Questões de Engenharia Mecânica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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  • A.

    33,30

  • B.

    33,35

  • C.

    35,05

  • D.

    36,75

  • E.

    36,80

  • A.

    100% de bainita.

  • B.

    100% de perlita fina.

  • C.

    100% de perlita grosseira.

  • D.

    100% de martensita.

  • E.

    50% de perlita fina e 50% de bainita.

O parafuso que elimina a necessidade de um furo roscado ou porca por cortar o material em que é preso, e é normalmente utilizado na montagem de peças feitas de lâminas metálicas de pequena espessura, denomina-se parafuso

  • A.

    de travamento

  • B.

    dentado

  • C.

    Allen

  • D.

    autoatarraxante

  • E.

    prisioneiro

Para minimizar as vibrações de um motor, em decorrência do desbalanceamento de seus componentes, um engenheiro projetou uma base elástica de rigidez K constante e amortecimento desprezível. Se a massa do motor é M, e a força desbalanceadora periódica tem amplitude F0, considerando o sistema como sendo de um grau de liberdade, a amplitude dos deslocamentos vibratórios do motor é

  • A.

    continuamente crescente com a rotação do motor.

  • B.

    continuamente decrescente com a rotação do motor.

  • C.

    independente da força desbalanceadora.

  • D.

    independente da frequência natural do sistema.

  • E.

    máxima quando o valor da rotação do motor coincidir com a frequência natural do sistema.

Ao se desejar transmitir movimento com grandes reduções de velocidade (superior a 1:50) entre dois eixos perpendiculares entre si e que não se cruzam, uma das possibilidades é por meio de um par

  • A.

    de engrenagens de dentes retos

  • B.

    de engrenagens cônicas de dentes retos

  • C.

    de engrenagens cônicas descentradas

  • D.

    pinhão e cremalheira

  • E.

    coroa e sem-fim

Um sistema mecânico em vibração é modelado como sistema linear de dois graus de liberdade, um de translação e outro de rotação. Sendo desprezíveis os eventuais efeitos dissipativos ocorrentes no sistema, suas duas frequências naturais

  • A.

    independem das massas do sistema.

  • B.

    independem das rigidezes dos elementos flexíveis do sistema.

  • C.

    dependem das excitações atuantes no sistema.

  • D.

    dependem das condições iniciais de movimento relativas aos graus de liberdade.

  • E.

    dependem das massas e das rigidezes envolvidas no sistema.

O balanceamento das massas rotativas fixadas a eixos relativamente longos de uma máquina evita ou reduz os efeitos vibratórios ocorrentes no eixo. Não estando balanceadas, essas massas produzem no eixo, preponderantemente, um efeito de

  • A.

    flexão

  • B.

    torção

  • C.

    flambagem

  • D.

    cargas axiais de tração

  • E.

    cargas axiais de compressão

  • A.

    volumétrico rotativo de palhetas

  • B.

    volumétrico rotativo de parafusos

  • C.

    volumétrico rotativo de lóbulos

  • D.

    dinâmico rotativo centrífugo

  • E.

    dinâmico rotativo radial

A área que representa a redução do trabalho adiabático reversível, devido à refrigeração do gás ao ser descarregado pelo 2º estágio, corresponde a

  • A.

    A1-2a-4a-4-1

  • B.

    A2a’-2b’-4b-4a-2a’

  • C.

    A2a-2b-2b’-2a’-2a

  • D.

    A2b”-2c’-3-4b-2b”

  • E.

    A2b-2-2c’-2b”-2b

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