300 W/m2.
entre 300 e 400 W/m2.
entre 400 e 500 W/m2.
entre 500 e 600 W/m2.
superior a 600 W/m2.
A análise de óleo é aplicada como técnica de manutenção para sistemas de lubrificação, para os sistemas hidráulicos e equipamentos elétricos. Entre as técnicas de análise de óleo lubrificante, aquela que permite detectar partículas menores que 1 mícron é a
Nos processos de conformação mecânica de peças metálicas por laminação, os laminadores de desbaste
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