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Os efeitos causados sobre o perfil do nível d'água de um canal navegável cuja seção molhada assemelha-se a um retângulo de grande largura podem ser avaliados por meio da curva da energia específica, quando a largura da sua seção for reduzida para a construção de uma ponte com vão menor (menor custo) do que a largura do canal. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
Quando o escoamento no canal for supercrítico, o NA no trecho de seção reduzida manterá um tirante menor do que o tirante no trecho a montante da redução.
Os efeitos causados sobre o perfil do nível d'água de um canal navegável cuja seção molhada assemelha-se a um retângulo de grande largura podem ser avaliados por meio da curva da energia específica, quando a largura da sua seção for reduzida para a construção de uma ponte com vão menor (menor custo) do que a largura do canal. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
Supondo que a energia específica da seção montante seja igual à metade da energia crítica na seção reduzida e que seja mantida a conservação entre a seção estreita e a seção montante, então o estreitamento da área molhada terá uma largura mínima.
Os efeitos causados sobre o perfil do nível d'água de um canal navegável cuja seção molhada assemelha-se a um retângulo de grande largura podem ser avaliados por meio da curva da energia específica, quando a largura da sua seção for reduzida para a construção de uma ponte com vão menor (menor custo) do que a largura do canal. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
Um estreitamento da largura da seção reduzida, além do limite mínimo, fará que a seção reduzida funcione como vertedor, causando uma sobreelevação do nível d'água na seção de montante.
Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Em profundidades iguais ou superiores à metade do comprimento da onda, as cristas são longas, aproximadamente retilíneas, com orientação SW-SE, mantendo distância entre cristas uniformes. Nessa situação, os dados indicam deslocamento de ondas em grande profundidade.
Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Em profundidades menores do que a metade do comprimento de onda, as cristas são longas e curvas, fazem um ângulo com as batimétricas, estas orientadas segundo a direção N-S, cada vez menor à proporção que as cristas se aproximam da costa. Nessa situação, os dados indicam um fenômeno que ocorre em águas intermediárias, denominado expansão lateral ou difração.
Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Em certos pontos do litoral, as cristas das ondas se empolam e se aproximam da altura de arrebentação, contrastando com outros trechos da crista que mantêm uma altura coerente com a profundidade percorrida. Nessa situação, os dados indicam a existência de fossas submarinas nos locais de empolamento.Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Em trechos da costa onde os arrecifes estão bem constituídos, formando uma barreira completa à propagação da onda incidente, surgem cristas que se propagam em direção ao mar aberto. Nessa situação, a propagação de cristas em direção ao mar aberto é resultado do fenômeno de reflexão lateral.
A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.
No canal retilíneo, o talvegue é sinuoso devido ao desenvolvimento de barras laterais dispostas alternadamente em cada margem, requerendo a instalação de diques-guias ou esporões para tornar o canal navegável previsível.
A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.
O canal anastomosado tem o canal principal com cavidades relativamente rasas e protuberâncias irregulares além de diversos outros canais profundos e estreitos, requerendo a instalação de completo sistema de sinalização de margem e calha para orientar o piloto.
A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.
O rio de canal meandrante é o ideal para a previsão do canal navegável, porém, os raios de curvatura dos meandros podem ser obstáculo à navegação.
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