Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a elementos de circuitos, julgue os itens a seguir.
Capacitores ideais possuem impedância infinita independentemente das freqüências que compõem a tensão presente em seus terminais.
Com relação a elementos de circuitos, julgue os itens a seguir.
Fontes de corrente ideais fornecem a corrente necessária a uma carga de forma a manter constante a tensão nos terminais da fonte.
Com relação a elementos de circuitos, julgue os itens a seguir.
O circuito equivalente de Norton é composto por uma fonte de corrente ideal e uma resistência de saída conectada em paralelo com a fonte de corrente.
O esquema mostrado na figura a seguir refere-se a um sistema de bombeamento cuja bomba está localizada a 0,5m acima de um reservatório de água aberto para a atmosfera (Patm = 101325 Pa). A vazão do sistema é tal que a velocidade em toda a canalização é de 2,0 m/s. A canalização de sucção é composta por um metro de tubo liso com diâmetro de 0,04 mm com fator de atrito de f=0,02, uma válvula de pé com crivo (K=3,0), uma válvula de esfera (K=10,0) e um cotovelo de 90° (K=0,4). Considere a massa específica da água igual a 1000 kg/m. Para estas condições a pressão na entrada da bomba é
69.750 Pa.
73.525 Pa.
77.200 Pa.
79.000 Pa.
85.476 Pa.
Com relação ao circuito elétrico acima, julgue os itens subseqüentes, supondo ideais os seus elementos.
Da malha da corrente I1 tem-se a seguinte relação:
–50 – R1⋅I1–R4⋅ (I1–I2) –R2⋅I1 = 0
Dada a curva de altura manométrica em função da vazão de uma bomba centrífuga, julgue os itens a seguir, marque com F a afirmativa falsa e com V a verdadeira e assinale a opção correta.
( ) Caso a bomba venha operar com a tubulação 1, a bomba cavitaria desde que NPSHreq < NPSHdisp,(em que req=requerida e disp=disponível)
( ) A condição mais adequada de operação da bomba dada seria com a tubulação 1, pois a mesma estaria operando em uma condição de máxima eficiência e na ausência do fenômeno de cavitação.
( ) A instalação da bomba centrífuga na tubulação 2 forneceria uma vazão menor e uma altura manométrica maior do que na condição de operação da tubulação 1.
F,F,F
V,F,F
F,V,F
F,V,V
V,V,V
Com relação ao circuito elétrico acima, julgue os itens subseqüentes, supondo ideais os seus elementos.
A corrente I2 é igual a 2 A.O eixo de uma máquina em condições normais de operação está sujeito a um carregamento conforme mostrado no gráfico abaixo.
Aqui representam, respectivamente, a tensão máxima que o material do eixo pode suportar e a tensão máxima de trabalho. Nessas condições de operação, após vários ciclos de funcionamento, o eixo da máquina rompe-se. Assinale entre as opções abaixo o ensaio mecânico que um engenheiro mecânico, especialista na área de materiais, deveria solicitar ao fabricante do eixo para estimar-se a vida útil dessa peça.
ensaio de dureza Brinell
ensaio de torção
ensaio de compressão
ensaio de tração
ensaio de fadiga
No circuito de corrente alternada acima, uma fonte de 120 V RMS alimenta uma carga formada por uma resistênca R1 e uma indutância de reatância XL em paralelo. Supondo que o circuito esteja em regime permanente e que os seus elementos sejam ideais, julgue os itens seguintes.
A amplitude da corrente IF é de 5 A.A seguir apresenta-se o diagrama típico tensão- deformação de um ensaio de tração realizado com um corpo de prova feito de uma certa liga metálica. Com o auxílio do diagrama julgue os itens a seguir, marque com F para falso e com V para verdadeiro e assinale a opção correta.
( ) O segmento OA do diagrama caracteriza um regime elástico tensão-deformação descrito pela equação = E , em que é a tensão aplicada ao corpo de prova, E denota o módulo de elasticidade do material e é a deformação sofrida pelo corpo de prova.
( ) O ponto A é denominado limite de resistência do material, definido como a maior tensão que a liga metálica pode suportar sem sofrer qualquer deformação residual ao ser descarregado.
( ) No início da fase plástica, trecho AB, ocorre um fenômeno irreversível microestrutural de reestruturação de grãos ou resistência a deformações plásticas
chamado de escoamento, caracterizando-se pelo aumento de deformação permanente do material sem que haja variação de tensão.
( ) O encruamento do material corresponde ao endurecimento causado pela quebra dos grãos que compõem o material quando deformado a frio. O encruamento corresponde ao trecho BC do diagrama no qual a tensão aumenta com a deformação até atingir o limite de ruptura do material indicado pelo ponto C no diagrama.
V,V,V,F
V,V,F,F
F,V,V,F
V,F,V,F
V,F,F,V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...