Lista completa de Questões de Engenharia Metalúrgica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização). A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. A desoxidação do aço, o ajuste de temperatura e da composição química, a adição de elementos especiais, a dessulfuração para teores abaixo de 0,005%, a desfosforação e a descarburação para teores abaixo de 0,002% ocorrem na fase do refino primário.
As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização). A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. O material redutor mais utilizado como matéria-prima na obtenção do ferro-gusa é o coque metalúrgico, produto obtido pela destilação do carvão metalúrgico.
As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização). A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. Impurezas presentes nas matérias-primas são consideradas muito ou pouco nocivas, conforme as dificuldades técnicas para sua eliminação e efeitos no produto final. Entre essas impurezas, o enxofre (S) e o fósforo (P) são classificados como pouco nocivos.
As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização). A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. O ferro-esponja, produto metálico obtido por meio do processo de redução direta, pode posteriormente ser fundido em fornos elétricos para a obtenção do aço.
As usinas siderúrgicas podem ser integradas, semi-integradas e não integradas. Nas usinas integradas a coque, as áreas de transformações do minério de ferro e do aço encontram-se presentes em uma única unidade industrial. Partindo-se do minério de ferro (ou de seus produtos, sínter e pelota), coque e fundentes, chega-se ao ferro-gusa, que, posteriormente, é convertido em aço. Após transformação mecânica (laminação), o aço é comercializado no mercado sob a forma de produtos planos (chapas e bobinas) e longos (vergalhões, barras e perfis). Assim, uma usina integrada a coque é tipicamente composta de três etapas: redução (cujo objetivo é a fabricação do ferro-gusa), refino (produção e resfriamento do aço) e transformação mecânica (produtos siderúrgicos destinados à comercialização). A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. Quando o aço é produzido no forno elétrico a arco, a emissão de CO2 é quatro vezes menor que a verificada em outros processos de fabricação, mesmo quando se carregam 30% do metal quente.
O lingotamento contínuo do aço, processo responsável pela produção de placa de aço diretamente do aço líquido em um único equipamento, representa o mais importante avanço tecnológico nos processos metalúrgicos desde os anos sessenta do século passado, pois, além de contribuir para a eliminação dos gastos com equipamentos, reduzindo tempo e custo de produção, melhora a qualidade do aço. Acerca desse processo e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 108 a 112. A presença de óleo de beterraba como lubrificante provoca a emissão de gases, que se localizam entre a escória e o metal do molde, reduzindo a velocidade de solidificação e proporcionando bom aspecto superficial ao lingote solidificado.
O lingotamento contínuo do aço, processo responsável pela produção de placa de aço diretamente do aço líquido em um único equipamento, representa o mais importante avanço tecnológico nos processos metalúrgicos desde os anos sessenta do século passado, pois, além de contribuir para a eliminação dos gastos com equipamentos, reduzindo tempo e custo de produção, melhora a qualidade do aço. Acerca desse processo e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 108 a 112. A temperatura, as tensões térmicas atuantes e a velocidade de vazamento são variáveis que, se não forem controladas de forma adequada, podem provocar o surgimento de trincas no aço em solidificação.
O lingotamento contínuo do aço, processo responsável pela produção de placa de aço diretamente do aço líquido em um único equipamento, representa o mais importante avanço tecnológico nos processos metalúrgicos desde os anos sessenta do século passado, pois, além de contribuir para a eliminação dos gastos com equipamentos, reduzindo tempo e custo de produção, melhora a qualidade do aço. Acerca desse processo e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 108 a 112. Pode-se dividir a estrutura do lingote em três zonas ― equiaxial fina de superfície, colunar e equiaxial central ―, cujo tamanho varia de acordo com as condições de solidificação, a direção de extração de calor e o superaquecimento, além da composição do aço.
O lingotamento contínuo do aço, processo responsável pela produção de placa de aço diretamente do aço líquido em um único equipamento, representa o mais importante avanço tecnológico nos processos metalúrgicos desde os anos sessenta do século passado, pois, além de contribuir para a eliminação dos gastos com equipamentos, reduzindo tempo e custo de produção, melhora a qualidade do aço. Acerca desse processo e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 108 a 112. No processo de lingotamento contínuo, grande parte dos defeitos ocorre no molde, durante a primeira etapa de solidificação. Entre os defeitos superficiais que podem surgir durante o processo incluem-se as trincas longitudinais, que se formam dentro do molde a partir de nódulos ou camadas de cobre fundido, que, penetrando entre os grãos, provoca a fragilização do material.
O lingotamento contínuo do aço, processo responsável pela produção de placa de aço diretamente do aço líquido em um único equipamento, representa o mais importante avanço tecnológico nos processos metalúrgicos desde os anos sessenta do século passado, pois, além de contribuir para a eliminação dos gastos com equipamentos, reduzindo tempo e custo de produção, melhora a qualidade do aço. Acerca desse processo e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 108 a 112. A diminuição da temperatura e da velocidade de vazamento contribui para a diminuição da espessura da camada de aço solidificada, visto que impede a ocorrência de fratura e oxidação dessa camada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...