Questões sobre Geral

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A condutibilidade térmica consiste em uma grandeza física que mede a capacidade de uma substância conduzir o calor. A unidade do Sistema Internacional do Coeficiente de Condutibilidade Térmica K é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

As Normas Técnicas devem ser conhecidas, para uma boa interpretação dos desenhos técnicos de fabricação e de montagem. Também é de fundamental importância que se tenham noções sobre os diversos níveis de precisão (valores grosseiros ou finos), suas dificuldades de obtenção e custos envolvidos. Analisando as indicações do desenho parcial apresentado, as normas técnicas vigentes e algumas indicações feitas, é correto afirmar que quando se indica as classes de tolerâncias dimensionais ISO, por meio de codificações como IT3, pode-se interpretar que se trata de uma tolerância

  • A.

    pequena e mais difícil de se obter do que uma indicação IT5 (eixo dado), e que o acabamento superficial do furo é pior do que o do eixo (mostrados).

  • B.

    grande e mais difícil de se obter do que uma indicação IT5 (eixo dado), e que o acabamento superficial do eixo é melhor do que o do furo (mostrados).

  • C.

    grosseira e fácil de se obter por usinagem, assim como a rugosidade solicitada para o eixo.

  • D.

    fácil de se obter por usinagem de desbaste, assim como a rugosidade solicitada para o eixo e para o furo.

  • E.

    cinco vezes mais precisa do que seria uma indicação IT15, e que o valor da tolerância será menor para valores maiores de medidas da peça.

O Aço é uma liga composta basicamente de Ferro (Fe) e de Carbono (C), sendo este o elemento que confere a dureza à liga. No Aço comercial, o percentual de Carbono, na liga, varia, em peso, comumente entre

  • A.

    0,2% e 2,1%.

  • B.

    2,5% e 5,0%.

  • C.

    5,0% e 7,55%.

  • D.

    20% a 25%.

  • E.

    Acima de 25%.

Conforme as Normas Técnicas de desenho técnico mecânico, pode-se interpretar que foram indicadas as exigências

  • A.

    sobre rugosidades e tolerâncias dimensionais apenas para os maiores diâmetros do eixo e do alojamento.

  • B.

    apenas de tolerâncias geométrica e dimensional para o maior diâmetro do furo (alojamento).

  • C.

    apenas de tolerância geométrica para o furo de maior diâmetro do alojamento.

  • D.

    apenas de rugosidade e tolerância geométrica para a face plana de maior diâmetro do eixo.

  • E.

    apenas de rugosidade para a face plana de maior diâmetro do alojamento (furo).

O ciclo de funcionamento de um motor de combustão interna a 4 tempos (Ciclo Otto) segue, respectivamente, a seguinte ordem:

  • A.

    admissão - compressão - ignição ou explosão - exaustão ou escape.

  • B.

    ignição ou explosão - exaustão ou escape - compressão - admissão.

  • C.

    admissão - iIgnição ou explosão - compressão - exaustão ou escape.

  • D.

    compressão - exaustão ou escape - ignição ou explosão - admissão.

  • E.

    exaustão ou escape - admissão - ignição ou explosão - compressão.

Para inspeção das usinagens do eixo e do furo, que foram parcialmente representados, considerando apenas o que foi especificado na representação dada, é correto dizer que

  • A.

    deverá ser utilizado relógio comparador para medição do diâmetro e da cilindricidade do furo de maior diâmetro, conforme indicado.

  • B.

    o batimento radial indicado, do menor diâmetro do eixo, exigirá o deslocamento axial de um relógio comparador.

  • C.

    apenas um rugosímetro é necessário para inspeção de todas as indicações da superfície plana do maior diâmetro do eixo.

  • D.

    todas as tolerâncias geométricas indicadas no eixo e no alojamento exigem fixação de referência para a inspeção feita no menor diâmetro e não no maior.

  • E.

    o diâmetro maior do furo deverá servir de apoio para o giro de verificação do batimento axial de sua face plana.

A consequência de eliminar um lubrificante líquido ou uma graxa, utilizados para impedir ou restringir o contato direto entre duas superfícies sólidas, é

  • A.

    a redução de desgaste.

  • B.

    a diminuição da dissipação de energia em forma de calor.

  • C.

    a redução da temperatura de operação.

  • D.

    a redução de vibrações e ruídos.

  • E.

    o aumento de desgaste e ruído.

Na programação de máquinas com CNC, uma das operações importantes a programar é o deslocamento rápido, que deve ser indicado pela seguinte instrução:

  • A.

    M00.

  • B.

    G02 ou G03, conforme a velocidade.

  • C.

    G40, se houver necessidade de se compensarem medidas de raios da peça.

  • D.

    M10, para tornos e G01 para fresadoras.

  • E.

    G00.

Um tubo de diâmetro constante possui aquecimento elétrico para o ar que o percorre, em um processo de fluxo constante com o tempo. O ar na entrada está a 27 °C, tem uma velocidade de 4 m/s e está a 0,35 MPa de pressão. A mesma massa de ar sai do tubo a 0,28 MPa e 90 °C.

Nesse caso, a velocidade do ar na saída será, em m/s, igual a

  • A.

    6,05.

  • B.

    16,67.

  • C.

    4,0.

  • D.

    12,0.

  • E.

    10,0.

Visando melhorar o tempo de usinagem de um lote de peças, um técnico sugeriu que o avanço por rotação fosse duplicado, mantendo o mesmo número de passes, que é único, e mantendo a mesma velocidade de corte. Entre os motivos que podem inviabilizar essa sugestão, pode-se citar:

  • A.

    a não participação do avanço por rotação no valor do tempo de usinagem, pois apenas a rotação tem interferência.

  • B.

    a possível insuficiência de potência na máquina e a redução da vida da ferramenta.

  • C.

    o erro conceitual, uma vez que o aumento do avanço, se viável, aumentará o tempo de usinagem.

  • D.

    o crescimento da força de corte, que também duplicará, provocando formação de aresta postiça de corte, prejudicial ao acabamento superficial.

  • E.

    que, caso a ferramenta seja de aço rápido, sua baixa tenacidade impossibilitará a operação.

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