Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da IF PI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Elementos básicos em transmissão de força, as engrenagens permitem a redução ou aumento do momento de torção, com perdas muito pequenas de energia, e aumento ou redução de velocidades, sem perda nenhuma, por não permitir patinação. Em suma, engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre dois eixos-árvore. Sobre as engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais, assinale a alternativa correta:
São usadas para transformar movimento giratório em longitudinal e vice-versa, nos casos onde as velocidades não são muito grandes.
São usadas para mudança de direção da força e da velocidade, onde a redução desta e conseqüente aumento de momento de torção for muito grande.
São usadas em transmissão que requer mudança de posição das engrenagens em serviço, pois são fáceis de engatar. São mais usadas nas transmissões de baixa rotação do que nas de mais alta, por causa do ruído que produzem.
São usadas em transmissões fixas de rotações altas, em vista de serem silenciosas e duráveis.
São usadas para mudar a rotação e direção da força, em baixas velocidades, sem impacto.
As engrenagens cilíndricas de dentes retos são rodas dentadas, cujos dentes são retos e paralelos ao eixo e são usadas para transmitir potência entre eixos paralelos. Em relação às engrenagens cilíndricas de dentes retos, assinale a alternativa correta.
Os sistemas de transmissão montados com engrenagens são mais baratos do que os de correias e correntes.
Entre as diversas formas de transmissão de potência (engrenagens, correias e correntes), as engrenagens geralmente são as mais robustas e duráveis, e apresentam taxa de eficiência de transmissão de potência na ordem de 98%.
O aumento da dureza da superfície das engrenagens de aço diminui consideravelmente o limite de resistência à fadiga superficial.
Em geral, quanto mais duro o material, mais barato é o processo de fabricação da engrenagem.
Uma das principais falhas de engrenagens é o desgaste abrasivo causado pelo desalinhamento e interferência entre os dentes.
Marque a alternativa correta em relação aos ângulos medidos no plano de referência da ferramenta.
χr é o ângulo de posição secundário da ferramenta
ε é o ângulo da direção efetiva de corte
χr é o ângulo de ponta da ferramenta
ε é o ângulo da direção de avanço
χr é o ângulo de posição da ferramenta
Os três componentes básicos da força de usinagem estão indicados na ilustração. Como são denominados estes componentes?
F1 = força passiva ou força de profundidade, F2 = força de avanço, F3 = força de corte.
F1 = força ativa, F2 = força de apoio, F3 = força de compressão.
F1 = força de flexão, F2 = força de corte, F3 = força de compressão.
F1 = força de corte, F2 = força de compressão, F3 = força ativa.
F1 = força de avanço, F2 = força passiva, F3 = força de corte.
O ângulo de saída do cavaco (γn) de uma ferramenta de corte tem como principal função:
Controlar a direção de saída do cavaco.
Distribuir as tensões de corte favoravelmente no início e no fim do corte.
Influenciar decisivamente na força e na potência necessária ao corte, no acabamento da superfície usinada e no calor gerado.
Evitar atrito entre a peça e superfície de folga da ferramenta.
Assegurar a resistência da ponta da ferramenta e sua capacidade de dissipar calor.
As superfícies e arestas da fresa são ilustrados na figura abaixo. Marque a alternativa correta.
O número 2 indica a aresta lateral de corte.
O número 3 indica superfície principal de folga.
O número 1 indica a superfície de saída.
O número 6 indica a aresta principal de corte.
O número 5 indica superfície lateral de folga.
Em relação ao cálculo da velocidade de corte Vc, é correto afirmar que:
A unidade da velocidade de corte Vc usualmente utilizada é mm/min.
A velocidade de corte Vc é calculada em função do diâmetro da peça ou da ferramenta e do número de rotações por segundo.
Para processos com movimento de rotação, a velocidade de corte Vc é calculada em função do diâmetro da peça ou da ferramenta e da velocidade angular da peça ou da ferramenta.
A unidade usualmente utilizada para velocidade angular é rad/s.
A velocidade de corte é a velocidade média do ponto de referência da aresta cortante da ferramenta, segundo a direção e o sentido do corte.
A pressão específica de corte ks é a força de corte por unidade de área da secção de corte. Qual dos fatores abaixo NÃO influencia na pressão específica de corte Ks?
Velocidade de avanço.
Material da peça.
Geometria da ferramenta.
Afiação da ferramenta.
Velocidade de corte.
Em processos de soldagem a arco com eletrodo revestido, a composição do revestimento do eletrodo determina as características operacionais dos eletrodos e pode influenciar a composição química e as propriedades mecânicas da solda efetuada. Qual das alternativas representa o revestimento do tipo básico?
Constituído principalmente de óxido de ferro e manganês, produz escória oxidante, abundante e fácil de destacar. O eletrodo pode ser utilizado em CC ou CA, apresentando baixa penetração.
Constituído principalmente de óxido de ferro, manganês e sílica, produz escória ácida abundante e porosa de fácil remoção. O eletrodo pode ser usado com CC ou CA, a penetração é média e sua taxa de fusão é elevada, levando a uma poça de fusão volumosa.
Contém quantidade significativa de TiO2 e produz uma escória abundante, densa e de fácil destacabilidade. Os eletrodos com este tipo de revestimento são de fácil manipulação e podem ser usados tanto em CC quanto em CA, em qualquer posição.
Contém quantidade apreciável de carbonato de cálcio e fluorita, capaz de gerar uma escória que, juntamente com o dióxido de carbono gerado pela decomposição do carbonato de cálcio, protege a solda do contato com a atmosfera. Esta escória exerce uma ação metalúrgica benéfica sobre a solda, dessulfurando-a e reduzindo de formação de trincas de solidificação.
Possui uma elevada quantidade de material orgânico, cuja composição no arco gera grande quantidade de gases que protegem o metal líquido. A quantidade de escória é pequena, o arco é muito violento, causando grande volume de respingos e alta penetração, quando comparados a outros tipos de revestimentos.
Qual das alternativas corresponde ao processo de soldagem TIG?
Soldagem a arco que produz união por fusão das partes a serem unidas através de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, e a peça ou um bocal constritor. O arco é restringido pelo bocal constritor que limita seu diâmetro e aumenta consideravelmente a intensidade da fonte de calor. Utiliza dois fluxos de gases, iguais ou diferentes.
Soldagem a arco no qual a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento e fusão destas através de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, e as peças a unir. A proteção da poça de fusão e do arco contra a contaminação pela atmosfera é feita por uma nuvem de gás inerte ou mistura de gases inertes.
Soldagem a arco que produz a coalescência entre metais pelo aquecimento destes com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico revestido e a peça que está sendo soldada.
Soldagem a arco em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento destas com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu, consumível, e a peça de trabalho. A proteção do arco e da região da solda contra contaminação pela atmosfera é feita por um gás ou mistura de gases, que podem ser inertes ou ativos.
Soldagem a arco em que a coalescência entre metais é obtida pelo aquecimento e fusão destes por um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu e a peça de trabalho. O arco ocorre sob uma camada de um material granular fusível, que é colocado sobre a região da solda, protegendo-o da contaminação pela atmosfera.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...