Questões de Engenharia Mecânica da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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O desenho técnico em perspectiva isométrica de um mancal usado em aplicações metroferroviárias pode ser feito computacionalmente por softwares específicos, como o AutoCAD versão 2013. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que, uma vez selecionada a opção isometric snap, o cursor pode ser modificado para desenhar isometricamente em três opções diferentes, por meio da(s) tecla(s) de atalho

  • A. F5.
  • B. SHIFT+A.
  • C. F3.
  • D. CTRL+D.
  • E. CTRL+A.

A climatização e o conforto térmico de ambientes exigem o controle do vapor no ar, que pode ser quantificado por meio da entalpia, da umidade absoluta, da temperatura de bulbo úmido, do volume específico e da temperatura de bulbo seco. Supondo que um projeto considerou o processo psicrométrico ilustrado na figura apresentada, assinale a alternativa que melhor indica o processo 1-3.

  • A. Resfriamento e umidificação.
  • B. Aquecimento e umidificação.
  • C. Umidificação sem aquecimento.
  • D. Resfriamento e desumidificação.
  • E. Aquecimento e desumidificação.

Uma sala de controle do tráfego metroviário deve ser devidamente climatizada por um equipamento condicionador de ar. O projeto arquitetônico prediz que essa sala tem 5,5 m de comprimento, 4,5 m de largura, 2,5 m de altura com paredes de tijolo com espessura de 10 cm e condutividade térmica de 0,2 W.m-1. K-1. O projeto térmico está considerando uma temperatura de conforto térmico de 23 ºC e uma temperatura externa máxima de 43 ºC devido à casa de máquinas, em dia de verão.

Considerando os aparelhos de ar-condicionado apresentados na tabela, assinale a alternativa que indica aquele que melhor atende às necessidades do projeto em questão.

  • A. X.
  • B. Y.
  • C. Z.
  • D. W.
  • E. K.

Um componente metroviário fabricado com aço martensítico e com limite de escoamento de 500 MPa, resistência à tração de 800 MPa, limite de fadiga corretamente corrigido de 400 MPa para carregamento alternado e uma vida de 106 ciclos, dureza Brinell de 285 HB e módulo de elasticidade de 200 GPa foi inspecionado em teste dinâmico, e seu ponto crítico foi verificado com uma máxima tensão de Von Mises de 200 MPa. Com base nessas informações, é correto concluir que o fator de segurança do componente testado é igual a

  • A. 0,25.
  • B. 0,5.
  • C. 1.
  • D. 2.
  • E. 4.

Com relação à bomba de calor reversível que trabalha em regime de água entre 30 oC e 35 oC para aquecimento, e entre 18 oC e 23 oC para arrefecimento, composta por um compressor do tipo scroll com ventilador helicoidal, permutador de placas em inox, coeficiente de performance de 5, potência em quente de 20 kW e, em frio, de 30 kW, é correto afirmar que ela tem potência de compressão, em kW, para o caso de refrigeração, equivalente a

  • A. 2.
  • B. 3.
  • C. 4.
  • D. 5.
  • E. 6.

Um lote de elementos de máquinas de aço usado na composição de um trem metroviário foi desqualificado por não atender aos requisitos técnicos quanto às propriedades mecânicas. O técnico de manutenção encaminhou uma amostra do mesmo lote, sem consentimento do engenheiro responsável, para submetê-lo a aquecimento até 730 oC, seguido de um resfriamento moderado até 300 oC. Após o procedimento citado, verifica-se, por meio de metalografia, que a microestrutura é mais parecida com a

  • A. martensita.
  • B. austenita.
  • C. perlita.
  • D. martensita revenida.
  • E. bainita.

O acabamento superficial é um fator relevante para o dimensionamento contra a falha por fadiga de importantes elementos de máquinas, tais como engrenagens, eixos e mancais. Acerca desse tema, é correto afirmar que a classe de rugosidade mais indicada para peças fundidas, forjadas e laminadas, com rugosidade média de 15 μm, rugosidade máxima de 18 μm, é a

  • A. N15.
  • B. N18.
  • C. N10.
  • D. N5.
  • E. N6.

Uma companhia metroferroviária divulgou, em seu último relatório de estatísticas internas coletadas e divulgadas pelo sindicato dos metroviários, que, ao longo do último ano, 105 acidentes graves foram registrados. Isso revela uma média de dois acidentes graves por semana. Considerando a distribuição de Poisson como o modelo mais adequado para analisar a ocorrência de falhas e considerando o valor de e igual a 2,7, é correto afirmar que a probabilidade de não haver acidente grave em uma semana é de aproximadamente

  • A. 14%.
  • B. 36%.
  • C. 25%.
  • D. 7%.
  • E. 3%.

A ação corrosiva em materiais metálicos pode levar equipamentos mecânicos a falhas repentinas. Entre as diversas alternativas disponíveis no mercado, a pintura desempenha uma importante função, inclusive no acabamento. Considerando esse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma tinta de fundo com pigmentos anticorrosivos e compatível com a tinta intermediária e (ou) o acabamento.

  • A. Tinta epóxi.
  • B. Removedor.
  • C. Esmalte.
  • D. Verniz.
  • E. Primer.

A logística de manutenção em uma companhia metropolitana ocorre, hipoteticamente, 80% das vezes durante a madrugada e pode ser organizada com base em uma relação de prioridades determinada a partir dos riscos, da severidade, da frequência e da probabilidade de falhas. Considerando que a probabilidade de ter que usinar uma roda é de 30% e que a probabilidade de ter que soldar os trilhos é de 20%, é correto afirmar que a probabilidade de soldar os trilhos ou usinar uma roda, sabendo que são eventos independentes, é de

  • A. 44%.
  • B. 30%.
  • C. 6%.
  • D. 50%.
  • E. 80%.
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