Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o tratamento térmico da têmpera, conceitua-se como temperabilidade o(a)
capacidade que o meio temperante possui de retirar calor ao material.
relação entre a dureza antes e depois da têmpera.
velocidade de transformação da martensita até o joelho da curva T-T-T.
suscetibilidade de endurecimento por um resfriamento rápido.
valor médio da dureza obtido no ensaio Jominy.
Com relação a processos genéricos de troca de calor, julgue os itens a seguir.
Considerando-se que, em processos de troca de calor por convecção natural, o número de Grashof seja um grupo adimensional cuja interpretação física é similar à que se dá ao número de Reynolds em fenômenos de troca de calor por convecção forçada, é correto afirmar que quanto maior for o número de Grashof, maior será a importância dos efeitos associados ao empuxo líquido em relação à ação das forças viscosas do escoamento.
Bombas hidráulicas, componentes normalmente usadas em instalação hidráulica, são máquinas que recebem energia mecânica e a transforma em energia hidráulica fornecida ao fluido. Acerca de bombas hidráulicas, julgue os itens seguintes.
As bombas peristálticas permitem a variação da vazão de acordo com o ritmo de funcionamento da bomba, porém não podem ser usadas como dosadoras de líquidos de alta viscosidade ou com conteúdos sólidos.
O processo de soldagem no qual a união das peças é feita pela fusão por meio de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não-consumível e a peça de trabalho, com proteção por um gás inerte, é denominado
brasagem.
MIG/MAG.
TIG.
eletrodo revestido.
arame tubular.
Com relação aos métodos numéricos, largamente empregados em engenharia, julgue os itens a seguir.
No método de diferenças finitas para a solução de problemas de transferência de calor, o erro de truncamento é proporcional ao espaçamento dos nós da malha e à magnitude do passo de tempo.
No ensaio de tração, um corpo de prova padrão, de comprimento L0 e secção de área nominal A0, é submetido a uma força de tração F crescente. Medindo-se o correspondente deslocamento é possível traçar o diagrama tensão versus deformação , e como esquematizado na figura a seguir.
Considerando os elementos do ensaio de tração mostrados na figura acima, julgue os itens de 55 a 59.
O valor S 3 é denominado resistência verdadeira na fratura.
Na solda pelo processo de eletrodo revestido, o revestimento tem várias funções metalúrgicas no processo. Diferentes composições químicas são utilizadas para se alcançar diferentes objetivos. Com referência ao revestimento rutílico, assinale a opção correta.
Gera escória com características básicas que, em adição com o dióxido de carbono gerado pela decomposição do carbonato, protege a solda do contato com a atmosfera. Essa escória exerce uma ação benéfica sobre a solda, dessulfurando-a e reduzindo o risco de trincas de solidificação.
Produz pouca quantidade de escória, e o arco é muito intenso, causando grande volume de respingos e alta penetração, quando comparado a outros tipos de revestimento.
Produz escória oxidante, abundante e de fácil destacabilidade. Eletrodos com esse revestimento podem ser utilizados com correntes contínua ou alternada e apresentam baixa penetração.
Produz escória abundante, densa e de fácil destacabilidade. O eletrodo com esse revestimento é de fácil manipulação e pode ser utilizado em qualquer posição, exceto se contiver grande teor de pó de ferro.
Produz escória ácida, abundante e porosa e de fácil remoção. Eletrodos com esse revestimento apresentam penetração média e alta taxa de fusão, causando uma poça de fusão volumosa, e em conseqüência, tem a aplicação limitada às posições plana e filete horizontal.
Com relação aos métodos numéricos, largamente empregados em engenharia, julgue os itens a seguir.
Quando o número de nós da malha e o passo de tempo aumentam, o erro de truncamento, associado à expansão por séries de Taylor utilizada na aproximação da equação diferencial parcial, decresce e tende a zero no limite.
No ensaio de tração, um corpo de prova padrão, de comprimento L0 e secção de área nominal A0, é submetido a uma força de tração F crescente. Medindo-se o correspondente deslocamento é possível traçar o diagrama tensão versus deformação , e como esquematizado na figura a seguir.
Considerando os elementos do ensaio de tração mostrados na figura acima, julgue os itens de 55 a 59.
O valor S 4 corresponde à resistência à tração do material, ou seja, a força máxima aplicada ao corpo de prova dividida pela área nominal A 0 .
A e B são eventos em um mesmo espaço de amostra S. A probabilidade de ocorrer A é 0,2 e de ocorrer B e 0,6. A interseção de A e B tem probabilidade 0,1. Nesse caso, a probabilidade da união de A e B é igual a
0,5.
0,6.
0,7.
0,8.
0,12.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...