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Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um eixo feito em aço ABNT 4340 deverá ser temperado e revenido. O eixo tem 55 mm de diâmetro e comprimento igual a 450 mm. Sobre os tratamentos térmicos mencionados para este eixo, assinale a alternativa correta.
Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido a temperatura superior a 730 ºC, sendo em seguida resfriado em óleo. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 600 ºC, e o resfriamento será ao ar.
Tanto para a têmpera quanto para o revenimento, o aquecimento deverá ocorrer até a temperatura de 1 000 ºC. E o resfriamento se dará sempre em água.
O material considerado não pode ser temperado, revenido, ou passar por qualquer tratamento térmico, pois perderá suas propriedades mecânicas.
Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido até a temperatura de 600 ºC, sendo em seguida resfriado em água. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 600 ºC, e o resfriamento será na água.
Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido até a temperatura acima de 1 530 ºC, sendo em seguida resfriado em óleo. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 1 000 ºC, e o resfriamento será em óleo.
Com relação aos requisitos para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores destinados ao transporte de passageiros em edifícios novos no Brasil, julgue os próximos itens.
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
0,5 mm.
5,0 mm.
1,0 mm.
0,25 mm.
0,001 mm.
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O sistema não funcionará, pois a carga içada é maior que a capacidade da talha.
O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com metade da velocidade de içamento do cabo.
O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com o dobro da velocidade de içamento do cabo.
O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com a mesma velocidade de içamento do cabo.
O esquema não funcionará, pois a talha não terá potência suficiente para elevar a carga.
Engenharia Mecânica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
0,125 GPa.
250 GPa.
7,5 GPa.
1,25 GPa.
12,5 GPa.
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Uma aeronave não tripulada é propelida por hélice que é acionada por um motor de combustão interna. A inércia da hélice e das partes girantes do motor vale 16 kgm2, e a rotação do conjunto é igual a 3 000 rpm. Qual o valor do momento giroscópico desse conjunto sobre o restante da aeronave quando esta executa uma curva de raio igual a 80 m e velocidade tangencial igual a 40 m/s
3 789 Nm.
1 571 Nm.
5 773 Nm.
1 043 Nm.
2 513 Nm.
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3 < K < 12.
K > 6.
K < 0.
0 < K < 6.
O sistema é instável para qualquer valor de K.
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Numa operação de desbaste em torneamento cilíndrico, a velocidade de corte é igual a 30 m/min. O diâmetro da peça usinada igual a 30 mm. Dentre as velocidades disponíveis para rotação da placa do torno, qual deverá ser usada?
1 000 rpm.
800 rpm.
300 rpm.
500 rpm.
1 200 rpm.
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não há perdas de carga, pois a vazão é muito pequena.
há somente perda de carga distribuída nos trechos retilíneos de tubulação.
há apenas perda de carga localizada na válvula de retenção VR1, no início da tubulação de sucção.
há perdas de carga distribuídas nos trechos retilíneos de tubos e há também perdas de carga localizadas nas mudanças de direção, válvulas e mudanças de seção.
como há uma bomba centrífuga, não é preciso se preocupar com eventuais perdas de carga.
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Uma aeronave se desloca em voo supersônico com velocidade igual a Mach 1,25. Um observador ouve o ruído da aeronave 3,0 s após a passagem desta sobre a sua vertical. Admitindo que a temperatura da atmosfera é uniforme e é igual a 5 ºC e que a velocidade do som nessas condições vale 334 m/s, pode-se dizer que a aeronave está na seguinte altitude:
67 m.
212 m.
3 467 m.
2 509 m.
1 670 m.
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