Lista completa de Questões de Engenharia Metalúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito ao processo de cloração, julgue os seguintes itens. A cloração de óxidos metálicos na presença de carbono é conhecida como carbocloração.
No que diz respeito ao processo de cloração, julgue os seguintes itens. Para a obtenção da platina, pode-se utilizar o ácido clorídrico como agente de cloração.
A figura acima mostra o diagrama de Geldart para partículas em 4 grupos, A, B, C e D. Esse diagrama é utilizado para classificar partículas de acordo com seu comportamento de fluidização. Considerando essas informações e o diagrama acima, julgue os itens de 97 a 99.
As partículas no grupo B exibem comportamento borbulhante, que ocorre quando partículas com densidade entre 1,4 g/cm3 e 4,0 g/cm3 são fluidizadas. Nesse caso, também aparecem bolhas de gás com velocidade mínima de fluidização.A figura acima mostra o diagrama de Geldart para partículas em 4 grupos, A, B, C e D. Esse diagrama é utilizado para classificar partículas de acordo com seu comportamento de fluidização. Considerando essas informações e o diagrama acima, julgue os itens de 97 a 99.
O grupo C é caracterizado por apresentar material particulado finamente dividido. As partículas são bastante coesivas, sendo suas forças interpartículas responsáveis por sérias limitações de fluidização.A figura acima mostra o diagrama de Geldart para partículas em 4 grupos, A, B, C e D. Esse diagrama é utilizado para classificar partículas de acordo com seu comportamento de fluidização. Considerando essas informações e o diagrama acima, julgue os itens de 97 a 99.
As partículas do grupo D conduzem a um comportamento típico de leito de jorro, em que a fluidização dessas partículas requer uma quantidade mínima de energia.A figura acima ilustra os regimes de fluidização A, B, C, D, E e F observados nos sistemas de reação sólido-gás. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
Os comportamentos característicos representados pelos regimes A e F são definidos pela velocidade do gás no equipamento. Dessa forma, a velocidade do gás na figura representada pelo regime F é superior à requerida para promover a fluidização representada pelo regime B.A figura acima ilustra os regimes de fluidização A, B, C, D, E e F observados nos sistemas de reação sólido-gás. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
O regime C corresponde ao escoamento, que caracteriza o transporte pneumático.A figura acima ilustra os regimes de fluidização A, B, C, D, E e F observados nos sistemas de reação sólido-gás. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
O regime D ilustra o comportamento de fluidização do tipo slug, caracterizado pelo aparecimento de grandes bolhas de ar de elevado diâmetro, decorrentes da coalescência de bolhas de ar menores.As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização). A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. A desoxidação do aço, o ajuste de temperatura e da composição química, a adição de elementos especiais, a dessulfuração para teores abaixo de 0,005%, a desfosforação e a descarburação para teores abaixo de 0,002% ocorrem na fase do refino primário.
As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização). A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. O material redutor mais utilizado como matéria-prima na obtenção do ferro-gusa é o coque metalúrgico, produto obtido pela destilação do carvão metalúrgico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...