Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na série eletroquímica (série galvânica), um metal A é mais nobre que um metal B. Isto significa que quando colocados em contato na presença de um eletrólito
o metal A sofrerá corrosão.
o metal B sofrerá corrosão.
ambos sofrerão corrosão, porém o metal A corroerá mais que o metal B.
A e B sofrerão corrosão em intensidades iguais.
A corrosão é um processo essencialmente elétrico. Uma corrente elétrica flui entre o cátodo e o ânodo imersos em um eletrólito, fechando o circuito. A fonte de potencial elétrico para ativar uma célula de corrosão pode se originar de vários fenômenos. Por exemplo, áreas de um metal cobertos com sujeira ou incrustrações, na presença de umidade podem dar origem a uma célula de corrosão. Célula com essa caracterização é denominada
célula anódica.
célula de composição.
célula de concentração.
célula de tensão.
Estratégias para inibir ou reduzir a corrosão envolvem, basicamente, a interrupção do circuito elétrico da célula corrosiva ou a redução de potencial de ativação. Por exemplo, como o zinco possui potencial de eletrodo mais elevado que o ferro, que é o principal componente do aço, um método de prevenção da corrosão de cascos de navios consiste na fixação de placas de zinco no casco, que é de aço. Esse método de prevenção da corrosão é denominado
inibição por barreira.
passivação.
proteção anódica.
proteção catódica.
O sistema de classificação mais adotado para os aços na prática é o SAE-AISI, também determinado pela ABNT. Nesse sistema, o aço é designado por quatro dígitos, XXYY, em que os dígitos XX indicam o tipo de aço e os dígitos YY o teor de carbono. Um aço 4030 é um aço com 0,30% de carbono que contém como principal elemento de liga
níquel e molibdênio.
molibdênio.
cromo e vanádio.
níquel.
Plásticos e borrachas são as designações comuns para elastômeros e polímeros. Polímeros são obtidos a partir de moléculas simples de compostos orgânicos que se agrupam em longas cadeias. Alguns polímeros são chamados de termoplásticos pois possuem cadeias não entrelaçadas, fazendo com que o aquecimento reduza as forças de coesão. Isso significa que podem ser reaquecidos e novamente moldados. Entre os polímeros listados abaixo, assinale o que não é termoplástico.
náilon
pvc
epóxi
acrílico
Os latões são ligas metálicas não-ferrosas cujos componentes básicos são
cobre e estanho.
cobre e zinco, com pelo menos 50% de cobre.
cobre e alumínio.
níquel e cobre.
O fator de potência fornece uma indicação do grau de utilização da energia que é paga à concessionária. Acerca desse assunto e tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta.
Fator de potência de uma instalação é a relação entre a potência aparente e a potência ativa.
Em um circuito puramente resistivo o fator de potência é nulo, pois não há potencia reativa.
Quanto maior o consumo de energia reativa, para o mesmo consumo de energia ativa, maior será o fator de potência.
A legislação determina que o fator de potência deve ser mantido o mais próximo possível da unidade, mas permite um valor mínimo de 0,92.
O fator de carga (FC) é, junto com o fator de potência, um indicador do desempenho da instalação. Acerca do fator de carga assinale a opção correta.
O FC, é a relação entre as demandas máxima e média de uma instalação.
O FC, é a relação entre a carga instalada e a demanda máxima de uma instalação.
O custo unitário ótimo de energia, que seria aquele obtido para um FC = 1, só pode ser alcançado se a carga na instalação for mantida constante e ligada na demanda máxima o tempo todo.
O custo unitário da energia elétrica em uma instalação industrial, é diretamente proporcional ao fator de carga da instalação.
Motores elétricos são máquinas capazes de transformar energia elétrica em energia mecânica, utilizando normalmente o princípio da reação entre dois campos magnéticos. Acerca do motores elétricos, assinale a opção incorreta.
Nos motores de corrente contínua o estator é formado por bobinas fixas que, com a passagem da corrente contínua, criam pólos magnéticos que induzem correntes no rotor, fazendo-o girar. Nesse tipo de motor não é possível inverter o sentido de rotação.
A principal diferença entre o motor de corrente alternada universal e o motor de indução é que no motor de indução, a corrente é induzida pelo campo magnético variável do estator, enquanto no motor universal a corrente vem da rede elétrica.
Os motores de indução monofásicos de fase dividida a capacitor são reversíveis por meio da inversão da polaridade do enrolamento auxiliar em relação à do enrolamento principal.
A diferença de velocidade que existe entre a velocidade síncrona do campo magnético girante e a velocidade na qual gira o rotor de um motor de indução trifásico é chamada de escorregamento e é normalmente expressa em porcentagem.
O gráfico acima representa dois diagramas tensão-deformação, obtidos em um ensaio de tração dos aços A e B. Na tensão elástica de 270 MPa, estão indicados dois valores de deformação para esses aços. Com relação ao ensaio de tração dos aços A e B ilustrados na figura, julgue os seguintes itens.
O aço B é mais tenaz que o aço A apesar de ter menor resistência mecânica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...