Questões sobre Geral

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Um eixo feito em aço ABNT 4340 deverá ser temperado e revenido. O eixo tem 55 mm de diâmetro e comprimento igual a 450 mm. Sobre os tratamentos térmicos mencionados para este eixo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido a temperatura superior a 730 ºC, sendo em seguida resfriado em óleo. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 600 ºC, e o resfriamento será ao ar.

  • B.

    Tanto para a têmpera quanto para o revenimento, o aquecimento deverá ocorrer até a temperatura de 1 000 ºC. E o resfriamento se dará sempre em água.

  • C.

    O material considerado não pode ser temperado, revenido, ou passar por qualquer tratamento térmico, pois perderá suas propriedades mecânicas.

  • D.

    Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido até a temperatura de 600 ºC, sendo em seguida resfriado em água. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 600 ºC, e o resfriamento será na água.

  • E.

    Para a têmpera, o eixo deverá ser aquecido até a temperatura acima de 1 530 ºC, sendo em seguida resfriado em óleo. Para o revenimento, a temperatura de aquecimento deverá ser de 1 000 ºC, e o resfriamento será em óleo.

Com relação aos requisitos para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores destinados ao transporte de passageiros em edifícios novos no Brasil, julgue os próximos itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    0,5 mm.

  • B.

    5,0 mm.

  • C.

    1,0 mm.

  • D.

    0,25 mm.

  • E.

    0,001 mm.

  • A.

    O sistema não funcionará, pois a carga içada é maior que a capacidade da talha.

  • B.

    O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com metade da velocidade de içamento do cabo.

  • C.

    O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com o dobro da velocidade de içamento do cabo.

  • D.

    O esquema funcionará sem problemas, pois a carga no cabo é menor que a capacidade da talha. A carga subirá com a mesma velocidade de içamento do cabo.

  • E.

    O esquema não funcionará, pois a talha não terá potência suficiente para elevar a carga.

  • A.

    0,125 GPa.

  • B.

    250 GPa.

  • C.

    7,5 GPa.

  • D.

    1,25 GPa.

  • E.

    12,5 GPa.

Uma aeronave não tripulada é propelida por hélice que é acionada por um motor de combustão interna. A inércia da hélice e das partes girantes do motor vale 16 kgm2, e a rotação do conjunto é igual a 3 000 rpm. Qual o valor do momento giroscópico desse conjunto sobre o restante da aeronave quando esta executa uma curva de raio igual a 80 m e velocidade tangencial igual a 40 m/s

  • A.

    3 789 Nm.

  • B.

    1 571 Nm.

  • C.

    5 773 Nm.

  • D.

    1 043 Nm.

  • E.

    2 513 Nm.

  • A.

    –3 < K < 12.

  • B.

    K > 6.

  • C.

    K < 0.

  • D.

    0 < K < 6.

  • E.

    O sistema é instável para qualquer valor de K.

Numa operação de desbaste em torneamento cilíndrico, a velocidade de corte é igual a 30 m/min. O diâmetro da peça usinada igual a 30 mm. Dentre as velocidades disponíveis para rotação da placa do torno, qual deverá ser usada?

  • A.

    1 000 rpm.

  • B.

    800 rpm.

  • C.

    300 rpm.

  • D.

    500 rpm.

  • E.

    1 200 rpm.

  • A.

    não há perdas de carga, pois a vazão é muito pequena.

  • B.

    há somente perda de carga distribuída nos trechos retilíneos de tubulação.

  • C.

    há apenas perda de carga localizada na válvula de retenção VR1, no início da tubulação de sucção.

  • D.

    há perdas de carga distribuídas nos trechos retilíneos de tubos e há também perdas de carga localizadas nas mudanças de direção, válvulas e mudanças de seção.

  • E.

    como há uma bomba centrífuga, não é preciso se preocupar com eventuais perdas de carga.

Uma aeronave se desloca em voo supersônico com velocidade igual a Mach 1,25. Um observador ouve o ruído da aeronave 3,0 s após a passagem desta sobre a sua vertical. Admitindo que a temperatura da atmosfera é uniforme e é igual a 5 ºC e que a velocidade do som nessas condições vale 334 m/s, pode-se dizer que a aeronave está na seguinte altitude:

  • A.

    67 m.

  • B.

    212 m.

  • C.

    3 467 m.

  • D.

    2 509 m.

  • E.

    1 670 m.

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