Questões de Engenharia Mecânica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova A; a curva II refere-se ao corpo de prova B; a diferença de resultado deve-se à anisotropia do material compósito.

  • B.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova B; a curva II refere-se ao corpo de prova A; a diferença de resultado deve-se à fragilidade do material compósito.

  • C.

    os resultados deveriam ser idênticos, não podendo haver a discrepância entre eles.

  • D.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova B; a curva II refere-se ao corpo de prova A; a diferença de resultado deve-se, exclusivamente, à homogeneidade do material compósito.

  • E.

    a curva I se refere ao ensaio com o corpo de prova A; a curva II refere-se ao corpo de prova B; a diferença de resultado é devida, exclusivamente, a não uniformidade da cura do material compósito.

  • A.

    atende completamente às normas de desenho técnico mecânico.

  • B.

    o único erro a ser corrigido é a hachura do rolamento – a esfera também deveria ser hachurada.

  • C.

    a linha de centro do eixo não deve ser representada para não confundir com as hachuras do desenho.

  • D.

    o mancal de rolamento não deve ser hachurado em nenhum local.

  • E.

    o eixo não deve ser hachurado.

  • A.

    tolerância dimensional para o contorno de referência de uma tolerância geométrica de posição.

  • B.

    espessura do sobremetal a ser retirado numa operação de fresamento.

  • C.

    acabamento superficial em processo com remoção de cavaco e valor de rugosidade indicado.

  • D.

    acabamento superficial em peça fundida e valor da rugosidade.

  • E.

    acabamento superficial com pintura. O número indica a cor e o tipo de processo de deposição da tinta.

  • A.

    18 s e 12 kW.

  • B.

    75 s e 15 kW.

  • C.

    60 s e 5 kW.

  • D.

    75 s e 12 kW.

  • E.

    120 s e 1,5 kW.

  • A.

    trata-se de uma disposição típica de desenho em primeiro diedro.

  • B.

    trata-se de uma disposição típica de desenho em quarto diedro.

  • C.

    trata-se de uma disposição possível tanto para desenho em primeiro diedro quanto em terceiro diedro.

  • D.

    a disposição da vista superior é sempre acima da vista frontal, logo, a disposição mostrada está incorreta.

  • E.

    a vista lateral esquerda não faz parte do sistema de vistas ortográficas.

  • A.

    cilíndrica com extremidade sextavada.

  • B.

    prismática de seção transversal quadrada de lado 12 mm.

  • C.

    cilíndrica com extremidade oitavada.

  • D.

    prismática de seção transversal sextavada de lado 12 mm.

  • E.

    cilíndrica com extremidade com rosca.

  • A.

    738456 kJ.

  • B.

    545012 kJ.

  • C.

    156832 kJ.

  • D.

    932056 kJ.

  • E.

    217687 kJ.

Ar sob temperatura igual a 20 ºC escoa sobre uma placa de 0,5 m2 de área, mantida a 200 ºC. O coeficiente de transferência de calor vale 30 W/m2 ºC. A transferência de calor por convecção vale:

  • A.

    2 700 W.

  • B.

    3 200 W.

  • C.

    1 250 W.

  • D.

    2 969 W.

  • E.

    1 830 W.

Um tubo de aço inoxidável AISI 304 com 20 mm de diâmetro interno e espessura de parede igual a 10 mm é recoberto com um isolante térmico. A espessura do isolante é igual a 10 mm. A temperatura interna do tubo, sabendo-se que no exterior do isolamento é igual a 100 ºC e que o fluxo de calor em regime permanente pela parede do tubo vale 700 W/m, é:

Dados: Ktubo = 19W/m ºC ; Kisol = 0,2W/m ºC ; ln (2) = 0,693 e ln (1,5) = 0,405

  • A.

    680 ºC.

  • B.

    330 ºC.

  • C.

    580 ºC.

  • D.

    200 ºC.

  • E.

    250 ºC.

  • A.

    0,77 bar; 2,40 bar.

  • B.

    1,40 bar; 5,40 bar.

  • C.

    1,35 bar; 1,40 bar.

  • D.

    1,35 bar; 3,40 bar.

  • E.

    0,77 bar; 3,40 bar.

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