Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos mecanismos de transferência de calor.
O mecanismo de condução de calor em líquidos pode ser negligenciado em face do movimento do fluido e de seu processo de transporte advectivo.
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos mecanismos de transferência de calor.
O mecanismo de condução de calor em sólidos é um fenômeno associado à difusão de energia de natureza microscópica. Materiais metálicos, devido à sua constituição atômica, proporcionam o transporte condutivo de calor em seu interior com baixos valores de condutividade térmica.
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos mecanismos de transferência de calor.
Para a troca convectiva sobre uma placa plana, em regime laminar, para número de Prandl igual à unidade, as espessuras das camadas limites hidrodinâmica e térmica são equivalentes.
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos mecanismos de transferência de calor.
O mecanismo de transferência de calor por meio de radiação envolve a propagação, emissão e absorção de energia em forma de ondas eletromagnéticas no espectro do visível (400 nm-700 nm), infravermelho (700 nm-1 mm) e parte do ultravioleta (100 nm-400 nm).
A troca de calor por convecção é quantificada a partir do uso de fórmulas empíricas para parametrização do coeficiente de troca convectiva (h). Tais fórmulas são obtidas a partir de estudos teóricos, experimentais ou numéricos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
O número adimensional denominado Nusselt é um parâmetro que envolve diretamente h. Para problemas de convecção forçada e natural, esse parâmetro é função dos números de Reynolds e Prandtl, os quais são, respectivamente, os parâmetros hidrodinâmico e térmico de um problema específico.
A troca de calor por convecção é quantificada a partir do uso de fórmulas empíricas para parametrização do coeficiente de troca convectiva (h). Tais fórmulas são obtidas a partir de estudos teóricos, experimentais ou numéricos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
Em trocadores de calor, o aumento de coeficientes de troca convectiva induz um aumento de efetividade.
Um tubo de comprimento L e fechado na sua extremidade B está disposto em um plano horizontal, conforme apresentado na figura acima. Esse tubo contém uma esfera de massa m, inicialmente em repouso, no seu interior, junto à extremidade A. Um motor, não mostrado no desenho, faz o tubo girar com velocidade angular constante em torno do eixo vertical OO' que passa por A. Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.
O trabalho cedido pelo motor para levar a esfera de massa m, de A a B é igual a: .
Um tubo de comprimento L e fechado na sua extremidade B está disposto em um plano horizontal, conforme apresentado na figura acima. Esse tubo contém uma esfera de massa m, inicialmente em repouso, no seu interior, junto à extremidade A. Um motor, não mostrado no desenho, faz o tubo girar com velocidade angular constante em torno do eixo vertical OO' que passa por A. Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.
Considerando que a esfera se desloca para o ponto B, a energia necessária para mantê-la nesse ponto independe da existência de atrito entre a esfera e a parede interna do tubo.
Considere que um caminhão transporta, no plano horizontal, um bloco de pedra com base quadrada e altura igual ao dobro da base, conforme mostrado na figura acima. Nessa situação, considerando que o coeficiente de atrito entre a base e o caminhão seja : e a aceleração da gravidade seja , julgue os itens que se seguem.
O bloco tombará, se o caminhão frear com aceleração superior a 2g.
Considere que um caminhão transporta, no plano horizontal, um bloco de pedra com base quadrada e altura igual ao dobro da base, conforme mostrado na figura acima. Nessa situação, considerando que o coeficiente de atrito entre a base e o caminhão seja : e a aceleração da gravidade seja , julgue os itens que se seguem.
Se o coeficiente de atrito entre o pneu do caminhão e o asfalto for menor que ao se frear o caminhão, o bloco não escorregará.
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