Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as definições usuais de pressão para o ar atmosférico, assinale a opção correta.
A pressão manométrica é obtida por meio da leitura direta de um manômetro de mercúrio.
Pressão absoluta corresponde a uma pressão medida por instrumento rastreado pelo INMETRO e classificado por esse órgão como absoluto.
Pressão barométrica é um termo utilizado sempre que se refere à pressão medida por um barômetro, ao nível do mar.
A pressão absoluta é obtida da pressão manométrica subtraída da pressão atmosférica local.
A pressão diferencial é definida como aquela resultante da diferença entre as pressões medidas entre dois níveis de pressão quaisquer.
Com relação aos processos de transferência de calor entre o ar no interior de um duto metálico e o ambiente externo, assinale a opção correta.
A velocidade de escoamento do ar no interior do duto não afeta o processo de transferência de calor.
Pode-se reduzir o ganho de calor por radiação utilizando-se, para a superfície externa do duto, um material de baixa emissividade e alta refletividade.
A forma geométrica do duto e do meio externo a ele não afeta a transferência de calor.
Devido à baixa condutividade térmica do ar, a cobertura isolante térmica aplicada sobre o duto deve ser suficientemente porosa para assegurar o contato entre o ar externo e a superfície do duto.
Com referência à figura acima, que ilustra esquematicamente um sistema de condicionamento de ar que atende a um espaço ocupado, assinale a opção correta.
O damper B, responsável pela tomada de ar externo de renovação, deve sempre garantir uma vazão constante e igual a N × 27 m3 . h-1, em que N é o número máximo de ocupantes dos espaços climatizados atendidos pelo sistema.
O esquema mostra que a instalação da serpentina de aquecimento, logo após a serpentina de resfriamento, está incorreta. Serpentinas de aquecimento são usadas unicamente em aplicações de climatização em climas frios.
Pela abertura do damper C é possível recircular grande parte do ar proveniente das zonas ocupadas, fazendo que o ar se misture com o ar de renovação admitido pelo damper B. Dessa mistura resulta o estado do ar a montante do filtro mostrado.
O damper C é responsável por rejeitar o excesso de ar admitido pelo damper B através do damper A.
O esquema mostrado está incompleto, pois, em qualquer sistema de ar condicionado, é sempre necessário adotar umidificadores (inexistentes no esquema), sem os quais se torna impossível ajustar a umidade relativa do ar.
35 < X < 40
40 < X < 49
49 < X < 55
55 < X < 58
58 < X < 62
A figura acima mostra o desempenho divulgado por um fabricante para o COP do chiller em uso, em função do seu percentual de carga. Considerando essas informações, é correto afirmar que o COP do chiller em operação
é aproximadamente 66% menor que o divulgado pelo fabricante.
difere do COP divulgado pelo fabricante em menos de 5%, que é uma discrepância aceitável.
é aproximadamente 55% menor que o obtido com os dados registrados. Esses dados devem ser revistos, já que, certamente, existe um erro em um dos valores anotados pelo operador.
é 50% menor que o COP divulgado pelo fabricante.
é cerca de 50% maior que o COP divulgado pelo fabricante. Esses dados devem ser revistos já que, certamente, existe um erro em um dos valores anotados pelo operador.
Com base nas propriedades do R717 superaquecido mostradas na tabela acima, é correto afirmar que a eficiência isentrópica de compressão em porcentagem, para o compressor do chiller em uso, se encontra no intervalo entre
25% e 35%.
35% e 45%.
46% e 50%.
51% e 55%.
59% e 65%.
Se o técnico responsável pela operação do sistema em questão informar a possível presença de líquido na sucção do compressor, o engenheiro responsável, após analisar os dados fornecidos na ficha mostrada, deve
confirmar a possível ocorrência, já que o grau de superaquecimento na sucção do compressor é de aproximadamente 5 K.
confirmar a possível ocorrência, já que o grau de superaquecimento na sucção do compressor é de aproximadamente 10 K.
considerar equivocada a anotação dessa ocorrência, já que o grau de superaquecimento na sucção do compressor é de aproximadamente 5 K.
notificar que não há dados suficientes para avaliar a ocorrência relatada, pois a temperatura de evaporação não foi registrada pelo operador.
considerar equivocada a anotação dessa ocorrência, já que o grau de superaquecimento na sucção do compressor é de aproximadamente 10 K.
De acordo com a carta psicrométrica mostrada, a temperatura de ponto de orvalho do estado representado pelo ponto A é aproximadamente igual a
15 ºC.
20 ºC.
25 ºC.
30 ºC.
35 ºC.
Se o ar úmido no estado especificado na figura pelo ponto A for submetido a um processo de resfriamento evaporativo adiabático com uma efetividade de 80%,
a temperatura de bulbo úmido ao final do processo será igual a 22 ºC.
a temperatura de bulbo seco ao final do processo será de 20 ºC.
temperatura de bulbo seco ao final do processo será de 20 ºC.
temperatura de bulbo seco ao final do processo permanecerá constante.
o ar estará saturado ao final do processo.
Se correntes de ar úmido nos estados especificados na figura pelos pontos A e B passam por uma mistura adiabática, tendo a corrente A o dobro da vazão mássica da corrente B, existirá um estado C cuja umidade absoluta, em kg.kg-1, será aproximadamente igual a
0,016.
0,026.
0,011.
0,022 (o dobro do valor estado A).
0,013 (metade do valor no estado B).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...