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Uma carga de 15 Kg é fixa a um cabo inextensível que é preso a um tambor uniforme de massa 40 kg e diâmetro, 600 mm. No instante mostrado na figura, a carga está descendo a uma velocidade de 9 m/s. Qual é o intervalo que contém valor do torque frenante, T, necessário para que a carga pare após descer 3 m? Considere a aceleração da gravidade g = 9,81 m/s2, o momento de inércia do tambor I = ½ .(mtambor.rtambor 2) e despreze quaisquer perdas devido a qualquer atrito.
50 N.m £ T < 100 N.m
210 N.m < T £ 300 N.m
Uma placa rígida homogênea de peso P, inicialmente na posição horizontal, é colocada sobre duas colunas flexíveis, 1 e 2, de mesmo material, com os comprimentos e as áreas indicados na figura acima. Considerando-se que o peso P se distribua igualmente entre as duas colunas e que estas só sofram solicitações axiais, pode-se afirmar que, depois de colocada sobre as colunas, a(o):
placa permanece na posição horizontal.
placa fica inclinada de um ângulo no sentido horário.
placa fica inclinada de um ângulo no sentido anti-horário.
sentido da inclinação da placa depende do valor do comprimento L.
sentido da inclinação da placa depende do valor da área A.
Analise a lógica estruturada apresentada a seguir, considerando que C1, C2, K e CONT são valores inteiros e que N = 3.
A alternativa que indica o que é mostrado ao usuário como resultado é:
Um eixo com 25 mm de diâmetro transmite potência a uma engrenagem que é fixada a ele através de uma chaveta de seção quadrada de lado igual a 8 mm e comprimento de 20 mm. Considerando-se que a tensão cisalhante admissível do material da chaveta seja de 100 MPa, a uma rotação de 1200 RPM, a potência máxima transmitida, em watts, será
8
80
800
8000
80000
A proteção de uma superfície metálica é um dos controles da corrosão mais eficientes utilizados na indústria metalmecânica. As características de resistência à temperatura, flexibilidade e condução térmica são mais acentuadas, respectivamente, nos revestimentos protetores inertes:
metálicos, cerâmicos e orgânicos.
metálicos, orgânicos e cerâmicos
orgânicos, cerâmicos e metálicos.
cerâmicos, orgânicos e metálicos.
cerâmicos, metálicos e orgânicos.
Na figura acima, o eixo escalonado deve ser usinado com um avanço de 0,20 mm por rotação do tarugo e uma velocidade de corte do material de 20 m/min. Nessa condição, o tempo total de usinagem deve ser de:
2,5 s.
3,125 s.
5,625 s.
7,625 s.
11,250 s.
As figuras abaixo mostram três configurações duplas de montagem para os pares de rolamentos de esfera de contato angular.
Estes pares são utilizados quando se deseja aumentar a resistência ao desalinhamento de um eixo. Pode-se afirmar, então, que suporta(m) elevadas cargas axiais em qualquer sentido a(s) configuração(ões):I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A manutenção preditiva de um equipamento ou componente de máquina:
I - auxilia no acompanhamento contínuo do sistema;
II - evita a intervenção emergencial do sistema;
III - depende da monitoração das variáveis do sistema;
IV - racionaliza a manutenção do sistema.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A velocidade da água que sai pelo bocal de uma tubulação é controlada pelo diferencial de pressão registrado por um manômetro em forma de U instalado no bocal. Considerando- se que a pressão absoluta de saída da água pelo bocal é a atmosférica e que a leitura do manômetro de mercúrio é h = 50 cm, a pressão manométrica no interior da tubulação é de:
(Dados: g = 10 m/s2, Págua = 1000 kg/m3e Pmercúrio = 13.500 kg/m3)
32,5 kPa.
50,0 kPa.
62,5 kPa.
110,5 kPa.
125,0 kPa.
No elevador hidráulico mostrado na figura acima, a vazão da bomba de deslocamento positivo é de QB m3/s, a pressão de saída da bomba é de pB Pa, a perda de carga na linha fluida, desde a bomba até o elevador, é de Rf Ns/m5, e a área do êmbolo é de A m2. A força F disponível para elevar cargas e a velocidade máxima v de deslocamento vertical são dadas, respectivamente, por:
F = (pB + Rf QB)/A kN e v = QB/A km/h
F = (pB + Rf QB) A N e v = QB A m/s
F = (pB – Rf QB)/A N e v = QB/A m/s
F = (pB – Rf QB) A N e v = QB/A m/s
F = (pB – Rf QB) A kN e v = QB/A km/h
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