Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um recipiente de volume V e peso próprio P flutua em água doce. Nessa situação, a expressão do máximo volume VL de líquido de densidade ρ, superior à densidade da água, ρa, que pode ser colocado no recipiente sem que ele perca a flutuabilidade é

  • A.

    VL = V(pa /p) – P/p·g.

  • B.

    VL = V(p/pa) – P·p·g.

  • C.

    VL = V(p/pa) + P·p·g.

  • D.

    VL = V(pa /p) + P/pa·g.

  • E.

    VL = V(pa /p) + P/p·g.

Tendo em vista os aspectos teóricos e práticos da teoria de transferência de calor, julgue os itens subsecutivos.

Um pequeno corpo encontra-se à temperatura T e está armazenado em um grande recinto isotérmico cuja temperatura também é T, de maneira que esse recinto pode ser considerado uma cavidade negra. Nessas condições, a absortividade hemisférica e a emissividade hemisférica do corpo serão iguais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área anular captura 30% da energia radiante total emitida pelo disco.

  • C. Certo
  • E. Errado

A distribuição de velocidades de um escoamento estacionário e incompressível é expressa por V = 3xi +Cj + 0k, em que C é uma constante. Para que seja satisfeito o princípio de conservação da massa, a constante C deverá ser igual a

  • A.

    3.

  • B.

    -3.

  • C.

    1/3.

  • D.

    2/3.

  • E.

    3/2.

Tendo em vista os aspectos teóricos e práticos da teoria de transferência de calor, julgue os itens subsecutivos.

A eficiência de uma aleta é definida como a razão entre a taxa de transferência de calor através de uma superfície com área igual à da base da aleta e a taxa de transferência de calor real através dessa aleta.

  • C. Certo
  • E. Errado

O câmbio automático utilizado em veículos automotores é composto por uma caixa de engrenagens planetárias, acoplada a um conversor de torque, que transmite o torque gerado pelo motor do veículo à caixa de engrenagens. A respeito do funcionamento do conversor de torque, julgue os itens seguintes.

A potência no eixo movido é igual à potência no eixo motor do conversor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma planta de potência opera entre uma fonte de calor a 800 K e um dissipador a 320 K. A eficiência térmica da planta é 55% da eficiência térmica da máquina de Carnot para os mesmos níveis de temperatura. Nesse caso, a eficiência térmica da planta é igual a

  • A.

    29%.

  • B.

    30%.

  • C.

    31%.

  • D.

    32%.

  • E.

    33%.

Com base nos conceitos da termodinâmica clássica aplicados a compressores alternativos, motores de combustão interna e turbinas a gás, julgue os seguintes itens.

A eficiência térmica do ciclo Brayton das turbinas a gás que operem entre dois níveis de temperatura fixos será tanto maior quanto maior for a razão entre as pressões da substância de trabalho antes e depois do processo de compressão do ciclo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O câmbio automático utilizado em veículos automotores é composto por uma caixa de engrenagens planetárias, acoplada a um conversor de torque, que transmite o torque gerado pelo motor do veículo à caixa de engrenagens. A respeito do funcionamento do conversor de torque, julgue os itens seguintes.

Quando operando em regime permanente, o torque no eixo movido pelo conversor é maior do que o torque fornecido pelo motor.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desempenho de aletas na dissipação do calor em objetos pode ser avaliado de diferentes maneiras. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A eficiência de uma aleta é dada pela razão entre o calor dissipado por toda a aleta e o calor máximo que o objeto poderia dissipar, caso estivesse à temperatura igual à temperatura da base.

  • B.

    A eficiência global de superfície de aleta é uma medida da eficiência, definida pela razão entre o calor dissipado pela superfície de uma aleta e a soma das taxas de transferência de calor de todas as aletas e do corpo do objeto.

  • C.

    A eficiência de uma aleta é determinada pela razão entre a taxa de transferência de calor real da aleta e a taxa de transferência de calor de uma aleta do mesmo tipo com uma ponta adiabática.

  • D.

    A efetividade de uma aleta é a razão entre a taxa de transferência de calor real da aleta e a taxa de transferência de calor através da base de uma aleta do mesmo tipo.

  • E.

    Efetividade da aleta é a razão entre a taxa de transferência de calor da aleta e a taxa de transferência de calor do objeto, caso não existisse a aleta.

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