Questões de Engenharia Mecatrônica

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A válvula hidráulica, um dos principais componentes de um sistema de controle, pode ser de deslocamento linear ou rotativo. Um exemplo de deslocamento rotativo ocorre na válvula

  • A.

    globo convencional

  • B.

    globo angular

  • C.

    borboleta

  • D.

    gilhotina

  • E.

    de diafragma

Um posicionador é um dispositivo utilizado junto de uma válvula para, entre outras funções,

  • A.

    aumentar o atrito na haste da válvula.

  • B.

    recolocar a válvula na abertura correta.

  • C.

    fechar a válvula em situações de emergência.

  • D.

    diminuir a velocidade da resposta da válvula.

  • E.

    diminuir a perda de carga gerada pela válvula no escoamento.

A unidade de pressão no Sistema Internacional é o pascal (Pa). Sabe-se que 1 Pa corresponde a

  • A.

    1 N/m2

  • B.

    10 N/m2

  • C.

    102 N/m2

  • D.

    104 N/m2

  • E.

    105 N/m4

Os bocais medidores e os tubos de Venturi são instrumentos que possibilitam a medida da vazão a partir da diferença de uma determinada propriedade entre a seção do fluxo corrente antes do instrumento e a seção de estrangulamento. A propriedade mencionada é a(o)

  • A.

    viscosidade

  • B.

    temperatura

  • C.

    densidade

  • D.

    pressão

  • E.

    volume específico

Muitas vezes é necessário medir as temperaturas de elementos rotativos, como as turbinas, por exemplo. Um dos métodos utilizados, nesse caso, é o método do anel deslizante. O sensor de temperatura presente no circuito de anel deslizante de alta precisão é a(o)

  • A.

    placa de orifício

  • B.

    termopar

  • C.

    condutivímetro

  • D.

    termômetro de pressão

  • E.

    termômetro de líquido em vidro

Em sistemas de manutenção, o termo comissionamento é definido

  • A.

    como o emprego sistemático das três abordagens de manutenção.

  • B.

    como o modelo pelo qual as equipes de manutenção são designadas para suas atividades diárias, tendo como direcionador a experiência do líder da equipe.

  • C.

    como garantia de operação em grandes empreendimentos industriais que necessitam de intenso envolvimento do pessoal de produção com as técnicas de manutenção.

  • D.

    pelo uso de sistemas de manutenção que buscam minimizar os custos e o tempo de parada da operação, empregando tanto a abordagem preventiva quanto a preditiva.

  • E.

    pelo conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia aplicados de forma integrada a uma unidade (ou planta) industrial, com vistas à torná-la operacional, dentro dos requisitos estabelecidos pelo cliente final.

A situação em que a manutenção corretiva é superior às demais ocorre quando

  • A.

    o custo da peça a ser substituída for alto.

  • B.

    o tempo de parada for significativo para a produção.

  • C.

    o equipamento inspecionado possuir um alto valor de aquisição e quando as peças de substituição forem de fácil obtenção.

  • D.

    a peça substituída for de baixo valor e de fácil obtenção, o tempo de parada não for significativo e nem a falha incorrer em riscos à segurança.

  • E.

    não houver possibilidade financeira de executar a manutenção preventiva.

Caracteriza o emprego da manutenção preventiva, a

  • A.

    troca do pneu do carro após ter furado.

  • B.

    troca de óleo após verificar-se na vareta que ele estava abaixo do especificado.

  • C.

    verificação se está na hora de substituição do pneu devido ao desgaste, medindo a distância do perfil rodante e a marca de troca.

  • D.

    substituição de uma bateria automotiva quando ela atingiu o período de troca especificado pelo fabricante.

  • E.

    substituição de uma lâmpada depois de ter queimado.

  • A.

    somente se L é mantida pressionada e P é desligada.

  • B.

    somente quando a chave L é energizada pela chave P.

  • C.

    somente se L é mantida pressionada, mas, quando cessa a ação sobre L, o motor para de funcionar.

  • D.

    mesmo que L não seja mantida pressionada, mas somente se a chave P estiver aberta.

  • E.

    mesmo que L não seja mantida pressionada, pois a corrente ainda o alimenta, mas, se a chave P é acionada, o motor para de funcionar.

  • A.

    saída triac

  • B.

    saída a relé

  • C.

    saída a transistor FET

  • D.

    saída a transistor comum

  • E.

    saída a endereçamento

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