Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Em uma turbina a vapor real, o processo de expansão ocorre sempre com algum grau de irreversibilidade. Desse modo, para um mesmo estado termodinâmico inicial do vapor superaquecido e um mesmo salto de pressão na expansão, a entalpia final do fluido será

  • A. maior que a correspondente expansão isobárica.
  • B. maior que a correspondente expansão isotérmica.
  • C. maior que a correspondente expansão isentrópica.
  • D. maior que a correspondente expansão isentálpica.
  • E. sempre duas vezes maior que a correspondente isentrópica.

Em relação à classificação e aos ciclos de potência que utilizam turbinas a vapor, julgue os itens que se seguem. Em um ciclo de turbina a vapor ideal, o rendimento é máximo, pois, em condições ideais, a única entrada de energia requerida é a necessária ao bombeamento do condensado para que circule o fluido de trabalho, de modo a elevar sua pressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao uso de diferentes combustíveis em motores do ciclo Diesel ou Otto, assinale a opção correta.

  • A. Falhas elétricas no sistema de ignição por centelha são a causa principal da emissão de fumaça preta nos motores diesel.
  • B. Em motores do ciclo Otto tradicionais, a ignição de etanol é realizada por meio da pulverização desse fluido no interior do cilindro, no final do processo de compressão.
  • C. A ignição de biodiesel via processo de compressão depende do grau de pré-mistura de ar e combustível estabelecido na fase de admissão.
  • D. Se o índice de cetano de um biodiesel for menor que o de óleo diesel puro, mantidas inalteradas todas as outras condições, a ignição do biodiesel sofrerá atraso, comparativamente ao óleo diesel puro.
  • E. Se o índice de cetano da gasolina for maior que a do óleo diesel puro, mantidas inalteradas todas as outras condições, a ignição da gasolina sofrerá um menor nível de atraso.

Em relação à classificação e aos ciclos de potência que utilizam turbinas a vapor, julgue os itens que se seguem. Uma turbina a vapor será classificada como turbina de condensação — indicada para baixas potências — quando ocorre a formação de condensado no interior da turbina, ou como turbina de contrapressão, quando o vapor de descarga apresenta pressão inferior à pressão atmosférica.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. O percurso 1-5-6-7 indica compressão feita de forma adiabática, o que acarreta economia de energia no processo de compressão total.
  • B. O processo identificado por 5-6 não pode ser realizado em compressor de dois estágios.
  • C. Os processos principais de compressão são essencialmente isotérmicos.
  • D. Os processos 3-8 e 8-4 indicam admissão de ar, correspondente ao percurso realizado pelo pistão quando se desloca do ponto morto superior para o ponto morto inferior.
  • E. Se a compressão do segundo estágio iniciar no estado 6, a área identificada por A indica economia de energia no processo de compressão total.

Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir. A autoignição corresponde à combustão da mistura combustível devido às baixas temperaturas na câmara de combustão, quando o motor está frio, mesmo se a octanagem da gasolina estiver bem ajustada à taxa de compressão do motor. Embora a autoignição não cause dano ao motor, é recomendável a adoção de velas de ignição com grau térmico elevado quando o motor opera com frequentes partidas a frio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que é apresentada a melhor estimativa do número de exaustores com capacidade igual a 4.000 m3/h, para atender à necessidade de renovação de ar em um auditório que meça, aproximadamente, 20 m de comprimento, 10 m de largura e 5 m de altura, com taxa de renovação de ar igual a 20 vezes por hora.

  • A. 5
  • B. 25
  • C. 20
  • D. 15
  • E. 10

Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir. A diferença entre o momento em que a centelha da vela de ignição é gerada e a posição do pistão em relação ao ponto morto superior denomina-se avanço. Basicamente, o avanço pode ser dos tipos a vácuo, centrífugo ou eletrônico. No avanço eletrônico, mais moderno e mais utilizado atualmente, controla-se a injeção e a ignição simultaneamente por meio de uma central eletrônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir. Na detonação, a ignição da mistura ar/combustível ocorre fora do ponto ideal, o que causa ondas de choque com aumentos anormais e localizados de temperatura e pressão. Essa ocorrência depende do tipo de combustível e das características do motor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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